Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martín Cortés, Guillermo Ruperto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-27062024-100021/
Resumo: Avançada tecnologia para corte de materiais duros, baseada em jato d\'água pressurizada e misturada com abrasivo particulado, foi aplicada ao corte de rochas. A tecnologia denominada jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão é aplicada por equipamento adquirido nos Estados Unidos e instalado no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. As rochas escolhidas para o trabalho são granitos e mármores brasileiros. Os corpos de prova foram configurados com espessuras entre 69mm e 140mm e o corte foi feito pelos métodos de um único passo e o de passos múltiplos. Foi estudado o efeito do jato nos diferentes grãos minerais e avaliada qualidade final das paredes de corte. Finalmente, é determinado o custo das operações de corte de rochas brasileiras com o jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão nos diferentes tipos petrográficos ensaiados e são dadas conclusões do trabalho.
id USP_769ae5d8c1219a93338ac469efda04e4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27062024-100021
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.Untitled in englishCorteCuttingGraniteGranitoMarbleMármoreAvançada tecnologia para corte de materiais duros, baseada em jato d\'água pressurizada e misturada com abrasivo particulado, foi aplicada ao corte de rochas. A tecnologia denominada jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão é aplicada por equipamento adquirido nos Estados Unidos e instalado no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. As rochas escolhidas para o trabalho são granitos e mármores brasileiros. Os corpos de prova foram configurados com espessuras entre 69mm e 140mm e o corte foi feito pelos métodos de um único passo e o de passos múltiplos. Foi estudado o efeito do jato nos diferentes grãos minerais e avaliada qualidade final das paredes de corte. Finalmente, é determinado o custo das operações de corte de rochas brasileiras com o jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão nos diferentes tipos petrográficos ensaiados e são dadas conclusões do trabalho.Advanced technology to cut heavy-duty hard materials, based on jet of high-pressurized water mixed with abrasive, was applied to cut rocks. The technology, denominated ultra-high pressure abrasive water jet was applied by equipment acquired in the United States and it is installed in the Mining and Petroleum Engineering Department, of the Polytechnic School at the University of São Paulo. The chosen rocks for the research are Brazilian granites and marble. The samples were configured with thickness between 69mm and 140mm and the cut was done by both, the single pass and the multiple pass methods. It is studied the effect of the jet in the different grain minerals and evaluated the final quality of the cutted walls. Finally, it is determined the operating cost of the cuting operations of the brazilians rocks with the ultra-high pressure abrasive water jet in the different petrographic types and are given the work conclusions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHennies, Wildor TheodoroMartín Cortés, Guillermo Ruperto 2003-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-27062024-100021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-28T11:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-27062024-100021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-28T11:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
Untitled in english
title Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
spellingShingle Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
Martín Cortés, Guillermo Ruperto
Corte
Cutting
Granite
Granito
Marble
Mármore
title_short Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
title_full Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
title_fullStr Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
title_full_unstemmed Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
title_sort Métodos de corte de rochas com jato de água abrasivo.
author Martín Cortés, Guillermo Ruperto
author_facet Martín Cortés, Guillermo Ruperto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hennies, Wildor Theodoro
dc.contributor.author.fl_str_mv Martín Cortés, Guillermo Ruperto
dc.subject.por.fl_str_mv Corte
Cutting
Granite
Granito
Marble
Mármore
topic Corte
Cutting
Granite
Granito
Marble
Mármore
description Avançada tecnologia para corte de materiais duros, baseada em jato d\'água pressurizada e misturada com abrasivo particulado, foi aplicada ao corte de rochas. A tecnologia denominada jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão é aplicada por equipamento adquirido nos Estados Unidos e instalado no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. As rochas escolhidas para o trabalho são granitos e mármores brasileiros. Os corpos de prova foram configurados com espessuras entre 69mm e 140mm e o corte foi feito pelos métodos de um único passo e o de passos múltiplos. Foi estudado o efeito do jato nos diferentes grãos minerais e avaliada qualidade final das paredes de corte. Finalmente, é determinado o custo das operações de corte de rochas brasileiras com o jato d\'água abrasivo de ultra-alta pressão nos diferentes tipos petrográficos ensaiados e são dadas conclusões do trabalho.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-27062024-100021/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-27062024-100021/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257412997742592