Determinação das características de governo dos navios ensaios com modelos e em escala real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-150615/ |
Resumo: | O presente trabalho trata da determinação das características de manobra e governo dos navios, através da realização de testes com o navio em escala real, e de ensaios com modelos livres radio controlados. A dinâmica do movimento do navio é analisada com um modelo matemático simplificado, embora não linear, que permite considerar os aspectos de instabilidade direcional dos navios. São apresentadas as metodologias de ensaio e o aparato experimental necessário, os quais são aplicados à um navio bastante instável direccionalmente, e à seu modelo reduzido. Propõe-se minorar os problemas que advém da instabilidade direcional, com a introdução de uma nova metodologia de controle automático, que permite estabilizar a resposta ao governo dos navios instáveis. |
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Determinação das características de governo dos navios ensaios com modelos e em escala realUntitled in englishModelo de embarcaçõesVessel modelO presente trabalho trata da determinação das características de manobra e governo dos navios, através da realização de testes com o navio em escala real, e de ensaios com modelos livres radio controlados. A dinâmica do movimento do navio é analisada com um modelo matemático simplificado, embora não linear, que permite considerar os aspectos de instabilidade direcional dos navios. São apresentadas as metodologias de ensaio e o aparato experimental necessário, os quais são aplicados à um navio bastante instável direccionalmente, e à seu modelo reduzido. Propõe-se minorar os problemas que advém da instabilidade direcional, com a introdução de uma nova metodologia de controle automático, que permite estabilizar a resposta ao governo dos navios instáveis.The present work delas with the evaluation of ships steering and maneuvring qualities by means of full scale and free-running model tests. Ships motion and dynamics are described by a non-linear simplified mathematical model, that permits the analysis of ships course stability. The methods and procedures of tests, as well as the experimental devices that are necessary, are introduced, and are applied to a ship with a high degree of course instability and its scale model. It is proposed to solve the problem of poor course stability with the introduction of a new method of automatic control that stabilizes directionally the ship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeone, Paulo CesarFrimm, Fernando de Carvalho1983-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-150615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:42Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-150615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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