Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Análie Francine Matias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-28022020-134105/
Resumo: O caminho da Educação do Campo é um desafio ao se considerar a dinâmica do campo em relação à sociedade, às políticas, ao currículo, ao Estado e ao conjunto de características culturais que o permeia. Nesse sentido a educação para os povos do campos, sempre foi palco de lutas, principalmente por parte dos movimentos sociais do campo, entre eles destacamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que influenciou diretamente na constituição de diversas políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Nessa perspectiva encontramos a Pedagogia da Alternância, reconhecida nessa pesquisa como uma metodologia, adotada por diversas instituições de ensino do campo. Delimitamos assim nosso objeto de estudo: o Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), devido sua política de ensino, pesquisa, e extensão, em sua fundamentação nos princípios pedagógicos e filosóficos da Educação do Campo, Agroecologia, da Educação Profissional e Tecnológica, e 100% dos seus cursos ofertados em alternância pedagógica. Logo, esta pesquisa buscou investigar a materialidade da Pedagogia da Alternância no CRMB, utilizando como exemplo o seu principal curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, documentos institucionais, legislações, assim como, alguns referenciais produzidos sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Como fundamentação teórica nos pautamos pelos autores que discutem a Educação do Campo, entre eles: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. Em relação à Pedagogia da Alternância, nossa principal referência é Daniel Chartier, seguido de autores que classificam, discutem ou definem a formação em alternância, como, Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. Com o objetivo principal de compreender a Pedagogia da Alternância aplicada a essa instituição de modo a identificar como sua utilização contribui para o processo de aprendizagem do alternante e possivelmente para o desenvolvimento local.
id USP_785bc5f05dcbd626e073d39308cf1115
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28022020-134105
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)Education of the field: The materialization of the pedagogy of alternation in the Rural Campus of Marabá - CRMB of the Federal Institute of Education, Science and technology of Pará (IFPA)Educação do campoEducação profissionalField educationPedagogia da alternânciaPedagogy of alternationVocational trainingO caminho da Educação do Campo é um desafio ao se considerar a dinâmica do campo em relação à sociedade, às políticas, ao currículo, ao Estado e ao conjunto de características culturais que o permeia. Nesse sentido a educação para os povos do campos, sempre foi palco de lutas, principalmente por parte dos movimentos sociais do campo, entre eles destacamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que influenciou diretamente na constituição de diversas políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Nessa perspectiva encontramos a Pedagogia da Alternância, reconhecida nessa pesquisa como uma metodologia, adotada por diversas instituições de ensino do campo. Delimitamos assim nosso objeto de estudo: o Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), devido sua política de ensino, pesquisa, e extensão, em sua fundamentação nos princípios pedagógicos e filosóficos da Educação do Campo, Agroecologia, da Educação Profissional e Tecnológica, e 100% dos seus cursos ofertados em alternância pedagógica. Logo, esta pesquisa buscou investigar a materialidade da Pedagogia da Alternância no CRMB, utilizando como exemplo o seu principal curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, documentos institucionais, legislações, assim como, alguns referenciais produzidos sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Como fundamentação teórica nos pautamos pelos autores que discutem a Educação do Campo, entre eles: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. Em relação à Pedagogia da Alternância, nossa principal referência é Daniel Chartier, seguido de autores que classificam, discutem ou definem a formação em alternância, como, Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. Com o objetivo principal de compreender a Pedagogia da Alternância aplicada a essa instituição de modo a identificar como sua utilização contribui para o processo de aprendizagem do alternante e possivelmente para o desenvolvimento local.The path of field education is a challenge when considering the dynamics of the field in relation to society, policies, curriculum, state and the set of cultural characteristics that permeates it. In this sense, education for the peoples of the fields, has always been the stage of struggles, mainly on the part of the social movements of the countryside, among them we highlight the movement of landless Rural workers (MST), which directly influenced the Constitution of Various public policies aimed at field education. From this perspective we find the pedagogy of alternation, recognized in this research as a methodology, adopted by several educational institutions in the field. We thus delineate our object of study: The Rural Campus of Marabá (CRMB), the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), due to its policy of teaching, research, and extension, in its reasoning in the principles Pedagogic and philosophical education of the field, agroecology, professional and technological education, and 100% of their courses offered in pedagogical alternation. Therefore, this research sought to investigate the materiality of the pedagogy of alternation in CRMB, using as an example its main course: Technician in agriculture integrated to high school. We developed a bibliographic and documentary research, using among the sources of research, institutional documents, legislations, as well as some references produced on the field education and the pedagogy of Switch. As a theoretical basis we are guided by the authors who discuss the education of the field, among them: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. In relation to the pedagogy of alternation, our main reference is Daniel Chartier, followed by authors who classify, discuss or define the formation in alternation, such as Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. With the main objective of understanding the pedagogy of alternation applied to this institution in order to identify how its use contributes to the learning process of the alternant and possibly to the local development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCassin, MarcosMiranda, Análie Francine Matias2019-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-28022020-134105/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-14T23:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-28022020-134105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-14T23:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Education of the field: The materialization of the pedagogy of alternation in the Rural Campus of Marabá - CRMB of the Federal Institute of Education, Science and technology of Pará (IFPA)
title Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
spellingShingle Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Miranda, Análie Francine Matias
Educação do campo
Educação profissional
Field education
Pedagogia da alternância
Pedagogy of alternation
Vocational training
title_short Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_full Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_fullStr Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_full_unstemmed Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_sort Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
author Miranda, Análie Francine Matias
author_facet Miranda, Análie Francine Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassin, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Análie Francine Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação profissional
Field education
Pedagogia da alternância
Pedagogy of alternation
Vocational training
topic Educação do campo
Educação profissional
Field education
Pedagogia da alternância
Pedagogy of alternation
Vocational training
description O caminho da Educação do Campo é um desafio ao se considerar a dinâmica do campo em relação à sociedade, às políticas, ao currículo, ao Estado e ao conjunto de características culturais que o permeia. Nesse sentido a educação para os povos do campos, sempre foi palco de lutas, principalmente por parte dos movimentos sociais do campo, entre eles destacamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que influenciou diretamente na constituição de diversas políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Nessa perspectiva encontramos a Pedagogia da Alternância, reconhecida nessa pesquisa como uma metodologia, adotada por diversas instituições de ensino do campo. Delimitamos assim nosso objeto de estudo: o Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), devido sua política de ensino, pesquisa, e extensão, em sua fundamentação nos princípios pedagógicos e filosóficos da Educação do Campo, Agroecologia, da Educação Profissional e Tecnológica, e 100% dos seus cursos ofertados em alternância pedagógica. Logo, esta pesquisa buscou investigar a materialidade da Pedagogia da Alternância no CRMB, utilizando como exemplo o seu principal curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, documentos institucionais, legislações, assim como, alguns referenciais produzidos sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Como fundamentação teórica nos pautamos pelos autores que discutem a Educação do Campo, entre eles: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. Em relação à Pedagogia da Alternância, nossa principal referência é Daniel Chartier, seguido de autores que classificam, discutem ou definem a formação em alternância, como, Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. Com o objetivo principal de compreender a Pedagogia da Alternância aplicada a essa instituição de modo a identificar como sua utilização contribui para o processo de aprendizagem do alternante e possivelmente para o desenvolvimento local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-28022020-134105/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-28022020-134105/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091143082704896