A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nemi Neto, Joao
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03052007-105431/
Resumo: Esta dissertação pretende, mediante a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2005 - Plano Nacional do Livro Didático, trazer à luz discussões a respeito dos gêneros narrativos ficcionais nas escolas hoje. O trabalho se inicia com o levantamento e discussão das principais correntes teóricas acerca da narrativa e teorias da narratividade. A partir daí, buscando conceituar gêneros do discurso e tipos de texto, eixo norteador desta pesquisa, apresentamos elementos da discussão recente sobre o assunto entre os pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa. Em seguida, procuramos analisar a forma como esses conceitos aparecem nos documentos oficiais - PCN e PNLD. Por fim, apresentamos a análise de duas coleções didáticas (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) dirigidas a alunos do Ensino Fundamental II à luz das discussões anteriores. Com a discussão teórica sobre a presença dos gêneros do discurso e tipos de texto nos documentos oficiais e livros didáticos e a análise do livro didático de Português para o Ensino Fundamental II, pretendemos levantar questões sobre a importância da produção do texto narrativo ficcional na escola hoje.
id USP_789bc310b5ff08bda17038ae025e5004
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03052007-105431
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.Narrative in Schools: A study of the narrative genres in Portuguese Text books.Discourse genresGêneros do discursoGêneros textuaisLivro didático de Língua PortuguesaNarrativaNarrativePCNPCNPNLDPNLDPortuguese text booksTipos de textoTypes of textEsta dissertação pretende, mediante a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2005 - Plano Nacional do Livro Didático, trazer à luz discussões a respeito dos gêneros narrativos ficcionais nas escolas hoje. O trabalho se inicia com o levantamento e discussão das principais correntes teóricas acerca da narrativa e teorias da narratividade. A partir daí, buscando conceituar gêneros do discurso e tipos de texto, eixo norteador desta pesquisa, apresentamos elementos da discussão recente sobre o assunto entre os pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa. Em seguida, procuramos analisar a forma como esses conceitos aparecem nos documentos oficiais - PCN e PNLD. Por fim, apresentamos a análise de duas coleções didáticas (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) dirigidas a alunos do Ensino Fundamental II à luz das discussões anteriores. Com a discussão teórica sobre a presença dos gêneros do discurso e tipos de texto nos documentos oficiais e livros didáticos e a análise do livro didático de Português para o Ensino Fundamental II, pretendemos levantar questões sobre a importância da produção do texto narrativo ficcional na escola hoje.This dissertation aims at discussing the narrative genres in schools today. The first part presents the main theoretical studies about narrative and narratology. By the study on discourse genres and types of text, main trait of this research, it is intended to show elements of a recent discussion among researchers in the field of teaching Portuguese. Next, it is investigated the concepts of genre and text in the official documents - PCN and PNLD. Finally, it is presented an analysis of two collections of books (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) intended for Ensino Fundamental II students. By presenting a discussion on discourse genres and types of texts in the official documents and text books and an analysis of Portuguese text books, it is intended to raise questions on the importance of fiction writing in schools today.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Neide Luzia deNemi Neto, Joao2007-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03052007-105431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-03052007-105431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
Narrative in Schools: A study of the narrative genres in Portuguese Text books.
title A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
spellingShingle A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
Nemi Neto, Joao
Discourse genres
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Livro didático de Língua Portuguesa
Narrativa
Narrative
PCN
PCN
PNLD
PNLD
Portuguese text books
Tipos de texto
Types of text
title_short A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
title_full A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
title_fullStr A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
title_full_unstemmed A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
title_sort A narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português.
author Nemi Neto, Joao
author_facet Nemi Neto, Joao
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Neide Luzia de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nemi Neto, Joao
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse genres
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Livro didático de Língua Portuguesa
Narrativa
Narrative
PCN
PCN
PNLD
PNLD
Portuguese text books
Tipos de texto
Types of text
topic Discourse genres
Gêneros do discurso
Gêneros textuais
Livro didático de Língua Portuguesa
Narrativa
Narrative
PCN
PCN
PNLD
PNLD
Portuguese text books
Tipos de texto
Types of text
description Esta dissertação pretende, mediante a análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2005 - Plano Nacional do Livro Didático, trazer à luz discussões a respeito dos gêneros narrativos ficcionais nas escolas hoje. O trabalho se inicia com o levantamento e discussão das principais correntes teóricas acerca da narrativa e teorias da narratividade. A partir daí, buscando conceituar gêneros do discurso e tipos de texto, eixo norteador desta pesquisa, apresentamos elementos da discussão recente sobre o assunto entre os pesquisadores na área de ensino de língua portuguesa. Em seguida, procuramos analisar a forma como esses conceitos aparecem nos documentos oficiais - PCN e PNLD. Por fim, apresentamos a análise de duas coleções didáticas (Português: Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães e Português: Uma proposta para o letramento de Magda Soares) dirigidas a alunos do Ensino Fundamental II à luz das discussões anteriores. Com a discussão teórica sobre a presença dos gêneros do discurso e tipos de texto nos documentos oficiais e livros didáticos e a análise do livro didático de Português para o Ensino Fundamental II, pretendemos levantar questões sobre a importância da produção do texto narrativo ficcional na escola hoje.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03052007-105431/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03052007-105431/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256633369952256