Fotografia brasileira contemporânea a partir de Miguel Rio Branco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18052015-144956/ |
Resumo: | Desde o final da década de 1980, um gênero de imagens denominado de fotografia brasileira contemporânea vai se delineando no campo artístico. Artistas como Rosângela Rennó, Claudia Andujar e Miguel Rio Branco produzem fotografias que se inserem no âmbito da arte contemporânea inovando no modo de construção da imagem fotográfica. O presente trabalho elege dois fotolivros de Rio Branco para investigar algumas das inovações no modo como a fotografia articula uma significação mais sensível. O ponto de vista teórico adotado para a análise dessas imagens deriva dos estudos semióticos greimasianos, que passam a dar conta desde a década de 1990 do estudo de textos poéticos que exaltam a sensibilidade. Além de uma maior consideração do corpo como base para a apreensão do sentido nos textos visuais, a semiótica avança na diferenciação de níveis de análise do texto. Tendo em vista a hierarquização proposta por Fontanille em 2007, esta pesquisa investiga as principais estratégias enunciativas empregadas por Miguel Rio Branco na construção do texto imagético, acentuando o papel da organização plástica e particularizando o papel da textura na criação de uma aproximação sensível do texto ao enunciatário. Leva-se em consideração ainda, o papel do objeto fotolivro na apreensão das imagens, como importante suporte que evoca corporalmente o observador. No nível das cenas predicativas, pontua-se algumas práticas enunciativas que vão se sedimentando ao longo do tempo na fotografia artística. A escolha de temas mais cotidianos e o retrato de objetos banais subvertem inicialmente o estatuto artístico, mas terminam por caracterizar uma postura enunciativa que convoca o enunciatário a conhecer de modo sensível a apreensão do banal. Essas estratégias demonstram, portanto, a defesa de formas de vida que prezam pela presença mais sensível do homem no mundo, valorizando o engajamento sensível de todo o corpo na relação com os objetos e com os textos artísticos. A consideração dos textos, objetos, cenas predicativas, estratégias e modos de vida permite ao analista uma visão mais ampla sobre os papéis que a imagem fotográfica perfaz. Uma análise mais aprofundada da obra de Rio Branco permite, ainda, explorar os efeitos sensíveis de estratégias enunciativas como a construção de metáforas visuais por meio de dípticos. Explora-se também, o papel da textura na exaltação da superfície dos objetos e valorização de uma sensibilidade háptica, na qual a sinestesia se torna a base para que o visual encontre relações possíveis com o tato. |
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Além de uma maior consideração do corpo como base para a apreensão do sentido nos textos visuais, a semiótica avança na diferenciação de níveis de análise do texto. Tendo em vista a hierarquização proposta por Fontanille em 2007, esta pesquisa investiga as principais estratégias enunciativas empregadas por Miguel Rio Branco na construção do texto imagético, acentuando o papel da organização plástica e particularizando o papel da textura na criação de uma aproximação sensível do texto ao enunciatário. Leva-se em consideração ainda, o papel do objeto fotolivro na apreensão das imagens, como importante suporte que evoca corporalmente o observador. No nível das cenas predicativas, pontua-se algumas práticas enunciativas que vão se sedimentando ao longo do tempo na fotografia artística. A escolha de temas mais cotidianos e o retrato de objetos banais subvertem inicialmente o estatuto artístico, mas terminam por caracterizar uma postura enunciativa que convoca o enunciatário a conhecer de modo sensível a apreensão do banal. Essas estratégias demonstram, portanto, a defesa de formas de vida que prezam pela presença mais sensível do homem no mundo, valorizando o engajamento sensível de todo o corpo na relação com os objetos e com os textos artísticos. A consideração dos textos, objetos, cenas predicativas, estratégias e modos de vida permite ao analista uma visão mais ampla sobre os papéis que a imagem fotográfica perfaz. Uma análise mais aprofundada da obra de Rio Branco permite, ainda, explorar os efeitos sensíveis de estratégias enunciativas como a construção de metáforas visuais por meio de dípticos. Explora-se também, o papel da textura na exaltação da superfície dos objetos e valorização de uma sensibilidade háptica, na qual a sinestesia se torna a base para que o visual encontre relações possíveis com o tato.Since the late 1980s, a genre of images called contemporary brazilian photography will be outlining in the artistic field. Artists like Rosângela Rennó, Claudia Andujar and Miguel Rio Branco had produced photographs that are within the scope of contemporary art, innovating the construction of the photographic image. This research elects two photobooks