A cidade invisível: redes de infraestrutura - alternativas possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Katia Bomfim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-23062017-084850/
Resumo: A pesquisa é conduzida pela hipótese de que as redes de infraestruturas de serviço são capazes de conformar um sistema de áreas livres, alternativo às ruas, que permite dar continuidade a um tecido essencialmente descontínuo e sem referências urbanas significativas, como a cidade de São Paulo. Há um entendimento preliminar de que essas áreas se constituem em um \'patrimônio histórico não edificado\' e assim devem ser tratadas, como áreas que a cidade precisa saber preservar. A partir da dissertação de mestrado desenvolvida sobre o impacto de um oleoduto no contexto da malha metropolitana de São Paulo - onde se propunha situar o sistema dutoviário como um modal de transporte específico, discutindo alternativas de ocupação junto a sua faixa dominial - outras redes de infraestruturas são incorporadas neste trabalho e foram selecionadas a partir da visibilidade de sua faixa dominial no tecido urbano da cidade. Assim, a passagem de adutoras, das redes de alta tensão, e dos próprios oleodutos, é mapeada com intuito de capturar esses vazios funcionais. O levantamento de mapas históricos e a história da implantação das redes de serviço na cidade subsidiam a análise e a compreensão das permanências e ampliações que sofreram estas redes em função de sua evolução técnica e do crescimento da demanda em larga escala desde o final do século XIX até hoje e, a discriminação das várias instâncias legais das políticas públicas da área metropolitana de São Paulo, a regulação setorial de cada um dos serviços estudados e o entendimento do funcionamento técnico na sua lógica de ocupação dos espaços da cidade, procuram entender as diversas estratégias utilizadas pelas concessionárias no controle de sua faixa funcional. A escolha de alguns estudos de casos exemplares, aonde esses espaços livres oferecem situações reais de incorporação ao desenho da cidade, e a aferição dessas áreas como possíveis \'agentes\' de melhoria urbana e ambiental, é feito através de mapeamentos que transitam entre as várias escalas de análise e tem como objetivo tornar visíveis as faixas non aedificandi fazendo ver os caminhos percorridos por essas redes no território, identificando tipologias de ocupação, tanto a partir de condicionantes dadas pelo lugar de sua inserção, como por suas exigências e especificidades técnicas setoriais.
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A partir da dissertação de mestrado desenvolvida sobre o impacto de um oleoduto no contexto da malha metropolitana de São Paulo - onde se propunha situar o sistema dutoviário como um modal de transporte específico, discutindo alternativas de ocupação junto a sua faixa dominial - outras redes de infraestruturas são incorporadas neste trabalho e foram selecionadas a partir da visibilidade de sua faixa dominial no tecido urbano da cidade. Assim, a passagem de adutoras, das redes de alta tensão, e dos próprios oleodutos, é mapeada com intuito de capturar esses vazios funcionais. O levantamento de mapas históricos e a história da implantação das redes de serviço na cidade subsidiam a análise e a compreensão das permanências e ampliações que sofreram estas redes em função de sua evolução técnica e do crescimento da demanda em larga escala desde o final do século XIX até hoje e, a discriminação das várias instâncias legais das políticas públicas da área metropolitana de São Paulo, a regulação setorial de cada um dos serviços estudados e o entendimento do funcionamento técnico na sua lógica de ocupação dos espaços da cidade, procuram entender as diversas estratégias utilizadas pelas concessionárias no controle de sua faixa funcional. A escolha de alguns estudos de casos exemplares, aonde esses espaços livres oferecem situações reais de incorporação ao desenho da cidade, e a aferição dessas áreas como possíveis \'agentes\' de melhoria urbana e ambiental, é feito através de mapeamentos que transitam entre as várias escalas de análise e tem como objetivo tornar visíveis as faixas non aedificandi fazendo ver os caminhos percorridos por essas redes no território, identificando tipologias de ocupação, tanto a partir de condicionantes dadas pelo lugar de sua inserção, como por suas exigências e especificidades técnicas setoriais.The research is driven by the hypothesis that the service infrastructure networks are able to form a system of free areas, alternative to the streets, that allows to continue an essentially discontinuous fabric and without significant urban references, such as the city of São Paulo. There is a preliminary understanding that these areas constitute an \'non built up heritage\' and as such shall be considered as areas which the city must know how to preserve. From the development of the Masters dissertation about a pipeline within the context of São Paulo\'s metropolitan grid - where it proposed to situate the pipeline system as a modal of specific transport, discussing ocupational alternatives next to its dominial strip - other infrastructure networks are incorporated in this work and were selected from the visibility of its dominial strip in the urban fabric of the city. Therefore, the passage of pipelines, high-voltage networks and the oil pipeline themselves are mapped with the aim of capturing these functional vacancies. The survey of historical maps and the history of the implantation of service networks in the city subsidize the analysis and the comprehension of the permanences and expansions which these networks underwent as a result of the technical evolution and the rise of the large scale demand since the end of the XIX century until today and, the discrimination of the various legal instances of public policies of São Paulo\'s metropolitan area, the sectoral regulation of each of the studied services and the understanding of the technical operation within its logic of the city\'s use of spaces, seek to understand the various strategies used by the concessionaires in control of its funcional strip. The choice of some model case studies, where these free spaces provide real situations for development into the city\'s plan, and the assessment of these areas as possible \'agents\' of urban and environmental enhacement, is done through mappings which flow through the various scales of analysis and aims to make visible the non aedificandi strips revealing the paths taken by these networks in the region, identifying tipologies of occupation as much by the constraints given from the place of its insertion as by its requirements and sectoral technical specificities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMeyer, Regina Maria ProsperiPestana, Katia Bomfim2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-23062017-084850/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-23062017-084850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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