Avaliação de intervenções educativas na prática e conhecimento da equipe médica e de enfermagem no uso de eletrocirurgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristiane Leite de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-22102019-211321/
Resumo: Os gestores públicos ou privados são frequentemente pressionados para que tecnologias novas e emergentes na saúde sejam adquiridas, porém, para isso, processos de avaliação para sua incorporação, baseados em evidências científicas, tem sido cada vez mais essenciais, apesar do consenso sobre os inúmeros benefícios proporcionados. O Centro Cirúrgico representa uma unidade vital nas organizações de saúde, diferenciada no ambiente hospitalar, que concentra recursos humanos e tecnológicos altamente especializados, possibilitando uma assistência complexa e sofisticada. Porém, tal cenário demanda formação adequada dos profissionais de saúde, frente às habilidades e conhecimentos requeridos para utilização segura de tal parque tecnológico. A unidade de eletrocirurgia se constitui numa prática rotineira no período intraoperatório, requerendo conhecimento técnico-científico do equipamento e dos procedimentos, uma vez que eventos adversos relacionados a seu uso, como queimaduras, têm sido relatados. O treinamento e a capacitação dos profissionais, enquanto uma premissa na prevenção de acidentes, tem sido apontada como parte das boas práticas adotadas. Este estudo teve por objetivo avaliar o impacto de intervenções educativas no conhecimento e aplicabilidade de eletrocirurgia da equipe médicos residentes e de enfermagem. Trata-se de um quase experimento, com pré e pós-testes em um único grupo, num hospital de ensino de médio porte do interior de São Paulo. Participaram do estudo 4 médicos residentes da especialidade cirúrgica, 4 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem que atuavam com regularidade e frequência no centro cirúrgico. O estudo foi desenvolvido em sete etapas, com duração de 24 meses, sendo elaborado um questionário semi-estruturado para avaliação do conhecimento dos participantes em cada fase e um roteiro tipo check list para observação das práticas em sala cirúrgica, contendo indicadores relativos ao uso de eletrocirurgia. Os participantes foram expostos a duas intervenções educativas, sendo uma aula didática com disponibilização de um manual informativo e uma vídeoaula. Após cada intervenção, foram avaliados quanto a retenção do conhecimento, com intervalos de tempo programados previamente. Os resultados evidenciaram que os médicos residentes e enfermeiros apresentaram conhecimento prévio do tema em alguns tópicos específicos, não ocorrendo alteração de padrão de respostas. Entre os técnicos de enfermagem, observou-se melhora nos percentuais alcançados, com destaque para os itens checagem do equipamento e posicionamento da placa eletrodispersiva. Entretanto verificou-se que apesar do bom rendimento teórico, na prática os profissionais não apresentaram melhora da adesão de todos os indicadores. O posicionamento da placa adequado, ou seja, o mais próximo do sítio cirúrgico, porém distante o suficiente para evitar queimaduras, apresentou índices de conformidade inferiores a 50% em todas as fases do estudo. Pesquisas dessa natureza são oportunas pois proporcionam aos gestores uma possibilidade de propor projetos de melhoria continua da assistência perioperatória, que envolvam toda a equipe de profissionais, uma vez que a qualidade em saúde deve ser entendida como uma somatória de esforços conjuntos na busca por resultados eficazes, seguros e humanizados
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Porém, tal cenário demanda formação adequada dos profissionais de saúde, frente às habilidades e conhecimentos requeridos para utilização segura de tal parque tecnológico. A unidade de eletrocirurgia se constitui numa prática rotineira no período intraoperatório, requerendo conhecimento técnico-científico do equipamento e dos procedimentos, uma vez que eventos adversos relacionados a seu uso, como queimaduras, têm sido relatados. O treinamento e a capacitação dos profissionais, enquanto uma premissa na prevenção de acidentes, tem sido apontada como parte das boas práticas adotadas. Este estudo teve por objetivo avaliar o impacto de intervenções educativas no conhecimento e aplicabilidade de eletrocirurgia da equipe médicos residentes e de enfermagem. Trata-se de um quase experimento, com pré e pós-testes em um único grupo, num hospital de ensino de médio porte do interior de São Paulo. Participaram do estudo 4 médicos residentes da especialidade cirúrgica, 4 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem que atuavam com regularidade e frequência no centro cirúrgico. O estudo foi desenvolvido em sete etapas, com duração de 24 meses, sendo elaborado um questionário semi-estruturado para avaliação do conhecimento dos participantes em cada fase e um roteiro tipo check list para observação das práticas em sala cirúrgica, contendo