Aspectos do aprendizado motor em pacientes com esclerose múltipla remitente recorrente: implicações para a reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nádia Baggio Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-28112019-114822/
Resumo: Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune, inflamatória e desmielinizante, a qual afeta o sistema nervoso central (SNC) podendo ocasionar disfunções sensoriais, cognitivas e/ou motoras. Até o momento não há cura, entretanto, os indivíduos acometidos podem apresentar expectativa de vida prolongada e de boa qualidade utilizando-se da terapêutica medicamentosa correta e se envolvendo nos programas de reabilitação física e cognitiva, os quais se relacionam diretamente à aprendizagem motora (AM). Entende-se AM como um fenômeno que compreende mudanças no SNC, advindas de experiências e práticas prévias, relacionadas à capacidade de realizar tarefas motoras específicas, resultado de processos de neuroplasticidade. O objetivo desta pesquisa foi avaliar aspectos do AM na EM. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP - através do parecer número 1.947.155; CAAE 60189716.6.0000.5390. A amostra foi composta por 36 indivíduos, sendo 18 com Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR) e 18 sem a doença, os quais foram submetidos a testes que avaliaram aspectos do AM: aquisição, retenção a curto e a longo prazo e transferência, através da realização de uma tarefa de função manual avaliada por um sistema computadorizado. Os testes foram filmados nos planos sagital e transversal durante a execução da tarefa, sendo estes vídeos avaliados posteriormente de forma qualitativa. Os resultados encontrados neste estudo foram semelhantes entre os grupos na maioria das variáveis estudadas, demonstrando que os indivíduos com EMRR, de baixa incapacidade motora e com até 10 anos de diagnóstico, apresentam a mesma curva de AM que indivíduos sem a doença. Apesar da capacidade de AM deste indivíduo estar íntegra, algumas particularidades encontradas nesta população indicam a necessidade de repensar as estratégias terapêuticas utilizadas neste grupo, a fim de potencializar as capacidades de aprendizagem motora
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