A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ficarelli, Alexandre Fontainha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26052015-110906/
Resumo: O Sexteto - Seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone foi selecionado como tema por ser uma obra pouco conhecida e que merece ser resgatada. Uma edição digitalizada foi realizada com o intuito de facilitar sua difusão. A obra está em linguagem atonal, mas faz uso também do cromatismo e de algumas incursões modais. As novas linguagens surgidas desde o começo do século XX requerem outras premissas do intérprete. O contorno de superfície será investigado utilizando a Teoria do Contorno de Michael Friedmann, com o intuito de produzir inteligibilidade na linha, bem como a possibilidade de inter-relacionar o material estudado, algo fundamental na estruturação de uma performance. O intérprete deve usar seu conhecimento e técnicas analíticas adequadas que permitam buscar elementos potencialmente significativos, com a finalidade de construir uma performance, assim como os aspectos inerentes da análise tradicional que contribuem para edificar uma performance expressiva e alicerçada nos elementos estruturais da obra. Os diálogos entre análise e performance contribuíram sobremaneira para o entendimento do processo. A adoção de uma nova ferramenta, como a Teoria do Contorno, ajudou-me como intérprete a identificar na estrutura eventos que pareciam desconexos. Alguns parâmetros não são identificáveis sem a teoria, com isso ela passa a representar uma ferramenta prática para o intérprete. A análise criteriosa e seletiva voltada para a performance e a investigação da biografia e das influências de escrita proporcionaram um entendimento abrangente da obra.
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