Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsumoto, Tsunao
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-13082024-162359/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo determinar regimes de escoamento hpdrodinâmico de reatores anaeróbios de manta de lodo de fluxo ascendente(UASB) através de simulação com meios sintéticos, como alternativa rápida e de baixo custo na obtenção de parâmetros de processo de tratamento e de estudo da ampliação de escala. Os ensaios demonstraram que a altura do reator é um parâmetro importante na obtenção de escoamento pistonado, independentemente da espessura de manta de enchimento. 0 deslocamento de gás no interior do reator altera o regime de escoamento, sobretudo nos reatores de baixa altura, o que não ocorre, de maneira significativa, nos demais. A rapidez relativa de obtenção de resultados por este procedimento poderá futuramente auxiliar, de maneira satisfatória, na recuperação da tratabilidade em casos de erros operacionais, em adequação de projetos, e maximização do desempenho de reatores existentes.
id USP_7696e2dc1cef72be3e20cb6edd674f10
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13082024-162359
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)...O presente trabalho tem como objetivo determinar regimes de escoamento hpdrodinâmico de reatores anaeróbios de manta de lodo de fluxo ascendente(UASB) através de simulação com meios sintéticos, como alternativa rápida e de baixo custo na obtenção de parâmetros de processo de tratamento e de estudo da ampliação de escala. Os ensaios demonstraram que a altura do reator é um parâmetro importante na obtenção de escoamento pistonado, independentemente da espessura de manta de enchimento. 0 deslocamento de gás no interior do reator altera o regime de escoamento, sobretudo nos reatores de baixa altura, o que não ocorre, de maneira significativa, nos demais. A rapidez relativa de obtenção de resultados por este procedimento poderá futuramente auxiliar, de maneira satisfatória, na recuperação da tratabilidade em casos de erros operacionais, em adequação de projetos, e maximização do desempenho de reatores existentes.The purpose of this work is to investigate, from the experimental view point, the hydrodynamic flow pattern in Upflow Anaerobic Sludge Blanket(UASB) reactor using a synthetic médium. The experiments showed that the reactor\'s height is the very significant parameter for keeping plug-flow, independently of the sludge blanket thickness. The gas bubbles displacement into the reactor changes the flow pattern, specially in the case of the small reactor\'s height , not occuring, of significant manner, in the other cases. The relatively quick results obtained by this procedure, will be able to aid, in the future, adequation the plants design, operations mistakes and maximization the reactors performance in operation, in a satisfactory manner.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPires, Eduardo CletoMatsumoto, Tsunao1995-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-13082024-162359/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-13T20:45:01Zoai:teses.usp.br:tde-13082024-162359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-13T20:45:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
.
title Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
spellingShingle Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
Matsumoto, Tsunao
.
.
title_short Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
title_full Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
title_fullStr Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
title_full_unstemmed Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
title_sort Simulação física do efeito da altura e espessura na manta em reatores anaeróbios de manta do lodo (UASB)
author Matsumoto, Tsunao
author_facet Matsumoto, Tsunao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Eduardo Cleto
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsumoto, Tsunao
dc.subject.por.fl_str_mv .
.
topic .
.
description O presente trabalho tem como objetivo determinar regimes de escoamento hpdrodinâmico de reatores anaeróbios de manta de lodo de fluxo ascendente(UASB) através de simulação com meios sintéticos, como alternativa rápida e de baixo custo na obtenção de parâmetros de processo de tratamento e de estudo da ampliação de escala. Os ensaios demonstraram que a altura do reator é um parâmetro importante na obtenção de escoamento pistonado, independentemente da espessura de manta de enchimento. 0 deslocamento de gás no interior do reator altera o regime de escoamento, sobretudo nos reatores de baixa altura, o que não ocorre, de maneira significativa, nos demais. A rapidez relativa de obtenção de resultados por este procedimento poderá futuramente auxiliar, de maneira satisfatória, na recuperação da tratabilidade em casos de erros operacionais, em adequação de projetos, e maximização do desempenho de reatores existentes.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-13082024-162359/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-13082024-162359/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256942540488704