Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Pimenta de Pádua Fóz Filho
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.10.2001.tde-19082003-163535
Resumo: A vascularização arterial do baço do eqüino foi estudada por meio de radiografias contrastadas, cintilografias, dissecações e moldes. O baço está situado no antímero esquerdo e a sua posição na cavidade abdominal determina uma face parietal lisa e levemente convexa, enquanto que a face intestinal, onde estão localizados os vasos, nervos e ligamentos, é levemente côncava determinando uma área com menor espessura. O estudo da vascularização arterial demonstrou uma área paucivascular que coincide justamente com a área côncava onde a espessura é menor. Este comportamento foi observado tanto nos adultos como nos fetos. Baseado na distribuição dos vasos arteriais a região onde a espessura é menor foi indicada como local de eleição para a incisão no caso de esplenectomias parciais, dividindo o baço do eqüino em dois segmentos anátomo-cirúrgicos. A cirurgia de ressecção parcial do baço não foi descrita, no cavalo, conforme atesta a literatura atual. Duas cirurgias experimentais foram realizadas para comprovar a indicação, demonstrando que a proposta é exeqüível. A análise proporcional da área mostrou que a ressecção parcial na região indicada preserva em média 50% do parênquima.
id USP_78030d1a587f1c19ae04e7b78ed0adc9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19082003-163535
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758) Equine spleen segments 2001-11-20Maria Angelica MiglinoJulio Carlos CanolaBenedicto Wlademir de MartinFlavio MassoneLuiz Carlos VulcanoRoberto Pimenta de Pádua Fóz FilhoUniversidade de São PauloAnatomia dos Animais Domésticos e SilvestresUSPBR Artéria esplênica Artéria lienal Arteriografia Arteriography Baço Cintilografia Equine Eqüino Esplenectomia Scintigraphy Spleen Splenectomy Splenic artery A vascularização arterial do baço do eqüino foi estudada por meio de radiografias contrastadas, cintilografias, dissecações e moldes. O baço está situado no antímero esquerdo e a sua posição na cavidade abdominal determina uma face parietal lisa e levemente convexa, enquanto que a face intestinal, onde estão localizados os vasos, nervos e ligamentos, é levemente côncava determinando uma área com menor espessura. O estudo da vascularização arterial demonstrou uma área paucivascular que coincide justamente com a área côncava onde a espessura é menor. Este comportamento foi observado tanto nos adultos como nos fetos. Baseado na distribuição dos vasos arteriais a região onde a espessura é menor foi indicada como local de eleição para a incisão no caso de esplenectomias parciais, dividindo o baço do eqüino em dois segmentos anátomo-cirúrgicos. A cirurgia de ressecção parcial do baço não foi descrita, no cavalo, conforme atesta a literatura atual. Duas cirurgias experimentais foram realizadas para comprovar a indicação, demonstrando que a proposta é exeqüível. A análise proporcional da área mostrou que a ressecção parcial na região indicada preserva em média 50% do parênquima. Observation on the mode of parenchymal distribution of equine splenic artery was studied using arteriography, scintigraphy, dissection and corrosion cast. The spleen is situated in the left region of the abdomen. The parietal surface is convex and the visceral surface, where the blood vessels, nerves and ligaments are situated, is concave. The vascular arrangement may lead to division the organ into two anatomicosurgical segments. No literature is available on partial splenectomy in horses. Two partial resection was performed successfully by the method described, this partial resection preserve 50% of spleen parenchyma. https://doi.org/10.11606/T.10.2001.tde-19082003-163535info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:25:21Zoai:teses.usp.br:tde-19082003-163535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:55:21.919555Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Equine spleen segments
title Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
spellingShingle Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
Roberto Pimenta de Pádua Fóz Filho
title_short Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
title_full Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
title_fullStr Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
title_full_unstemmed Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
title_sort Segmentos anátomo-cirúrgicos do baço do eqüino (Equus caballus, Linnaeus 1758)
author Roberto Pimenta de Pádua Fóz Filho
author_facet Roberto Pimenta de Pádua Fóz Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angelica Miglino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Julio Carlos Canola
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Benedicto Wlademir de Martin
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Flavio Massone
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz Carlos Vulcano
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Pimenta de Pádua Fóz Filho
contributor_str_mv Maria Angelica Miglino
Julio Carlos Canola
Benedicto Wlademir de Martin
Flavio Massone
Luiz Carlos Vulcano
description A vascularização arterial do baço do eqüino foi estudada por meio de radiografias contrastadas, cintilografias, dissecações e moldes. O baço está situado no antímero esquerdo e a sua posição na cavidade abdominal determina uma face parietal lisa e levemente convexa, enquanto que a face intestinal, onde estão localizados os vasos, nervos e ligamentos, é levemente côncava determinando uma área com menor espessura. O estudo da vascularização arterial demonstrou uma área paucivascular que coincide justamente com a área côncava onde a espessura é menor. Este comportamento foi observado tanto nos adultos como nos fetos. Baseado na distribuição dos vasos arteriais a região onde a espessura é menor foi indicada como local de eleição para a incisão no caso de esplenectomias parciais, dividindo o baço do eqüino em dois segmentos anátomo-cirúrgicos. A cirurgia de ressecção parcial do baço não foi descrita, no cavalo, conforme atesta a literatura atual. Duas cirurgias experimentais foram realizadas para comprovar a indicação, demonstrando que a proposta é exeqüível. A análise proporcional da área mostrou que a ressecção parcial na região indicada preserva em média 50% do parênquima.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.10.2001.tde-19082003-163535
url https://doi.org/10.11606/T.10.2001.tde-19082003-163535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502866107367424