Guerreiros da Avenida: música e competição na escola de samba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-19112019-172648/ |
Resumo: | Este trabalho procura compreender o fazer musical de uma escola de samba através da lógica da competição que permeia suas atividades. Baseado em uma etnografia de dois anos na escola de samba Vai-Vai a maior campeã da história do carnaval paulista que, em 2019, enfrentou seu primeiro rebaixamento , reflito sobre a forma como a busca pelo título interfere nas práticas musicais da agremiação. A pesquisa se estabelece a partir de uma aproximação teórica entre a antropologia da performance e a antropologia da música e se divide em três capítulos: O Desfile, O Samba e A Comunidade. No primeiro, reflito sobre o momento do desfile e os ensaios, observando de que forma a competição interfere na performance. No segundo, reflito sobre o processo de composição e escolha do samba-enredo, que também ocorre em um contexto competitivo: as eliminatórias. Por fim, mobilizo as discussões dos capítulos anteriores para entender como a vitória e a derrota na competição influenciam na própria constituição da comunidade musical e analiso a crise política que se estabeleceu na escola em função do descenso inédito. Questões recorrentes em estudos sobre as escolas de samba, como a oposição entre a tradição e a modernidade e a capacidade ou incapacidade da festa de promover uma inversão da ordem social são atualizadas neste trabalho ao serem observadas sob o viés da competição. |
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Guerreiros da Avenida: música e competição na escola de sambaWarriors of the Avenue: music and competition at the samba schoolAnthropology of musicAnthropology of performanceAntropologia da músicaAntropologia da performanceCompetiçãoCompetitionEscola de sambaSamba schoolVai-VaiVai-VaiEste trabalho procura compreender o fazer musical de uma escola de samba através da lógica da competição que permeia suas atividades. Baseado em uma etnografia de dois anos na escola de samba Vai-Vai a maior campeã da história do carnaval paulista que, em 2019, enfrentou seu primeiro rebaixamento , reflito sobre a forma como a busca pelo título interfere nas práticas musicais da agremiação. A pesquisa se estabelece a partir de uma aproximação teórica entre a antropologia da performance e a antropologia da música e se divide em três capítulos: O Desfile, O Samba e A Comunidade. No primeiro, reflito sobre o momento do desfile e os ensaios, observando de que forma a competição interfere na performance. No segundo, reflito sobre o processo de composição e escolha do samba-enredo, que também ocorre em um contexto competitivo: as eliminatórias. Por fim, mobilizo as discussões dos capítulos anteriores para entender como a vitória e a derrota na competição influenciam na própria constituição da comunidade musical e analiso a crise política que se estabeleceu na escola em função do descenso inédito. Questões recorrentes em estudos sobre as escolas de samba, como a oposição entre a tradição e a modernidade e a capacidade ou incapacidade da festa de promover uma inversão da ordem social são atualizadas neste trabalho ao serem observadas sob o viés da competição.This thesis aims to understand the musical making of a samba school through the logic of competition. Based on a two-year ethnography at the Vai-Vai samba school - the greatest champion in the history of the Sao Paulo\'s carnival competition that faced its first relegation in 2019 - I evaluate how the pursuit of victory interferes in the musical practices. The research is based on a theoretical approach between the anthropology of performance and the anthropology of music and is divided into three chapters: \"The Parade\", \"The Samba\" and \"The Community\". In the first one, I analyze the parade and the rehearsals, addressing how competition interferes in the performances. In the second one, I think over the process of composition and the choice of the samba-enredo, which also occurs in a competitive context. In the last chapter, I return to the discussions of previous chapters to understand how victory and defeat in the competition influence the very constitution of the musical community and analyze the political crisis that took place in the school due to the unprecedented relegation. Recurrent issues in studies of samba schools, such as the opposition between tradition and modernity, and the Carnival\'s ability to subvert the social order are updated in this thesis when analyzed under the competition bias.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHikiji, Rose Satiko GitiranaSierra, Eduardo Guilherme Moraes Ferreira2019-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-19112019-172648/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112019-172648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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