indicadores relativos ao uso de eletrocirurgia. Os participantes foram expostos a duas intervenções educativas, sendo uma aula didática com disponibilização de um manual informativo e uma vídeoaula. Após cada intervenção, foram avaliados quanto a retenção do conhecimento, com intervalos de tempo programados previamente. Os resultados evidenciaram que os médicos residentes e enfermeiros apresentaram conhecimento prévio do tema em alguns tópicos específicos, não ocorrendo alteração de padrão de respostas. Entre os técnicos de enfermagem, observou-se melhora nos percentuais alcançados, com destaque para os itens checagem do equipamento e posicionamento da placa eletrodispersiva. Entretanto verificou-se que apesar do bom rendimento teórico, na prática os profissionais não apresentaram melhora da adesão de todos os indicadores. O posicionamento da placa adequado, ou seja, o mais próximo do sítio cirúrgico, porém distante o suficiente para evitar queimaduras, apresentou índices de conformidade inferiores a 50% em todas as fases do estudo. Pesquisas dessa natureza são oportunas pois proporcionam aos gestores uma possibilidade de propor projetos de melhoria continua da assistência perioperatória, que envolvam toda a equipe de profissionais, uma vez que a qualidade em saúde deve ser entendida como uma somatória de esforços conjuntos na busca por resultados eficazes, seguros e humanizadosPublic or private managers are often pressured to acquire new and emerging health technologies; however, for this, evaluation processes for their incorporation based on scientific evidence have been increasingly essential, despite the consensus on the many benefits provided. The Surgical Center represents a vital unit in healthcare organizations, differentiated in the hospital environment, which concentrates highly specialized human and technological resources, allowing complex and sophisticated assistance. Nevertheless, this scenario requires adequate training of health professionals, facing the skills and knowledge required for safe use of such technology park. The electrosurgery unit is a routine practice in the intraoperative period, requiring technical-scientific knowledge of the equipment and procedures, since adverse events related to its use, such as burns, have been reported. The training and qualification of professionals, as a premise in the prevention of accidents, has been pointed out as part of the good practices adopted. This study aimed evaluate the impact of educational interventions on the knowledge and applicability of electrosurgery of the resident and nursing physicians. It is a quasi-experiment, with pre and post-tests in a single group, in a medium-sized teaching hospital in the interior of São Paulo state. Four resident physicians with surgical specialty, 4 nurses and 28 nursing technicians who worked regularly and frequently in the surgical center participated in the study. The study was developed in seven stages, with duration of 24 months, being developed a semi-structured questionnaire to evaluate the participants\' knowledge in each phase and a check list type script to observe the practices in a surgical room, containing indicators related to the use of electrosurgery. The participants were exposed to two educational interventions, being one of them a didactic class with the provision of an informative manual and a video-class. After each intervention, the retention of knowledge was evaluated, with previously scheduled time intervals. The results showed that the resident physicians and nurses presented previous knowledge of the subject on some specific topics, and there was no change in the pattern of responses. Among nursing technicians, there was an improvement in the percentages reached, with emphasis on the items checking the equipment and positioning of the electrodispersive plate. However, it was verified that despite the good theoretical performance, in practice, the professionals did not show improvement of the adherence of all the indicators. The appropriate positioning of the plaque, i.e., the one closest to the surgical site, but far enough away to avoid burns, presented compliance rates lower than 50% in all phases of the study. Researches of this nature are necessary because it provides managers with the possibility of proposing projects for continuous improvement of perioperative care, involving the whole team of professionals, since health quality should be understood as a sum of joint efforts in the search for effective, safe and humanized resultsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaus, Ana MariaAlmeida, Cristiane Leite de2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-22102019-211321/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T21:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-22102019-211321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T21:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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