Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de Biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21122022-172933/ |
Resumo: | O ensino de Botânica na perspectiva da biodiversidade vegetal é importante para que os(as) estudantes tenham uma visão holística do planeta e do lugar onde vivem. O ensino da área enfrenta alguns desafios, sendo necessário buscar estratégias para torná-lo cada vez menos memorístico e mais estimulante. Uma das possibilidades de enfrentamento relaciona-se a formação docente. Mobilizar os diversos conhecimentos base nessa formação possibilita que os(as) licenciandos(as) enfrentem com maior embasamento os desafios do processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, a educação à distância é uma modalidade que deve ser pesquisada com maior profundidade, pois, nas últimas décadas, a oferta de cursos de licenciatura cresceu consideravelmente e entender suas potencialidades e limitações permitirá ofertar cursos com maior qualidade. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa é ampliar os conhecimentos sobre a formação de professores de Biologia em EaD, a partir do estudo dos conhecimentos base docentes abordadas. Os objetivos específicos são: I) Identificar os Conhecimentos base, conforme propostos por Shulman (1987) e Mishra e Koehler (2008), abordados em um curso EaD de Licenciatura em Biologia; II) Compreender como o tema biodiversidade vegetal é abordado nas disciplinas da área de Botânica, identificando os conhecimentos base trabalhados nessas disciplinas. Para isso, analisamos os recursos disponibilizados no AVA nos dois últimos anos do curso de Licenciatura em Biologia oferecido pela UNIVESP. As categorias de análise foram estabelecidas à priori a partir do referencial teórico escolhido. Com a análise dos materiais, identificamos que nas aulas predominaram indícios do Conhecimento do Conteúdo, o que é esperado para uma formação de uma área específica como a da Biologia. No entanto, como se trata de um curso para professores(as), esperávamos identificar uma maior quantidade de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Ainda, por ser uma licenciatura oferecida na modalidade à distância mediada por tecnologia digital, seria também esperado mais indícios do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Em relação à frequência dos indícios de Conhecimentos Bases referentes à temática Biodiversidade Vegetal, os padrões são semelhantes aos encontrados no curso como um todo. No entanto, os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas da área de Botânica demonstraram uma maior preocupação em articular o conhecimento da área com seu ensino, principalmente articulando com a biodiversidade. Além disso, as disciplinas de Botânica apresentaram, de modo geral, os ingredientes necessários para a formação de professores(as), contudo, enfatizamos que a falta de aulas práticas pode ter um impacto negativo no ensino da área. Em nossa análise, o curso mobilizou os Conhecimentos de forma desequilibrada, o que pode ser negativo na formação dos(as) licenciandos(as). Entendemos que a formação dos docentes que organizaram as disciplinas no ensino superior é um importante fator para manutenção da qualidade do curso. Finalmente, destacamos que dois anos do curso analisado apresentaram características semelhantes à de cursos presenciais, sendo que os recursos tecnológicos foram menos explorados do que poderiam na modalidade à distância. |
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Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de BiologiaPlant Biodiversity and teacher training: analysis of knowledge base in a distance education degree in BiologyConhecimento baseConhecimento Pedagógico do ConteúdoConhecimento Tecnológico Pedagógico Conteúdo,Ensino de BotânicaFormação de professoresKnowledge BasesPedagogical Content KnowledgeTeacher trainingTeaching of BotanyTechnological Pedagogical Content Knowledge,O ensino de Botânica na perspectiva da biodiversidade vegetal é importante para que os(as) estudantes tenham uma visão holística do planeta e do lugar onde vivem. O ensino da área enfrenta alguns desafios, sendo necessário buscar estratégias para torná-lo cada vez menos memorístico e mais estimulante. Uma das possibilidades de enfrentamento relaciona-se a formação docente. Mobilizar os diversos conhecimentos base nessa formação possibilita que os(as) licenciandos(as) enfrentem com maior embasamento os desafios do processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, a educação à distância é uma modalidade que deve ser pesquisada com maior profundidade, pois, nas últimas décadas, a oferta de cursos de licenciatura cresceu consideravelmente e entender suas potencialidades e limitações permitirá ofertar cursos com maior qualidade. Sendo assim, o objetivo geral da presente pesquisa é ampliar os conhecimentos sobre a formação de professores de Biologia em EaD, a partir do estudo dos conhecimentos base docentes abordadas. Os objetivos específicos são: I) Identificar os Conhecimentos base, conforme propostos por Shulman (1987) e Mishra e Koehler (2008), abordados em um curso EaD de Licenciatura em Biologia; II) Compreender como o tema biodiversidade vegetal é abordado nas disciplinas da área de Botânica, identificando os conhecimentos base trabalhados nessas disciplinas. Para isso, analisamos os recursos disponibilizados no AVA nos dois últimos