from Rio Branco to investigate some of the innovations in the way photography articulates a more sensible meaning. The theoretical point of view adopted for the analysis of these images derives from Greima`s semiotic studies, bringing to account since the 1990s the study of poetic texts that exalt the sensitivity. In addition to the greater consideration of the body as the basis for the apprehension of meaning in visual texts, semiotics advances in differentiating levels of text analysis. Given the hierarchy proposed by Fontanille in 2004, this research investigates the main strategies employed by Miguel Rio Branco in the construction of imagistic text, highlighting the role of plastic organization and individualising the role of texture in creating a sensitive approach to the text enunciatee. It takes into account also the role of the photobook object in the apprehension of images, how important that support bodily evokes the observer. At the level of predicative scenes, points up some enunciative practices that will solidifying over time in artistic photography. The choice of most everyday topics and the portrait of banal objects initially subvert the artistic status, but they eventually characterize an enunciative stance that calls the sensibility of the enunciatee to apprenhend the banal. These strategies, therefore, demonstrate the defense of life forms which have the most sensitive presence in the world, valuing sensitive engagement of the whole body in relation to objects and artistic texts. The consideration of texts, objects, predicative scenes, strategies and ways of life allows the analyst a broader view on the roles that the photographic image totals. Further analysis of the work of Rio Branco also explores the sensitive effects of enunciative strategies such as constructing visual metaphors through diptychs. It also explores the role of texture in the exaltation of the surface of objects and appreciation of a haptic sensitivity, in which synesthesia becomes the basis for the visual find possible relations with tact.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Ivã CarlosBracchi, Daniela Nery2014-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-18052015-144956/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-18052015-144956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Desde o final da década de 1980, um gênero de imagens denominado de fotografia brasileira contemporânea vai se delineando no campo artístico. Artistas como Rosângela Rennó, Claudia Andujar e Miguel Rio Branco produzem fotografias que se inserem no âmbito da arte contemporânea inovando no modo de construção da imagem fotográfica. O presente trabalho elege dois fotolivros de Rio Branco para investigar algumas das inovações no modo como a fotografia articula uma significação mais sensível. O ponto de vista teórico adotado para a análise dessas imagens deriva dos estudos semióticos greimasianos, que passam a dar conta desde a década de 1990 do estudo de textos poéticos que exaltam a sensibilidade. Além de uma maior consideração do corpo como base para a apreensão do sentido nos textos visuais, a semiótica avança na diferenciação de níveis de análise do texto. Tendo em vista a hierarquização proposta por Fontanille em 2007, esta pesquisa investiga as principais estratégias enunciativas empregadas por Miguel Rio Branco na construção do texto imagético, acentuando o papel da organização plástica e particularizando o papel da textura na criação de uma aproximação sensível do texto ao enunciatário. Leva-se em consideração ainda, o papel do objeto fotolivro na apreensão das imagens, como importante suporte que evoca corporalmente o observador. No nível das cenas predicativas, pontua-se algumas práticas enunciativas que vão se sedimentando ao longo do tempo na fotografia artística. A escolha de temas mais cotidianos e o retrato de objetos banais subvertem inicialmente o estatuto artístico, mas terminam por caracterizar uma postura enunciativa que convoca o enunciatário a conhecer de modo sensível a apreensão do banal. Essas estratégias demonstram, portanto, a defesa de formas de vida que prezam pela presença mais sensível do homem no mundo, valorizando o engajamento sensível de todo o corpo na relação com os objetos e com os textos artísticos. A consideração dos textos, objetos, cenas predicativas, estratégias e modos de vida permite ao analista uma visão mais ampla sobre os papéis que a imagem fotográfica perfaz. Uma análise mais aprofundada da obra de Rio Branco permite, ainda, explorar os efeitos sensíveis de estratégias enunciativas como a construção de metáforas visuais por meio de dípticos. Explora-se também, o papel da textura na exaltação da superfície dos objetos e valorização de uma sensibilidade háptica, na qual a sinestesia se torna a base para que o visual encontre relações possíveis com o tato. |
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