Entre a novidade e a permanência: pensar o Ensino de História na companhia de Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folgueral, Mariana Amaral
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08112024-181931/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo examinar o conceito de História presente na obra de Hannah Arendt e suas implicações no ensino escolar da disciplina. Preocupada com a ação política frente às condições de aparecimento do totalitarismo, Hannah Arendt adota a história como objeto e pano de fundo para suas reflexões. Entre a mobilização de referências históricas, a elaboração de análises sobre eventos do passado, ponderações sobre o tempo histórico e considerações sobre o fazer do historiador, a pensadora constrói um certo conceito de história marcado pela articulação complexa entre a história escrita, capaz de garantir durabilidade aos feitos humanos, e a história vivida, campo da ação livre associada ao aparecimento da novidade. Na sala de aula, a relação entre o vivido e o escrito faz com que apareça uma terceira perspectiva para o conceito de História. A história ensinada salva os feitos do esquecimento sem deixar obras duráveis e, ao mesmo tempo, guarda a potência do novo ao participar da formação dos recém-chegados ao mundo. A investigação sobre a história como disciplina escolar resulta da aproximação entre consciência histórica, atividades do espírito e vida ativa. A presente pesquisa buscou reconhecer nas considerações da autora sobre as atividades reveladoras de sujeitos uma esperança para pensar o ensino de história e suas potencialidades e, assim, propôs um sentido para a História no espaço escolar hoje
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spelling Entre a novidade e a permanência: pensar o Ensino de História na companhia de Hannah ArendtBetween novelty and continuity: thinking History Teaching in Hannah Arendt\'s companyEnsino de HistóriaFilosofia da HistóriaHannah ArendtHannah ArendtHistory TeachingPhilosophy of HistoryTeoria da HistóriaTheory of HistoryEsta dissertação tem como objetivo examinar o conceito de História presente na obra de Hannah Arendt e suas implicações no ensino escolar da disciplina. Preocupada com a ação política frente às condições de aparecimento do totalitarismo, Hannah Arendt adota a história como objeto e pano de fundo para suas reflexões. Entre a mobilização de referências históricas, a elaboração de análises sobre eventos do passado, ponderações sobre o tempo histórico e considerações sobre o fazer do historiador, a pensadora constrói um certo conceito de história marcado pela articulação complexa entre a história escrita, capaz de garantir durabilidade aos feitos humanos, e a história vivida, campo da ação livre associada ao aparecimento da novidade. Na sala de aula, a relação entre o vivido e o escrito faz com que apareça uma terceira perspectiva para o conceito de História. A história ensinada salva os feitos do esquecimento sem deixar obras duráveis e, ao mesmo tempo, guarda a potência do novo ao participar da formação dos recém-chegados ao mundo. A investigação sobre a história como disciplina escolar resulta da aproximação entre consciência histórica, atividades do espírito e vida ativa. A presente pesquisa buscou reconhecer nas considerações da autora sobre as atividades reveladoras de sujeitos uma esperança para pensar o ensino de história e suas potencialidades e, assim, propôs um sentido para a História no espaço escolar hojeThis dissertation aims to examine the concept of History present in Hannah Arendt\'s work and its implications for school teaching. Concerned with political action in the face of conditions that enabled totalitarianism, Hannah Arendt adopts history as both object and background to her reflections. Between the mobilization of historical references, the analyzes on past events, considerations on historical time and on the historian\'s work, the thinker constructs a certain concept of history marked by the complex articulation between written history, capable of guaranteeing durability to human achievements, and lived history, field of the free action associated with the appearance of novelty. In the classroom, the entanglement between what is lived and what is written gives rise to a third perspective on the concept of History. The taught-history saves human achievements from oblivion without leaving lasting workpieces and, at the same time, preserves potential new beginnings by participating in the formation of newcomers to the world. The investigation of history as a school subject results from connections between historical consciousness, mental activities and active life. The present research sought to recognize in the author\'s considerations about the revealing activities of subjects a possible hope for the teaching of history and its potential and, thus, proposed a meaning for History in the school space todayBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Jose AntonioFolgueral, Mariana Amaral2024-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08112024-181931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-08T20:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-08112024-181931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-08T20:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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