Cada tempo no seu tempo : um estudo da trajetória dos saberes e fazeres artesanais de Ubatuba-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-18092024-144507/ |
Resumo: | A produção artesanal das comunidades tradicionais do município de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, vem passando por constantes transformações. Desde mudanças de técnicas, materiais, até cores, texturas e, principalmente, aplicações diferentes do habitual. Isso se deve ao fato de que leis ambientais foram criadas visando à preservação, ao passo que impossibilitam a manifestação de suas identidades. As funcionalidades destes objetos também se modificaram. São expressões artesanais que prevalecem por muitos anos e que agora ganharam um novo olhar, significado e importância, aspirando um processo econômico e aceitação. Esta pesquisa teve por objetivo descobrir os aspectos do processo criativo que as comunidades vêm passando ao revitalizar esses saberes e fazeres intergeracionais; apresentar suas causas; e encontrar como o posicionamento de suas manualidades pode afetar a identidade, o território e a manutenção dessas comunidades. Para auxiliar na pesquisa, foram identificadas lacunas e iniciativas potenciais de melhoria e continuidade, incluindo relatos de agentes das comunidades tradicionais e a integração das práticas artesanais ao turismo local. O presente trabalho destacou a relevância de políticas públicas eficazes para valorizar o trabalho dos artesãos, promovendo sua inclusão econômica e social e preservando essas manifestações culturais, mediante uma investigação qualitativa descritiva-observacional, através de visitas, conversas assistemáticas e entrevistas com alguns artesãos desses grupos, acompanhando o processo de feitura desses artefatos. Foram ainda analisados dados quantitativos, adquiridos por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e dados de projetos culturais. Também foram levantados dados primários, como visitas ao acervo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), bibliografia especializada, legislação e políticas culturais acerca do tema, além de dados secundários, por meio de bases científicas, artigos, teses e dissertações que trabalham o tema em questão. |
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Cada tempo no seu tempo : um estudo da trajetória dos saberes e fazeres artesanais de Ubatuba-SPEach time in its time : a study of the journey of artisanal know-how in Ubatuba-SPartesanatocoastal communitiescomunidades litorâneascultural policyenvironmenthandicraftmeio ambientepolítica culturalUbatubaUbatubaA produção artesanal das comunidades tradicionais do município de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, vem passando por constantes transformações. Desde mudanças de técnicas, materiais, até cores, texturas e, principalmente, aplicações diferentes do habitual. Isso se deve ao fato de que leis ambientais foram criadas visando à preservação, ao passo que impossibilitam a manifestação de suas identidades. As funcionalidades destes objetos também se modificaram. São expressões artesanais que prevalecem por muitos anos e que agora ganharam um novo olhar, significado e importância, aspirando um processo econômico e aceitação. Esta pesquisa teve por objetivo descobrir os aspectos do processo criativo que as comunidades vêm passando ao revitalizar esses saberes e fazeres intergeracionais; apresentar suas causas; e encontrar como o posicionamento de suas manualidades pode afetar a identidade, o território e a manutenção dessas comunidades. Para auxiliar na pesquisa, foram identificadas lacunas e iniciativas potenciais de melhoria e continuidade, incluindo relatos de agentes das comunidades tradicionais e a integração das práticas artesanais ao turismo local. O presente trabalho destacou a relevância de políticas públicas eficazes para valorizar o trabalho dos artesãos, promovendo sua inclusão econômica e social e preservando essas manifestações culturais, mediante uma investigação qualitativa descritiva-observacional, através de visitas, conversas assistemáticas e entrevistas com alguns artesãos desses grupos, acompanhando o processo de feitura desses artefatos. Foram ainda analisados dados quantitativos, adquiridos por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e dados de projetos culturais. Também foram levantados dados primários, como visitas ao acervo da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), bibliografia especializada, legislação e políticas culturais acerca do tema, além de dados secundários, por meio de bases científicas, artigos, teses e dissertações que trabalham o tema em questão.The artisanal production of traditional communities in the municipality of Ubatuba, on the northern coast of the state of São Paulo, has been undergoing constant transformations. From changes in techniques, materials, to colors, textures, and, mainly, different applications than usual. This is due to the fact that environmental laws have been created aiming at preservation, while making it impossible to express their identities. The functionalities of these objects have also changed. These are artisanal expressions that have prevailed for many years and now that have gained a new perspective, meaning, and importance, aspiring to an economic process and acceptance. This research intended to discover the aspects of the creative process that communities have been going through when revitalizing these intergenerational knowledge and practices; present their causes; and find out how the positioning of their handicrafts can affect the identity, territory, and maintenance of these communities. To assist in the research, gaps and potential initiatives for improvement and continuity were identified, including reports from agents of traditional communities and the integration of artisanal practices into local tourism. This study highlighted the relevance of effective public policies to value the work of artisans, promoting their economic and social inclusion, and preserving these cultural manifestations, through a descriptive-observational qualitative investigation, through visits, unsystematic conversations, and interviews with some artisans from these groups, following the process of making these artifacts. Quantitative data were also analyzed, acquired through the Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Brazilian Handicraft Registration Information System), and data from cultural projects. Primary data were also collected, such as visits to the collection of Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Ubatuba Art and Culture Foundation), specialized bibliography, legislation, and cultural policies on the subject, as well as secondary data, through scientific databases, articles, theses, and dissertations that work on the subject in question.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBagolin, Luiz ArmandoPuelles, Alejandra Carolina Labarca2024-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-18092024-144507/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-18092024-144507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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