Abordagem investigativa no ensino público noturno: contribuições para a formação do espírito científico e para a pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-26102020-115104/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral avaliar a contribuição do uso da abordagem investigativa para a formação do espírito científico dos estudantes e para a pesquisa-ação da professora. Para tanto foram aplicadas atividades investigativas de níveis 1 a 5 de abertura durante as aulas de Química no ensino médio público noturno na cidade de Descalvado. Para a aplicação das atividades foi realizada uma adaptação curricular a fim de que o conteúdo pudesse ser desenvolvido em paralelo com a aplicação das atividades investigativas. A abordagem investigativa foi escolhida devido ao fato de promover uma participação efetiva do aluno. Através desta estratégia é possível o aluno elaborar hipóteses, elaborar um procedimento experimental, coletar dados, analisar os resultados e elaborar uma conclusão. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo, segundo Bogdan e Biklen (1994) com participação de alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio. O desenvolvimento da pesquisa foi feito pela professora da turma na forma de pesquisa-ação de acordo com René Barbier (2007). Os instrumentos utilizados para análise foram: aplicação de questionários, observação descrita no diário de bordo e entrevistas. A análise foi realizada com base na teoria da formação do espírito científico de Gaston Bachelard (1996). A partir dos dados coletados foi possível concluir que é factível a aplicação de atividades investigativas de nível 1 ao 4 em sala de aula. O nível 5 só é possível ser aplicado quando há uma consolidação do nível 4, visto que este nível exige maturidade e autonomia do aluno. Os dados obtidos durante a pesquisa ainda são muito sutis para afirmar a formação do espírito científico nos alunos que estiveram em estudo, o que demandaria um estudo por maior tempo. Apesar dos dados referentes ao nível 5 não terem sido o esperado o estudo mostra caminhos que podem ser trilhados pelos professores que desejam fazer uso de estratégias investigativas em aulas de Química. |
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Abordagem investigativa no ensino público noturno: contribuições para a formação do espírito científico e para a pesquisa-açãoInvestigative approach in public night teaching: contributions to the formation of the scientific spirit and to action researchatividades investigativasespírito científicoGaston BachelardGaston Bachelardinquiry activitiesscientific spiritO presente trabalho tem por objetivo geral avaliar a contribuição do uso da abordagem investigativa para a formação do espírito científico dos estudantes e para a pesquisa-ação da professora. Para tanto foram aplicadas atividades investigativas de níveis 1 a 5 de abertura durante as aulas de Química no ensino médio público noturno na cidade de Descalvado. Para a aplicação das atividades foi realizada uma adaptação curricular a fim de que o conteúdo pudesse ser desenvolvido em paralelo com a aplicação das atividades investigativas. A abordagem investigativa foi escolhida devido ao fato de promover uma participação efetiva do aluno. Através desta estratégia é possível o aluno elaborar hipóteses, elaborar um procedimento experimental, coletar dados, analisar os resultados e elaborar uma conclusão. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo, segundo Bogdan e Biklen (1994) com participação de alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio. O desenvolvimento da pesquisa foi feito pela professora da turma na forma de pesquisa-ação de acordo com René Barbier (2007). Os instrumentos utilizados para análise foram: aplicação de questionários, observação descrita no diário de bordo e entrevistas. A análise foi realizada com base na teoria da formação do espírito científico de Gaston Bachelard (1996). A partir dos dados coletados foi possível concluir que é factível a aplicação de atividades investigativas de nível 1 ao 4 em sala de aula. O nível 5 só é possível ser aplicado quando há uma consolidação do nível 4, visto que este nível exige maturidade e autonomia do aluno. Os dados obtidos durante a pesquisa ainda são muito sutis para afirmar a formação do espírito científico nos alunos que estiveram em estudo, o que demandaria um estudo por maior tempo. Apesar dos dados referentes ao nível 5 não terem sido o esperado o estudo mostra caminhos que podem ser trilhados pelos professores que desejam fazer uso de estratégias investigativas em aulas de Química.The present work has as general aim to evaluate the contribution of the use of the inquiry approach for the formation of the scientific spirit of the students and the action research of the teacher. For that, inquiry activities of levels 1 to 5 were applied during the high school Chemistry classes at night period in the city of Descalvado. To apply the activities, a curricular adaptation was carried out so the content could be developed in parallel with the application of inquiry activities. The inquiry approach was chosen because it promotes effective student participation. Through this strategy it is possible for the student to elaborate hypothesis, develop an experimental procedure, collect data, analyze the results and draw a conclusion. We performed the qualitative type of research, according to Bogdan and Biklen (1994) with the participation of high school students from first and second year. The research was developed by the teacher from the class in the format of action research according to René Barbier (2007). The instruments used for the analysis were application of questionnaires, observation described in the logbook and interviews. The analysis was based on the theory of the formation of the scientific spirit of Gaston Bachelard (1996). From the data collected it was possible to conclude that it is possible to apply inquiry activities from level 1 to 4. Level 5 is only possible when there is a consolidation of level 4, since this level requires maturity and autonomy of the student. The data obtained during the research are still very subtle to affirm the formation of the scientific spirit in the students who were under the study, which would require a study for a longer time. Although the data referring to level 5 were not as expected, the study shows paths that can be taken by teachers who wish to make use of inquiry strategies in Chemistry classes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKasseboehmer, Ana ClaudiaFerreira, Daniele Marcondes2020-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-26102020-115104/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-10-27T17:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-26102020-115104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-10-27T17:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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