Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Zilda Aparecida Freitas de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122010-094556/
Resumo: O estudo analisa como se dá o processo de implantação e gestão da ética nas organizações e nos relacionamentos com os seus públicos, e estabelece a relação entre ética organizacional e reputação corporativa, com dados levantados por meio de entrevista em profundidade realizada com representantes de seis empresas com sede em São Paulo. Nas dimensões teóricas, são abordados os conceitos de ética, ética no âmbito das organizações, o papel do profissional de relações públicas e de comunicação organizacional na gestão da ética e os reflexos da ética na reputação corporativa. Na análise, são colocados em teste nove pressupostos e os dados da pesquisa são confrontados com os guias construídos a partir das noções de poder de Michel Foucault, e de ajustamentos do indivíduo no âmbito da organização de Erwing Goffman. Os resultados permitem afirmar, dentre outras conclusões, que, embora haja participação dos profissionais em significativos processos de gestão da ética, esta ainda é orientada em linha descendente; que são evidentes a relação ética e reputação corporativa; que a comunicação é considerada essencial no processo de gestão; que as organizações priorizam o relacionamento ético com os seus públicos, daí a possibilidade aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional de atuação estratégica nesse processo. Tema que não se esgota, a ética constitui objeto permanente de pesquisa e investigação.
id USP_770b6440f56b4390a78a8daec339056f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122010-094556
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacionalEthics management in organizations: possibilities given to public-relation professionals and organizational communicators.AdjustmentAjustamentosComunicação organizacionalEthicEthical RelationshipÉticaÉtica nos relacionamentosÉtica organizacionalOrganizational CommunicationOrganizational EthicPoderPowerPublic RelationRelações PúblicasReputaçãoReputationO estudo analisa como se dá o processo de implantação e gestão da ética nas organizações e nos relacionamentos com os seus públicos, e estabelece a relação entre ética organizacional e reputação corporativa, com dados levantados por meio de entrevista em profundidade realizada com representantes de seis empresas com sede em São Paulo. Nas dimensões teóricas, são abordados os conceitos de ética, ética no âmbito das organizações, o papel do profissional de relações públicas e de comunicação organizacional na gestão da ética e os reflexos da ética na reputação corporativa. Na análise, são colocados em teste nove pressupostos e os dados da pesquisa são confrontados com os guias construídos a partir das noções de poder de Michel Foucault, e de ajustamentos do indivíduo no âmbito da organização de Erwing Goffman. Os resultados permitem afirmar, dentre outras conclusões, que, embora haja participação dos profissionais em significativos processos de gestão da ética, esta ainda é orientada em linha descendente; que são evidentes a relação ética e reputação corporativa; que a comunicação é considerada essencial no processo de gestão; que as organizações priorizam o relacionamento ético com os seus públicos, daí a possibilidade aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional de atuação estratégica nesse processo. Tema que não se esgota, a ética constitui objeto permanente de pesquisa e investigação.This study reports on how corporations implant and manage ethic practices in their organizations and in the relationship with their public, establishing the relation between organizational ethics and corporate reputation by means of data collected thorough interviews with representatives of six corporations established in São Paulo. It has approached the concept of ethics; ethic at the organization environment; the role of public-relation professionals and of organization communicators in managing ethic and its reflection on corporate reputation. Nine presuppositions were tested and the results compared to the guide of power-knowledge by Michel Foucault, and adjustment in organization environment by Erwing Goffman. It was concluded that although the participation of the professionals in this area was relevant to the process of ethics management it is still done in a controlled way; it was evident the relationethics and corporate reputation; that communication is essential in this process; that organizations prioritize ethical relation with their public, outstanding the necessity of public-relation professionals and organization communicators to strategically act in this process. Being a complex subject, ethic is in permanent studying and investigation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreitas, Sidinéia GomesAndrade, Zilda Aparecida Freitas de2010-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122010-094556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-01122010-094556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
Ethics management in organizations: possibilities given to public-relation professionals and organizational communicators.
title Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
spellingShingle Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
Andrade, Zilda Aparecida Freitas de
Adjustment
Ajustamentos
Comunicação organizacional
Ethic
Ethical Relationship
Ética
Ética nos relacionamentos
Ética organizacional
Organizational Communication
Organizational Ethic
Poder
Power
Public Relation
Relações Públicas
Reputação
Reputation
title_short Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
title_full Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
title_fullStr Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
title_full_unstemmed Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
title_sort Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional
author Andrade, Zilda Aparecida Freitas de
author_facet Andrade, Zilda Aparecida Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Sidinéia Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Zilda Aparecida Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Adjustment
Ajustamentos
Comunicação organizacional
Ethic
Ethical Relationship
Ética
Ética nos relacionamentos
Ética organizacional
Organizational Communication
Organizational Ethic
Poder
Power
Public Relation
Relações Públicas
Reputação
Reputation
topic Adjustment
Ajustamentos
Comunicação organizacional
Ethic
Ethical Relationship
Ética
Ética nos relacionamentos
Ética organizacional
Organizational Communication
Organizational Ethic
Poder
Power
Public Relation
Relações Públicas
Reputação
Reputation
description O estudo analisa como se dá o processo de implantação e gestão da ética nas organizações e nos relacionamentos com os seus públicos, e estabelece a relação entre ética organizacional e reputação corporativa, com dados levantados por meio de entrevista em profundidade realizada com representantes de seis empresas com sede em São Paulo. Nas dimensões teóricas, são abordados os conceitos de ética, ética no âmbito das organizações, o papel do profissional de relações públicas e de comunicação organizacional na gestão da ética e os reflexos da ética na reputação corporativa. Na análise, são colocados em teste nove pressupostos e os dados da pesquisa são confrontados com os guias construídos a partir das noções de poder de Michel Foucault, e de ajustamentos do indivíduo no âmbito da organização de Erwing Goffman. Os resultados permitem afirmar, dentre outras conclusões, que, embora haja participação dos profissionais em significativos processos de gestão da ética, esta ainda é orientada em linha descendente; que são evidentes a relação ética e reputação corporativa; que a comunicação é considerada essencial no processo de gestão; que as organizações priorizam o relacionamento ético com os seus públicos, daí a possibilidade aos profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional de atuação estratégica nesse processo. Tema que não se esgota, a ética constitui objeto permanente de pesquisa e investigação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122010-094556/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122010-094556/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090291078004736