Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-19012022-204119/ |
Resumo: | Pouca atenção tem sido dada na literatura aos efeitos da saída de um competidor potencial. Trabalhos que analisam a saída de empresas do mercado costumam analisar a resposta das incumbentes apenas nos mercados diretamente afetados pela saída, e não exploram os efeitos indiretos da redução da competição, nos mercados em que existia ameaça de entrada. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é avaliar a resposta das empresas incumbentes à retirada de ameaça de entrada, tanto em termos de preço quanto de quantidade ofertada. Para isto, foi analisado o mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros em voos domésticos regulares, e explorado o fato da saída da Avianca Brasil, 4ª maior empresa aérea do setor. Como resultado, foram encontradas evidências de que as principais incumbentes respondem com aumento de preço. Nas rotas em que ocorre primeiro a retirada de operação e depois de ameaça, foi possível distinguir os impactos decorrentes destes dois eventos, sendo que grande parte do aumento de preços observado ocorre com a retirada de ameaça. Nas rotas em que não existia operação anterior à retirada de ameaça, também foi observado um aumento de preços significativo frente à retirada de ameaça. Entretanto, ao analisar a quantidade ofertada, não foram encontradas evidências de reposta por parte das incumbentes em termos de número de voos ou número de assentos ofertados. Espera-se, assim, ter contribuído para uma melhor compreensão das estratégias empresariais e dos efeitos decorrentes da redução na competição. |
id |
USP_780e29f7625b237e9a825e2214494f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19012022-204119 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca BrasilHow do airlines respond to the exit of a potential competitor: the Avianca Brazil caseAirlinesAmeaçaBankruptcyCompetição potencialEmpresas aéreasExitFalênciaPotential competitionSaídaThreatPouca atenção tem sido dada na literatura aos efeitos da saída de um competidor potencial. Trabalhos que analisam a saída de empresas do mercado costumam analisar a resposta das incumbentes apenas nos mercados diretamente afetados pela saída, e não exploram os efeitos indiretos da redução da competição, nos mercados em que existia ameaça de entrada. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é avaliar a resposta das empresas incumbentes à retirada de ameaça de entrada, tanto em termos de preço quanto de quantidade ofertada. Para isto, foi analisado o mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros em voos domésticos regulares, e explorado o fato da saída da Avianca Brasil, 4ª maior empresa aérea do setor. Como resultado, foram encontradas evidências de que as principais incumbentes respondem com aumento de preço. Nas rotas em que ocorre primeiro a retirada de operação e depois de ameaça, foi possível distinguir os impactos decorrentes destes dois eventos, sendo que grande parte do aumento de preços observado ocorre com a retirada de ameaça. Nas rotas em que não existia operação anterior à retirada de ameaça, também foi observado um aumento de preços significativo frente à retirada de ameaça. Entretanto, ao analisar a quantidade ofertada, não foram encontradas evidências de reposta por parte das incumbentes em termos de número de voos ou número de assentos ofertados. Espera-se, assim, ter contribuído para uma melhor compreensão das estratégias empresariais e dos efeitos decorrentes da redução na competição.Little attention has been given in the literature to the effects of a potential competitors exit. Studies that analyze firms exit usually address the incumbents response in the markets directly affected by the exit, and do not explore the indirect effects of competition reduction in markets where there was a threat of entry. Seeking to fill this gap, this paper evaluates the incumbents response when the entry threat is withdrawn, both in terms of price and quantity offered. In this regard, the Brazilian passenger air transport market on scheduled domestic flights is analyzed, and the exit of Avianca Brazil, the 4th largest airline in the sector, is explored. As a result, evidence was found that the main incumbents respond with price increases. In the routes in which Avianca first withdraw operation and then withdraw threat, it was possible to distinguish the impacts resulting from these two events, and a large part of the observed price increase occurs with the withdrawal of the threat. On routes where there was no operation prior to the withdrawal of the threat, a significant price increase was also observed in response to the withdrawal of the threat. However, when analyzing the quantity offered, there was no evidence of response by the incumbents in terms of number of flights or number of seats offered. Thus, this study seeks to contribute to a better understanding of business strategies and the effects of reduction on competition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLucinda, Claudio Ribeiro deOliveira, Rafael da Rocha2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-19012022-204119/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-03T18:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-19012022-204119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-03T18:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil How do airlines respond to the exit of a potential competitor: the Avianca Brazil case |
title |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
spellingShingle |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil Oliveira, Rafael da Rocha Airlines Ameaça Bankruptcy Competição potencial Empresas aéreas Exit Falência Potential competition Saída Threat |
title_short |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
title_full |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
title_fullStr |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
title_full_unstemmed |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
title_sort |
Como as empresas aéreas respondem à saída de um competidor potencial: o caso da Avianca Brasil |
author |
Oliveira, Rafael da Rocha |
author_facet |
Oliveira, Rafael da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lucinda, Claudio Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Airlines Ameaça Bankruptcy Competição potencial Empresas aéreas Exit Falência Potential competition Saída Threat |
topic |
Airlines Ameaça Bankruptcy Competição potencial Empresas aéreas Exit Falência Potential competition Saída Threat |
description |
Pouca atenção tem sido dada na literatura aos efeitos da saída de um competidor potencial. Trabalhos que analisam a saída de empresas do mercado costumam analisar a resposta das incumbentes apenas nos mercados diretamente afetados pela saída, e não exploram os efeitos indiretos da redução da competição, nos mercados em que existia ameaça de entrada. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste trabalho é avaliar a resposta das empresas incumbentes à retirada de ameaça de entrada, tanto em termos de preço quanto de quantidade ofertada. Para isto, foi analisado o mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros em voos domésticos regulares, e explorado o fato da saída da Avianca Brasil, 4ª maior empresa aérea do setor. Como resultado, foram encontradas evidências de que as principais incumbentes respondem com aumento de preço. Nas rotas em que ocorre primeiro a retirada de operação e depois de ameaça, foi possível distinguir os impactos decorrentes destes dois eventos, sendo que grande parte do aumento de preços observado ocorre com a retirada de ameaça. Nas rotas em que não existia operação anterior à retirada de ameaça, também foi observado um aumento de preços significativo frente à retirada de ameaça. Entretanto, ao analisar a quantidade ofertada, não foram encontradas evidências de reposta por parte das incumbentes em termos de número de voos ou número de assentos ofertados. Espera-se, assim, ter contribuído para uma melhor compreensão das estratégias empresariais e dos efeitos decorrentes da redução na competição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-19012022-204119/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-19012022-204119/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090850338111488 |