Os discursos de humor em vídeos do YouTube: análise das estratégias discursivas por meio da semiótica greimasiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18072024-163414/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas para a construção do humor nas histórias contadas em três vídeos, cada um contendo vários episódios com vários personagens rotulados como pobre e rico, do youtuber Whindersson Nunes. Os vídeos foram baixados do canal do humorista hospedado na plataforma YouTube. Para atingir o objetivo, fundamentamo-nos no aparato metodológico da Semiótica de linha francesa, a semiótica greimasiana, mais especificamente, no nível discursivo do percurso gerativo, não sem no entanto, fazermos incursões nos níveis fundamental e narrativo, para melhor abalizar os efeitos de sentido, por meio das isotopias, para chegarmos à figurativização e à tematização e perceber se são reforçados os estereótipos que levam à discriminação e ao preconceito das camadas sociais dos personagens envolvidos nas histórias. Para dar maior sustentação à tese, ainda buscamos fundamentação nos estudos sobre o humor e também sobre a tecnologia. Orientados pelas seguintes questões: há uma construção de imagem estereotipada de rico e de pobre nos textos selecionados? Essas temáticas reverberam o preconceito contra a classe de camadas mais baixas da sociedade? O humor que advém das histórias provoca efeitos depreciativos contra essas classes, já que as redes sociais alcançam um número exponencialmente gigante de pessoas? Como resultado, queremos ratificar que o humor pode advir de textos distintos, no entanto, o preconceito e a discriminação estão diretamente atrelados à escolha das estratégias do enunciador. No corpus analisado, a repercussão proporcionada por esse tipo de humor que zomba de determinados comportamentos, tomados como chacota ou explicitando as ações com um viés de deboche das relações cotidianas de determinados grupos sociais poderia nos levar ao efeito de sentido de reverberação de preconceitos arraigados socialmente, no entanto, entendemos que ele ajuda a compreender comportamentos dos seres humanos, em contextos diversos e nos ajuda ainda, por meio desse simulacro, a compreender visões de mundo cultivadas nessas classes sociais e a perceber problemas por que passam, sem que haja discriminação, preconceito ou racismo. O estereótipo dos personagens do texto nos faz construir sentidos distintos e fazer uma relação com a sociedade e suas desigualdades sociais, por isso os vídeos selecionados tem como foco a polarização riqueza versus pobreza, e o comportamento desses sujeitos pertencentes a essas camadas sociais |
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Os discursos de humor em vídeos do YouTube: análise das estratégias discursivas por meio da semiótica greimasianaHumor speeches in YouTube videos: analysis of discursive strategies through greimasian semioticsDiscursive syntaxFigurativizaçãoFigurativizationHumorHumorIsotopiasIsotopiesRedes sociaisSintaxe discursivaSocial networksTematizaçãoThematizationEste trabalho tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas para a construção do humor nas histórias contadas em três vídeos, cada um contendo vários episódios com vários personagens rotulados como pobre e rico, do youtuber Whindersson Nunes. Os vídeos foram baixados do canal do humorista hospedado na plataforma YouTube. Para atingir o objetivo, fundamentamo-nos no aparato metodológico da Semiótica de linha francesa, a semiótica greimasiana, mais especificamente, no nível discursivo do percurso gerativo, não sem no entanto, fazermos incursões nos níveis fundamental e narrativo, para melhor abalizar os efeitos de sentido, por meio das isotopias, para chegarmos à figurativização e à tematização e perceber se são reforçados os estereótipos que levam à discriminação e ao preconceito das camadas sociais dos personagens envolvidos nas histórias. Para dar maior sustentação à tese, ainda buscamos fundamentação nos estudos sobre o humor e também sobre a tecnologia. Orientados pelas seguintes questões: há uma construção de imagem estereotipada de rico e de pobre nos textos selecionados? Essas temáticas reverberam o preconceito contra a classe de camadas mais baixas da sociedade? O humor que advém das histórias provoca efeitos depreciativos contra essas classes, já que as redes sociais alcançam um número exponencialmente gigante de pessoas? Como resultado, queremos ratificar que o humor pode advir de textos distintos, no entanto, o preconceito e a discriminação estão diretamente atrelados à escolha das estratégias do enunciador. No corpus analisado, a repercussão proporcionada por esse tipo de humor que zomba de determinados comportamentos, tomados como chacota ou explicitando as ações com um viés de deboche das relações cotidianas de determinados grupos sociais poderia nos levar ao efeito de sentido de reverberação de preconceitos arraigados socialmente, no entanto, entendemos que ele ajuda a compreender comportamentos dos seres humanos, em contextos diversos e nos ajuda ainda, por meio desse simulacro, a compreender visões de mundo cultivadas nessas classes sociais e a perceber problemas por que passam, sem que haja discriminação, preconceito ou racismo. O estereótipo dos personagens do texto nos faz construir sentidos distintos e fazer uma relação com a sociedade e suas desigualdades sociais, por isso os vídeos selecionados tem como foco a polarização riqueza versus pobreza, e o comportamento desses sujeitos pertencentes a essas camadas sociaisThis work aims to analyze the strategies used to build humor in the stories told in three videos, each one containing several episodes with several characters labeled poor and rich, by the youtuber Whindersson Nunes. The videos were downloaded from the comedian\'s channel hosted on the YouTube platform. In order to reach the objective, we base ourselves on the methodological apparatus of Semiotics of the French line, the greimasian semiotics, more specifically, on the discursive level of the generative course, not without, however, making incursions on the fundamental and narrative levels, to better underline the effects of sense, through the isotopies, to arrive at figurativization and thematization and to perceive if the stereotypes that lead to discrimination and prejudice of the social strata of the characters involved in the stories are reinforced. To give greater support to the thesis, we still seek foundation in studies on humor and also on technology. Guided by the following questions: is there a construction of a stereotyped image of rich and poor in the selected texts? Do these themes reverberate prejudice against the lower classes of society? Does the humor that comes from the stories provoke derogatory effects against these classes, since social networks reach an exponentially huge number of people? As a result, we want to ratify that humor can come from different texts, however, prejudice and discrimination are directly linked to the enunciator\'s choice of strategies. In the analyzed corpus, the repercussion provided by this type of humor that mocks certain behaviors, mocking everyday relationships of certain social groups could lead us to the effect of reverberating socially rooted prejudices, however, we understand that it helps to understand behaviors of human beings, in different contexts and it also helps us, through this simulacrum, to understand world views cultivated in these social classes and to perceive the problems they go through, without any discrimination, prejudice or racism. The stereotype of the characters in the text makes us construct different meanings and form a relationship with society and its social inequalities, which is why the selected videos focus on the wealth versus poverty polarization and the behavior of these subjects belonging to these social layersBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Ivã CarlosFerreira, Teresinha de Jesus2024-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18072024-163414/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-18T19:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-163414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-18T19:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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