A Galeria de Arte das Folhas e o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea: arte e meio artístico em São Paulo, 1958-1962
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03122020-214613/ |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo recuperar a história da Galeria de Arte das Folhas (GAF) - espaço expositivo sem fins lucrativos operante em São Paulo entre 1958 e 1962 - e do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea (PLAC) - láurea de caráter aquisitivo distribuída anualmente para as categorias de pintura, escultura, desenho e gravura. Nascida de uma dissidência da diretoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo por ocasião dos preparativos da IV Bienal de São Paulo, a GAF era comandada pelo industrial e mecenas Isaí Leirner e pelo crítico de arte José Geraldo Vieira, com apoio do Grupo Folhas S.A., que sediava o espaço. Para atingir sua meta de fomentar a produção e a difusão da arte moderna em território nacional, a GAF realizava dois tipos de exposições: as especiais, de artistas convidados, e as \"individuais simultâneas\", de artistas concorrentes ao PLAC. Baseado em levantamentos realizados em catálogos e folders impressos pela GAF e complementado por publicações na imprensa de época, este trabalho aborda o empreendimento sob vários aspectos: das atividades que promoveu às especificidades de seus estatutos, passando por avaliações do sistema da arte no qual estava inserido. As quarenta obras premiadas são analisadas, bem como os motivos que levaram à escolha dos seus respectivos destinos: o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. Ao mesmo tempo, buscou-se traçar o perfil dos 151 artistas que concorreram nas quatro edições do PLAC e discutir a produção por eles apresentada. Por fim, para dar conta da heterogeneidade do conjunto, sugerimos possibilidades de agrupamentos de obras que não se esgotam nos rótulos \"concretismo\", \"neoconcretismo\" e \"abstração não geométrica\" - tendências da época consagradas pela historiografia da arte que nos chega aos dias de hoje. |
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A Galeria de Arte das Folhas e o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea: arte e meio artístico em São Paulo, 1958-1962The Galeria de Arte das Folhas and the Prêmio Leirner de Arte Contemporânea: Art and Artistic Milieu in São Paulo, 1958-1962Art HistoryArte ModernaArtistic SystemGaleria de Arte das FolhasGaleria de Arte das FolhasHistória da ArteModern ArtPrêmio Leirner de Arte ContemporâneaPrêmio Leirner de Arte ContemporâneaSistema ArtísticoEsta investigação tem como objetivo recuperar a história da Galeria de Arte das Folhas (GAF) - espaço expositivo sem fins lucrativos operante em São Paulo entre 1958 e 1962 - e do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea (PLAC) - láurea de caráter aquisitivo distribuída anualmente para as categorias de pintura, escultura, desenho e gravura. Nascida de uma dissidência da diretoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo por ocasião dos preparativos da IV Bienal de São Paulo, a GAF era comandada pelo industrial e mecenas Isaí Leirner e pelo crítico de arte José Geraldo Vieira, com apoio do Grupo Folhas S.A., que sediava o espaço. Para atingir sua meta de fomentar a produção e a difusão da arte moderna em território nacional, a GAF realizava dois tipos de exposições: as especiais, de artistas convidados, e as \"individuais simultâneas\", de artistas concorrentes ao PLAC. Baseado em levantamentos realizados em catálogos e folders impressos pela GAF e complementado por publicações na imprensa de época, este trabalho aborda o empreendimento sob vários aspectos: das atividades que promoveu às especificidades de seus estatutos, passando por avaliações do sistema da arte no qual estava inserido. As quarenta obras premiadas são analisadas, bem como os motivos que levaram à escolha dos seus respectivos destinos: o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. Ao mesmo tempo, buscou-se traçar o perfil dos 151 artistas que concorreram nas quatro edições do PLAC e discutir a produção por eles apresentada. Por fim, para dar conta da heterogeneidade do conjunto, sugerimos possibilidades de agrupamentos de obras que não se esgotam nos rótulos \"concretismo\", \"neoconcretismo\" e \"abstração não geométrica\" - tendências da época consagradas pela historiografia da arte que nos chega aos dias de hoje.This investigation seeks to recover the history behind the Galeria de Arte das Folhas [Folhas Art Gallery] (GAF) - a non-profit exhibition space operating in São Paulo between 1958 and 1962 - and the Prêmio Leirner de Arte Contemporânea [Leirner Prize for Contemporary Art] (PLAC) - an annual acquisition prize encompassing painting, sculpture, drawing and engraving. The GAF originated from a dissidence of the board of directors of the Museu de Arte Moderna de São Paulo [Museum of Modern Art of São Paulo] during the preparations for the 4th São Paulo Biennial. Headed by industrialist and philanthropist Isaí Leirner and art critic José Geraldo Vieira, it counted with the support of media conglomerate Grupo Folhas S.A., which housed the GAF in its own headquarters. In order to achieve its goal of fostering the production and advancing the dissemination of modern art throughout Brazil, the GAF promoted two kinds of exhibitions: special ones dealing with the work of invited artists, and simultaneously held solo exhibitions dedicated to artists competing for the PLAC. Based on research done in the catalogues and leaflets produced by the GAF, as well as coeval newspaper articles, this inquiry investigates the gallery\'s activities under several aspects: the activities it promoted, the peculiarities of its charters, and the art system of which it was part. The forty artworks awarded prizes during its continuance are analyzed, as well as the reasons leading to their donation to different institutions such as the Museu de Arte de São Paulo, the Museu Nacional de Belas Artes, in Rio de Janeiro, the Museu de Arte da Pampulha, in Belo Horizonte, and the Museu de Arte Moderna da Bahia, in Salvador. This research also seeks to outline the profiles of the 151 artists who took part in the four editions of the PLAC, as well as discuss the works that were exhibited in them. Ultimately, to make sense of the heterogeneity of the group of works shown, it suggests possible groupings that transcend the commonly accepted labels of concrete, neoconcrete, and non-geometric abstraction - considered by mainstream art history as being the dominant forces at play during those years.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Ana GonçalvesBarros, Regina Teixeira de2020-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03122020-214613/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-04T03:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122020-214613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-04T03:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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