Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Izaura Cristina
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-153725/
Resumo: Esta dissertacao apresenta um estudo introdutorio da area de visualizacao de programas, compilado a partir da extensa literatura disponivel e da experiencia acumulada nesta area de pesquisa. Os ambientes interativos sao apresentados de forma cronologica com intuito de revelar o processo evolutivo destes sistemas. Adicionalmente, procurou-se proporcionar uma visao geral dos fundamentos teoricos desta area, sendo apresentada, a titulo de exemplo, uma das metodologias usuais de construcao de ambiente de animacao. Sao definidos alguns conceitos primitivos de visualizacao, tecnicas de apresentacao, modelos e outras questoes consideradas relevantes. Desenvolveu-se ainda um prototipo minimo de ambiente de visualizacao e animacao de algoritmos para pequenas plataformas, do tipo ibm-pc ou compativeis. Tambem sao aqui apresentados alguns aspectos de implementacao, relativos as atividades de pre-processamento, arquitetura, com destaque para a interface grafica, manutencao do sistema, reutilizacao atraves de programacao orientada a objetos e outras caracteristicas relevantes para a elaboracao desta ferramenta. Uma bibliografia relativamente farta representa as fontes complementares de informacoes mais significativas que foram encontradas nesta pesquisa.
id USP_763acd14a068cda381daf4c3be5872f0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102024-153725
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.Untitled in englishAlgorithmsAlgoritmosAmbientes interativosInteractive environmentsVisualizaçãoVisualizationEsta dissertacao apresenta um estudo introdutorio da area de visualizacao de programas, compilado a partir da extensa literatura disponivel e da experiencia acumulada nesta area de pesquisa. Os ambientes interativos sao apresentados de forma cronologica com intuito de revelar o processo evolutivo destes sistemas. Adicionalmente, procurou-se proporcionar uma visao geral dos fundamentos teoricos desta area, sendo apresentada, a titulo de exemplo, uma das metodologias usuais de construcao de ambiente de animacao. Sao definidos alguns conceitos primitivos de visualizacao, tecnicas de apresentacao, modelos e outras questoes consideradas relevantes. Desenvolveu-se ainda um prototipo minimo de ambiente de visualizacao e animacao de algoritmos para pequenas plataformas, do tipo ibm-pc ou compativeis. Tambem sao aqui apresentados alguns aspectos de implementacao, relativos as atividades de pre-processamento, arquitetura, com destaque para a interface grafica, manutencao do sistema, reutilizacao atraves de programacao orientada a objetos e outras caracteristicas relevantes para a elaboracao desta ferramenta. Uma bibliografia relativamente farta representa as fontes complementares de informacoes mais significativas que foram encontradas nesta pesquisa.This work shows some aspects involved in the creation and development of animation environments for sequential algorithms. Their contents can also be used as an approach to the subjects, since it deals with several computational resources, as well as to build interactive environments for algorithm animation. For this purpose, the dissertation contains an introductory study of algorithm visualization extracted from an extensive literature available for this field. The interactive environments are presented in chronological order with the intention of showing the historical development of these systems. Weve also tried to provide to the reader an overview of the theoretical foundations of the subject, in particular for one of the most common methodologies used. Some primitive concepts of visualization are defined and their techniques, models and other relevant topics are illustred with examples. Moreover, it is developed a minimal prototype of visualization environment for IBM PCs and compatible, which stand for small plataforms. Several aspects of implementation are presented, mainly those ones related to activities in preprocessing system, architectures with emphasis on the graphical interface, maintenance of the system, the reusability in object-oriented programming, and other relevant features. A relatively large bibliography comes at the end and should provide complementary source of information on the topics discussed here and be a guide for further studies. Finally, this work is also intended to be a tool in the teaching of simple algorithms given in introductory courses such as data structures or analysis of algorithms, for instance, providing to the user resources of interaction with the programming and performance analysis through the animation of their algorithms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJosé Neto, JoãoAraújo, Izaura Cristina1996-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-153725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T18:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102024-153725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T18:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
Untitled in english
title Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
spellingShingle Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
Araújo, Izaura Cristina
Algorithms
Algoritmos
Ambientes interativos
Interactive environments
Visualização
Visualization
title_short Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
title_full Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
title_fullStr Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
title_full_unstemmed Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
title_sort Aspectos da construcao do nucleo de um ambiente interativo para a visualizacao de algoritmos.
author Araújo, Izaura Cristina
author_facet Araújo, Izaura Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Neto, João
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Izaura Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithms
Algoritmos
Ambientes interativos
Interactive environments
Visualização
Visualization
topic Algorithms
Algoritmos
Ambientes interativos
Interactive environments
Visualização
Visualization
description Esta dissertacao apresenta um estudo introdutorio da area de visualizacao de programas, compilado a partir da extensa literatura disponivel e da experiencia acumulada nesta area de pesquisa. Os ambientes interativos sao apresentados de forma cronologica com intuito de revelar o processo evolutivo destes sistemas. Adicionalmente, procurou-se proporcionar uma visao geral dos fundamentos teoricos desta area, sendo apresentada, a titulo de exemplo, uma das metodologias usuais de construcao de ambiente de animacao. Sao definidos alguns conceitos primitivos de visualizacao, tecnicas de apresentacao, modelos e outras questoes consideradas relevantes. Desenvolveu-se ainda um prototipo minimo de ambiente de visualizacao e animacao de algoritmos para pequenas plataformas, do tipo ibm-pc ou compativeis. Tambem sao aqui apresentados alguns aspectos de implementacao, relativos as atividades de pre-processamento, arquitetura, com destaque para a interface grafica, manutencao do sistema, reutilizacao atraves de programacao orientada a objetos e outras caracteristicas relevantes para a elaboracao desta ferramenta. Uma bibliografia relativamente farta representa as fontes complementares de informacoes mais significativas que foram encontradas nesta pesquisa.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-153725/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-153725/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256499036880896