A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ficarelli, Alexandre Fontainha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26052015-110906/
Resumo: O Sexteto - Seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone foi selecionado como tema por ser uma obra pouco conhecida e que merece ser resgatada. Uma edição digitalizada foi realizada com o intuito de facilitar sua difusão. A obra está em linguagem atonal, mas faz uso também do cromatismo e de algumas incursões modais. As novas linguagens surgidas desde o começo do século XX requerem outras premissas do intérprete. O contorno de superfície será investigado utilizando a Teoria do Contorno de Michael Friedmann, com o intuito de produzir inteligibilidade na linha, bem como a possibilidade de inter-relacionar o material estudado, algo fundamental na estruturação de uma performance. O intérprete deve usar seu conhecimento e técnicas analíticas adequadas que permitam buscar elementos potencialmente significativos, com a finalidade de construir uma performance, assim como os aspectos inerentes da análise tradicional que contribuem para edificar uma performance expressiva e alicerçada nos elementos estruturais da obra. Os diálogos entre análise e performance contribuíram sobremaneira para o entendimento do processo. A adoção de uma nova ferramenta, como a Teoria do Contorno, ajudou-me como intérprete a identificar na estrutura eventos que pareciam desconexos. Alguns parâmetros não são identificáveis sem a teoria, com isso ela passa a representar uma ferramenta prática para o intérprete. A análise criteriosa e seletiva voltada para a performance e a investigação da biografia e das influências de escrita proporcionaram um entendimento abrangente da obra.
id USP_77fa9c07b08a4a1769ec8d190bd58c01
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26052015-110906
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista-AnáliseAnalysisContour TheoryFrancisco MignoneFrancisco MignonePerformancePerformanceSextetSextetoTeoria do ContornoO Sexteto - Seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone foi selecionado como tema por ser uma obra pouco conhecida e que merece ser resgatada. Uma edição digitalizada foi realizada com o intuito de facilitar sua difusão. A obra está em linguagem atonal, mas faz uso também do cromatismo e de algumas incursões modais. As novas linguagens surgidas desde o começo do século XX requerem outras premissas do intérprete. O contorno de superfície será investigado utilizando a Teoria do Contorno de Michael Friedmann, com o intuito de produzir inteligibilidade na linha, bem como a possibilidade de inter-relacionar o material estudado, algo fundamental na estruturação de uma performance. O intérprete deve usar seu conhecimento e técnicas analíticas adequadas que permitam buscar elementos potencialmente significativos, com a finalidade de construir uma performance, assim como os aspectos inerentes da análise tradicional que contribuem para edificar uma performance expressiva e alicerçada nos elementos estruturais da obra. Os diálogos entre análise e performance contribuíram sobremaneira para o entendimento do processo. A adoção de uma nova ferramenta, como a Teoria do Contorno, ajudou-me como intérprete a identificar na estrutura eventos que pareciam desconexos. Alguns parâmetros não são identificáveis sem a teoria, com isso ela passa a representar uma ferramenta prática para o intérprete. A análise criteriosa e seletiva voltada para a performance e a investigação da biografia e das influências de escrita proporcionaram um entendimento abrangente da obra.The Sextet - Seis prelúdios e um enigma [six preludes and a enigma] by Francisco Mignone was selected as theme because it is a work that is not well known and deserves to be rescued. A digitalized version was realized in order to diffuse it. The work is in atonal language, but also uses chromaticism, and sometimes modal language. The new vocabulary that emerged since the beginning of the 20th century requires specific premises of the interpreter. The surface contour will be investigated using Michael Friedmann\'s Contour Theory in order to produce melodic intelligibility as well as the ability to interrelate the studied material, which is fundamental in structuring a performance. Interpreters must use their knowledge and appropriate analytical techniques that allow for searching potentially significant elements for the purpose of constructing a performance, as well as aspects of traditional analysis which contribute to building a meaningful and grounded performance in respect to the structural elements of the work. The dialogues between analysis and performance contributed greatly to the understanding of the process. The adoption of a new tool such as Contour Theory helped me as an interpreter to identify events that seemed unrelated in the structure. Some parameters are not identifiable without the theory; theory represents a practical tool for the interpreter. A careful and selective analysis focused on performance and the research of biography and writing influences provided a comprehensive understanding of the workBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBallestero, Luiz Ricardo BassoFicarelli, Alexandre Fontainha2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26052015-110906/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-26052015-110906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
-
title A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
spellingShingle A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
Ficarelli, Alexandre Fontainha
Análise
Analysis
Contour Theory
Francisco Mignone
Francisco Mignone
Performance
Performance
Sextet
Sexteto
Teoria do Contorno
title_short A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
title_full A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
title_fullStr A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
title_full_unstemmed A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
title_sort A teoria do contorno como uma das ferramentas de construção de uma performance do Sexteto - seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone - apontamentos de um camerista
author Ficarelli, Alexandre Fontainha
author_facet Ficarelli, Alexandre Fontainha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ballestero, Luiz Ricardo Basso
dc.contributor.author.fl_str_mv Ficarelli, Alexandre Fontainha
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Analysis
Contour Theory
Francisco Mignone
Francisco Mignone
Performance
Performance
Sextet
Sexteto
Teoria do Contorno
topic Análise
Analysis
Contour Theory
Francisco Mignone
Francisco Mignone
Performance
Performance
Sextet
Sexteto
Teoria do Contorno
description O Sexteto - Seis prelúdios e um enigma de Francisco Mignone foi selecionado como tema por ser uma obra pouco conhecida e que merece ser resgatada. Uma edição digitalizada foi realizada com o intuito de facilitar sua difusão. A obra está em linguagem atonal, mas faz uso também do cromatismo e de algumas incursões modais. As novas linguagens surgidas desde o começo do século XX requerem outras premissas do intérprete. O contorno de superfície será investigado utilizando a Teoria do Contorno de Michael Friedmann, com o intuito de produzir inteligibilidade na linha, bem como a possibilidade de inter-relacionar o material estudado, algo fundamental na estruturação de uma performance. O intérprete deve usar seu conhecimento e técnicas analíticas adequadas que permitam buscar elementos potencialmente significativos, com a finalidade de construir uma performance, assim como os aspectos inerentes da análise tradicional que contribuem para edificar uma performance expressiva e alicerçada nos elementos estruturais da obra. Os diálogos entre análise e performance contribuíram sobremaneira para o entendimento do processo. A adoção de uma nova ferramenta, como a Teoria do Contorno, ajudou-me como intérprete a identificar na estrutura eventos que pareciam desconexos. Alguns parâmetros não são identificáveis sem a teoria, com isso ela passa a representar uma ferramenta prática para o intérprete. A análise criteriosa e seletiva voltada para a performance e a investigação da biografia e das influências de escrita proporcionaram um entendimento abrangente da obra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26052015-110906/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26052015-110906/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257359374614528