Engajamento dos alunos e sua relação com o desenvolvimento de práticas epistêmicas em aulas de Ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-134756/ |
Resumo: | Tendo em vista a atenção que tem sido dada para incorporar ao ensino de Ciências as práticas do fazer científico, de forma que os alunos além de aprenderem conceitos envolvam-se também na construção do seu conhecimento, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o desenvolvimento de práticas epistêmicas em aulas investigativas de Ciências relaciona-se com o engajamento dos estudantes. Para tanto, nossos estudos teóricos apresentam discussões que defendem a Ciência como prática e consideram que o ensino de Ciências também deve contemplá-las, adaptadas, é claro, para o contexto de sala de aula. Concordamos com autores que as nomeiam como epistêmicas, e acreditamos que em contextos educacionais as científicas equivalem às epistêmicas. Porém, a incorporação de tais práticas pelos professores na sala de aula só é efetiva se os estudantes engajarem-se nas mesmas. E tal engajamento pode se dar sob três formas: emocional, comportamental e cognitiva. Para alcançar o nosso objetivo de pesquisa, planejamos uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre o tema Transmissão da Informação e aplicamos em uma escola pública de Osasco com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Após a coleta de dados, transcrevemos as videogravações e áudios, categorizamos os engajamentos e as práticas epistêmicas identificados e, posteriormente, analisamos e traçamos relações entre essas ocorrências. A partir disso, constatamos que alguns engajamentos comportamentais e emocionais se fizeram presentes em quase todos os turnos de fala analisados, o que nos aponta que eles servem como base para que outros engajamentos e práticas epistêmicas venham a ocorrer. Os nossos resultados reafirmam a importância de se olhar os engajamentos sob as perspectivas comportamental, emocional e cognitiva, pois isso permite uma compreensão mais completa do que está ocorrendo nas interações de sala de aula. Percebemos também que algumas práticas epistêmicas podem suscitar outras práticas epistêmicas assim como novos engajamentos. Destacamos ainda o papel das professoras na legitimação das falas dos estudantes, o que permitiu interações discursivas essenciais para a realização da SEI e o engajamento dos alunos. |
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Engajamento dos alunos e sua relação com o desenvolvimento de práticas epistêmicas em aulas de CiênciasStudents engagement e its relationship to the development of epistemic practices in Science classes.EngagementEngajamentoEnsino de CiênciasEnsino por investigaçãoEpistemic practicesPráticas epistêmicasScience teachingTeaching by inquiryTendo em vista a atenção que tem sido dada para incorporar ao ensino de Ciências as práticas do fazer científico, de forma que os alunos além de aprenderem conceitos envolvam-se também na construção do seu conhecimento, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o desenvolvimento de práticas epistêmicas em aulas investigativas de Ciências relaciona-se com o engajamento dos estudantes. Para tanto, nossos estudos teóricos apresentam discussões que defendem a Ciência como prática e consideram que o ensino de Ciências também deve contemplá-las, adaptadas, é claro, para o contexto de sala de aula. Concordamos com autores que as nomeiam como epistêmicas, e acreditamos que em contextos educacionais as científicas equivalem às epistêmicas. Porém, a incorporação de tais práticas pelos professores na sala de aula só é efetiva se os estudantes engajarem-se nas mesmas. E tal engajamento pode se dar sob três formas: emocional, comportamental e cognitiva. Para alcançar o nosso objetivo de pesquisa, planejamos uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre o tema Transmissão da Informação e aplicamos em uma escola pública de Osasco com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Após a coleta de dados, transcrevemos as videogravações e áudios, categorizamos os engajamentos e as práticas epistêmicas identificados e, posteriormente, analisamos e traçamos relações entre essas ocorrências. A partir disso, constatamos que alguns engajamentos comportamentais e emocionais se fizeram presentes em quase todos os turnos de fala analisados, o que nos aponta que eles servem como base para que outros engajamentos e práticas epistêmicas venham a ocorrer. Os nossos resultados reafirmam a importância de se olhar os engajamentos sob as perspectivas comportamental, emocional e cognitiva, pois isso permite uma compreensão mais completa do que está ocorrendo nas interações de sala de aula. Percebemos também que algumas práticas epistêmicas podem suscitar outras práticas epistêmicas assim como novos engajamentos. Destacamos ainda o papel das professoras na legitimação das falas dos estudantes, o que permitiu interações discursivas essenciais para a realização da SEI e o engajamento dos alunos.Considering the attention that has been given to incorporating scientific practices into Science teaching, so that students, in addition to learning concepts, are also involved in the construction of their knowledge, this research aims to analyze how the development of epistemic practices in investigative science classes is related to student engagement. Therefore, our theoretical studies present discussions that defend Science as a practice and consider that the teaching of Science should also include them, adapted, of course, to the classroom context. We agree with authors who call them epistemic, and we believe that in educational contexts the scientific are equivalent to the epistemic. However, the incorporation of such practices by teachers in the classroom is only effective if students engage in them. And such engagement can take three forms: emotional, behavioral and cognitive. To achieve our research objective, we planned an investigative teaching sequence (SEI) on the theme Information Transmission and applied it to a public school in Osasco with 10th grade students. After collecting data, we transcribed the video and audio recordings, categorized the identified engagements and epistemic practices, and later analyzed and traced the relationships between these occurrences. From this, we found that some behavioral and emotional engagements were present in almost all of the analyzed speech shifts, which indicates that they serve as a basis for other engagements and epistemic practices to occur. Our results reaffirm the importance of looking at engagements from the behavioral, emotional and cognitive perspectives, as this allows for a more complete understanding of what is happening in classroom interactions. We also realized that some epistemic practices can give rise to other epistemic practices as well as new engagements. We also highlight the role of teachers in legitimizing the speeches of students, which allowed essential discursive interactions for the realization of SEI and the engagement of students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRoberto, Lúcia Helena SasseronVasconcelos, Izabella Nunes de2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13122021-134756/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-13T20:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-13122021-134756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-13T20:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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