Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Robert Brose
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13052014-110834/
Resumo: Nesta tese, irei investigar as implicações que o uso consistente que Píndaro e Baquílides fazem do termo têm para a ocasião de performance dos epinícios. Irei argumentar, do ponto de vista da Linguística e da Poética Cognitivas, que, através de uma análise das passagens relevantes da literatura grega, de Homero ao drama do século V, o termo sempre implica algum tipo de celebração, seja móvel ou não, e que ele nunca é usado para denotar canção ou coro. Também irei argumentar que implica um frame dentro de um Modelo Cognitivo Idealizado para CELEBRAÇÃO DE VITÓRIA, dentro do qual referências às odes devem ser entendidas. Baseando-me nesta análise irei discutir as implicações dos resultados e reexaminar a pressuposição, atualmente tida como não problemática, segundo a qual as odes eram sempre executadas por um coro em sua première. Além disso, irei discutir também o problema da identificação da persona loquens nos poemas e irei propor que, na maioria dos casos, ela nunca parece se referir a um coro. Finalmente, discutirei alguns cenários de transmissão das odes, propondo que a escrita não precisa ser proposta para a transmissão do texto até uma data bem tardia e que uma tradição de reperformances orais dos poemas deve ter tido um papel essencial na preservação do texto.
id USP_78230341e55a6c0d245197bc99ceb0d5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052014-110834
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricosEpikomios Hymnos: investigations on the performance of Pindaric epinikiaChoral theoryEpiníciosEpinikiaPerformancePerformancePindarPíndaroPoetic praxisSolo theoryTeoria coralTeoria soloNesta tese, irei investigar as implicações que o uso consistente que Píndaro e Baquílides fazem do termo têm para a ocasião de performance dos epinícios. Irei argumentar, do ponto de vista da Linguística e da Poética Cognitivas, que, através de uma análise das passagens relevantes da literatura grega, de Homero ao drama do século V, o termo sempre implica algum tipo de celebração, seja móvel ou não, e que ele nunca é usado para denotar canção ou coro. Também irei argumentar que implica um frame dentro de um Modelo Cognitivo Idealizado para CELEBRAÇÃO DE VITÓRIA, dentro do qual referências às odes devem ser entendidas. Baseando-me nesta análise irei discutir as implicações dos resultados e reexaminar a pressuposição, atualmente tida como não problemática, segundo a qual as odes eram sempre executadas por um coro em sua première. Além disso, irei discutir também o problema da identificação da persona loquens nos poemas e irei propor que, na maioria dos casos, ela nunca parece se referir a um coro. Finalmente, discutirei alguns cenários de transmissão das odes, propondo que a escrita não precisa ser proposta para a transmissão do texto até uma data bem tardia e que uma tradição de reperformances orais dos poemas deve ter tido um papel essencial na preservação do texto.In this thesis I shall investigate the implications of the consistent use Pindar and Bacchylides make of the term to the occasion of the performance of the epinikia. I shall argue, from the perspective of Cognitive Linguistics and Poetics, that, through the 9 analysis of the relevant passages in Greek literature from Homer to the V century drama, the term always implies some sort celebration, either mobile or not, and that it is never used to denote either song or chorus. Most importantly I shall argue that implies a frame in an Idealized Cognitive Model for VICTORY CELEBRATION within which references to the victory ode must be understood. Based on this, I shall discuss the implications of these results and try to reexamine the assumption, held as unproblematic by the majority of critics, that the victory odes were always performed chorally on its premiere. Additionally I shall also discuss the problems of identifying the persona loquens in the poems and I shall propose that in most cases it never seems to refer to a chorus. Finally, I shall discuss some scenarios of transmission of the odes, proposing that writing needs not be assumed for the transmission of the text until a fairly late date and that a continuous tradition of oral reperformances must have played an essential role in the preservation of the text.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWerner, ChristianPires, Robert Brose2014-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13052014-110834/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-13052014-110834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
Epikomios Hymnos: investigations on the performance of Pindaric epinikia
title Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
spellingShingle Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
Pires, Robert Brose
Choral theory
Epinícios
Epinikia
Performance
Performance
Pindar
Píndaro
Poetic praxis
Solo theory
Teoria coral
Teoria solo
title_short Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
title_full Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
title_fullStr Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
title_full_unstemmed Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
title_sort Epikomios Hymnos: investigações sobre a performance dos epinícios pindáricos
author Pires, Robert Brose
author_facet Pires, Robert Brose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Werner, Christian
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Robert Brose
dc.subject.por.fl_str_mv Choral theory
Epinícios
Epinikia
Performance
Performance
Pindar
Píndaro
Poetic praxis
Solo theory
Teoria coral
Teoria solo
topic Choral theory
Epinícios
Epinikia
Performance
Performance
Pindar
Píndaro
Poetic praxis
Solo theory
Teoria coral
Teoria solo
description Nesta tese, irei investigar as implicações que o uso consistente que Píndaro e Baquílides fazem do termo têm para a ocasião de performance dos epinícios. Irei argumentar, do ponto de vista da Linguística e da Poética Cognitivas, que, através de uma análise das passagens relevantes da literatura grega, de Homero ao drama do século V, o termo sempre implica algum tipo de celebração, seja móvel ou não, e que ele nunca é usado para denotar canção ou coro. Também irei argumentar que implica um frame dentro de um Modelo Cognitivo Idealizado para CELEBRAÇÃO DE VITÓRIA, dentro do qual referências às odes devem ser entendidas. Baseando-me nesta análise irei discutir as implicações dos resultados e reexaminar a pressuposição, atualmente tida como não problemática, segundo a qual as odes eram sempre executadas por um coro em sua première. Além disso, irei discutir também o problema da identificação da persona loquens nos poemas e irei propor que, na maioria dos casos, ela nunca parece se referir a um coro. Finalmente, discutirei alguns cenários de transmissão das odes, propondo que a escrita não precisa ser proposta para a transmissão do texto até uma data bem tardia e que uma tradição de reperformances orais dos poemas deve ter tido um papel essencial na preservação do texto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13052014-110834/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13052014-110834/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256933233328128