anos do curso de Licenciatura em Biologia oferecido pela UNIVESP. As categorias de análise foram estabelecidas à priori a partir do referencial teórico escolhido. Com a análise dos materiais, identificamos que nas aulas predominaram indícios do Conhecimento do Conteúdo, o que é esperado para uma formação de uma área específica como a da Biologia. No entanto, como se trata de um curso para professores(as), esperávamos identificar uma maior quantidade de indícios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Ainda, por ser uma licenciatura oferecida na modalidade à distância mediada por tecnologia digital, seria também esperado mais indícios do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Em relação à frequência dos indícios de Conhecimentos Bases referentes à temática Biodiversidade Vegetal, os padrões são semelhantes aos encontrados no curso como um todo. No entanto, os(as) docentes responsáveis pelas disciplinas da área de Botânica demonstraram uma maior preocupação em articular o conhecimento da área com seu ensino, principalmente articulando com a biodiversidade. Além disso, as disciplinas de Botânica apresentaram, de modo geral, os ingredientes necessários para a formação de professores(as), contudo, enfatizamos que a falta de aulas práticas pode ter um impacto negativo no ensino da área. Em nossa análise, o curso mobilizou os Conhecimentos de forma desequilibrada, o que pode ser negativo na formação dos(as) licenciandos(as). Entendemos que a formação dos docentes que organizaram as disciplinas no ensino superior é um importante fator para manutenção da qualidade do curso. Finalmente, destacamos que dois anos do curso analisado apresentaram características semelhantes à de cursos presenciais, sendo que os recursos tecnológicos foram menos explorados do que poderiam na modalidade à distância.The teaching of Botany from the perspective of plant biodiversity is important for students to have a holistic view of the planet and the place where they live. Teaching in the area faces some challenges, and it is necessary to seek strategies to make it less memorable and more stimulating. One of the possibilities of confrontation is related to teacher training. Mobilizing the various knowledge bases in this training allows the undergraduates to face the challenges with a greater grounding of the teaching-learning process. In this way, distance education is a modality that should be researched in greater depth, because, in recent decades, the offer of licensure courses has grown considerably, hence understanding its potential and limitations will allow offering courses with higher quality. Therefore, the general aim of the present research is to enhance the knowledge of the formation of Biology teachers in distance education, from the study of the knowledge bases addressed by the teachers. The specific aims are: I) Identify the knowledge bases, as proposed by Shulman (1987) and Mishra and Koehler (2008), addressed in a distance education course for a Degree in Biology Teaching; II) Understand how the theme of plant biodiversity is approached in the disciplines of the Botany area, identifying the knowledge bases developed in these disciplines. For this purpose, we analyzed the resources available in the online content platform (AVA). The analysis categories were established a priori from the chosen theoretical framework. With the analysis of the materials, we identified the predominance of Content Knowledge in the classes, which is expected for training in a specific area such as Biology. However, as it is a course for teacher training, we expected to identify a greater amount of evidence of Pedagogical Content Knowledge. Also, as it is a degree offered in the distance modality mediated by digital technology, more evidence of Pedagogical Technological Content Knowledge would be expected. Regarding the frequency of indications of the knowledge bases related to the theme of Plant Biodiversity, the patterns are similar to those found in the course as a whole. However, the professors responsible for the disciplines in the area of Botany showed a greater concern in articulating the specific knowledge of the area with their teaching, mainly articulating with biodiversity. In addition, Botany disciplines generally presented the necessary ingredients for teacher training, however, we emphasize that the lack of practical classes could have a negative impact on teaching in the area. In our analysis, the course mobilized knowledge in an unbalanced way, which can be negative in the training of undergraduates. We understand that the training of professors who organized the subjects in higher education is an important factor in maintaining the quality of the course. Finally, we emphasize that two years of the analyzed course demonstrated similar characteristics when compared to those of presential courses, with technological resources being less explored than they could be in the distance learning modality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUrsi, SuzanaCruz, Paloma Damiana Rosa2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21122022-172933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-26T15:55:21Zoai:teses.usp.br:tde-21122022-172933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-26T15:55:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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