Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ailton
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-16082024-065806/
Resumo: Neste trabalho, foi investigada a cinética de remoção do aglomerante, etapa do processo de moldagem de pós por injeção (MPI). A extração do aglomerante se deu em duas etapas - extração: química e térmica. O índice de fluidez do termoplástico (polipropileno) era a principal variável investigada. Misturas de pó de ferro carbonila, polipropileno e parafina formaram misturas utilizando duas diferentes razões de aglomerante. As misturas foram prensadas a quente. Dois polipropilenos, com diferentes índices de fluidez (IF) foram utilizados. A primeira etapa de remoção do aglomerante foi por meio da extração por solvente. A segunda etapa, a extração térmica, foi monitorada por intermédio de análise termogravimétrica. Ambas etapas foram afetadas pelo IF do polipropileno. Curvas isotérmicas confirmam o efeito do IF na cinética de extração térmica.
id USP_792f8c639aa8dc5d12ece4436e09c696
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16082024-065806
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.Untitled in englishMetalurgia do póPowder metallurgyNeste trabalho, foi investigada a cinética de remoção do aglomerante, etapa do processo de moldagem de pós por injeção (MPI). A extração do aglomerante se deu em duas etapas - extração: química e térmica. O índice de fluidez do termoplástico (polipropileno) era a principal variável investigada. Misturas de pó de ferro carbonila, polipropileno e parafina formaram misturas utilizando duas diferentes razões de aglomerante. As misturas foram prensadas a quente. Dois polipropilenos, com diferentes índices de fluidez (IF) foram utilizados. A primeira etapa de remoção do aglomerante foi por meio da extração por solvente. A segunda etapa, a extração térmica, foi monitorada por intermédio de análise termogravimétrica. Ambas etapas foram afetadas pelo IF do polipropileno. Curvas isotérmicas confirmam o efeito do IF na cinética de extração térmica.The debinding kinetics of powder injection molded samples was investigated. Two debinding steps were considered: chemical and thermal debinding. The polypropylene melt flow index (MFI) was the main variable investigated. Mixtures of carbonyl ironpowder, polypropylene and paraffin wax were compounded in two different binder\'s ratios and hot pressed. Two polypropylenes with different melt flow index - MFI were used. The first debinding step was the paraffin wax removal using solvent extraction. The second step, thermal debinding, was monitored by thermogravimetric analysis. Both steps were affected by polypropylene MFI. Isothermal curves confirmed the effect of MFI on thermal debinding kinetics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTschiptschin, Andre PauloCamargo, Ailton2000-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-16082024-065806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T11:00:11Zoai:teses.usp.br:tde-16082024-065806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T11:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
Untitled in english
title Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
spellingShingle Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
Camargo, Ailton
Metalurgia do pó
Powder metallurgy
title_short Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
title_full Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
title_fullStr Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
title_full_unstemmed Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
title_sort Influência do índice de fluidez do polipropileno na etapa de retirada do aglomerante em moldagem de pós por injeção.
author Camargo, Ailton
author_facet Camargo, Ailton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tschiptschin, Andre Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ailton
dc.subject.por.fl_str_mv Metalurgia do pó
Powder metallurgy
topic Metalurgia do pó
Powder metallurgy
description Neste trabalho, foi investigada a cinética de remoção do aglomerante, etapa do processo de moldagem de pós por injeção (MPI). A extração do aglomerante se deu em duas etapas - extração: química e térmica. O índice de fluidez do termoplástico (polipropileno) era a principal variável investigada. Misturas de pó de ferro carbonila, polipropileno e parafina formaram misturas utilizando duas diferentes razões de aglomerante. As misturas foram prensadas a quente. Dois polipropilenos, com diferentes índices de fluidez (IF) foram utilizados. A primeira etapa de remoção do aglomerante foi por meio da extração por solvente. A segunda etapa, a extração térmica, foi monitorada por intermédio de análise termogravimétrica. Ambas etapas foram afetadas pelo IF do polipropileno. Curvas isotérmicas confirmam o efeito do IF na cinética de extração térmica.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-16082024-065806/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-16082024-065806/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090776824545280