Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Sergio Miguel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11112019-110109/
Resumo: Este doutorado apresenta a pixação como um fenômeno urbano, típico da cidade de São Paulo. Caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Além do estudo detalhado sobre o fenômeno em questão, compara os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. Como metodologia, este trabalho perpassa por uma etnografia atual de 7pixadores; dois já falecidos e uma mulher. Na etnografia dos entes presentes, o pesquisador contribuiu na expografia de suas obras de arte como curador, algumas transformadas em projetos e exposições. Acrescenta ainda um projeto de exposição para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda não realizado com os pixadores em questão. Com isso, consolidou a confiança e a reciprocidade, entre pesquisador e pesquisados, necessárias para a obtenção de informações privilegiadas, responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho. Em relação à etnografia da pixadora presente no doutorado, foi feita uma comparação entre a sua pixação e uma pintura do final do século XV, em Roma, do autor Caravaggio.
id USP_79c9ec5cc2124be2bc7c9f658b1834c1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11112019-110109
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura socialDecoy in Contemporary Art: Pixação\'s fight against the field of Art; a social sculptureFlâneurFlâneurPierre BourdieuPierre BourdieuPixaçãoPixaçãoRevolução simbólicaSgraffitoSgraffitoSymbolic revolutionEste doutorado apresenta a pixação como um fenômeno urbano, típico da cidade de São Paulo. Caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Além do estudo detalhado sobre o fenômeno em questão, compara os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. Como metodologia, este trabalho perpassa por uma etnografia atual de 7pixadores; dois já falecidos e uma mulher. Na etnografia dos entes presentes, o pesquisador contribuiu na expografia de suas obras de arte como curador, algumas transformadas em projetos e exposições. Acrescenta ainda um projeto de exposição para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda não realizado com os pixadores em questão. Com isso, consolidou a confiança e a reciprocidade, entre pesquisador e pesquisados, necessárias para a obtenção de informações privilegiadas, responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho. Em relação à etnografia da pixadora presente no doutorado, foi feita uma comparação entre a sua pixação e uma pintura do final do século XV, em Roma, do autor Caravaggio.This doctorate presents pixação as an urban phenomenon that is typical of the city of São Paulo and is characterized by the spelling of the word with an x, as well as by a sociability that extends the network of relationships between individuals, with the possibility of expanding it to stretch over the entire metropolis. Beyond this formulation, the thesis also goes on to compare pixadores with the bandeirantes, 17th century Portuguese explorers who set out to settle much of country\'s territory, venturing out on river expeditions on Rio Tietê which departed from Porto Feliz, a town in the countryside of the state of São Paulo. This study follows pixadores as they seek to conquer the field of Contemporary Art, accompanying their exploits in two metropolises that were icons of 19th century modernity (Paris and Berlin) in international events that take place in the 21st century. The research is configured by an up-to-date ethnography of seven pixadores; one of them a woman, two of them deceased. In the ethnography of those who are still alive, the researcher contributes as a curator to exhibition projects of the pixadores artwork transformed into exhibitions. Furthermore, this text also includes a proposal for an exhibition in New York City featuring the pixadores included in the ethnography (this project that has not yet been carried out). This project feeds into the research by consolidating the trust and sense of reciprocity between the researcher and the subjects of the study, an approach that was key to the obtaining of confidential information. In the ethnography of the female pixadora, a comparison is made between pixação and a painting by Caravaggio at the end of the 16th century in Rome.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Sergio Miceli Pessoa deFranco, Sergio Miguel2019-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11112019-110109/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T21:21:01Zoai:teses.usp.br:tde-11112019-110109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T21:21:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
Decoy in Contemporary Art: Pixação\'s fight against the field of Art; a social sculpture
title Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
spellingShingle Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
Franco, Sergio Miguel
Flâneur
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu
Pixação
Pixação
Revolução simbólica
Sgraffito
Sgraffito
Symbolic revolution
title_short Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
title_full Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
title_fullStr Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
title_full_unstemmed Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
title_sort Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social
author Franco, Sergio Miguel
author_facet Franco, Sergio Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sergio Miceli Pessoa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Sergio Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Flâneur
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu
Pixação
Pixação
Revolução simbólica
Sgraffito
Sgraffito
Symbolic revolution
topic Flâneur
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu
Pixação
Pixação
Revolução simbólica
Sgraffito
Sgraffito
Symbolic revolution
description Este doutorado apresenta a pixação como um fenômeno urbano, típico da cidade de São Paulo. Caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Além do estudo detalhado sobre o fenômeno em questão, compara os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. Como metodologia, este trabalho perpassa por uma etnografia atual de 7pixadores; dois já falecidos e uma mulher. Na etnografia dos entes presentes, o pesquisador contribuiu na expografia de suas obras de arte como curador, algumas transformadas em projetos e exposições. Acrescenta ainda um projeto de exposição para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda não realizado com os pixadores em questão. Com isso, consolidou a confiança e a reciprocidade, entre pesquisador e pesquisados, necessárias para a obtenção de informações privilegiadas, responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho. Em relação à etnografia da pixadora presente no doutorado, foi feita uma comparação entre a sua pixação e uma pintura do final do século XV, em Roma, do autor Caravaggio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11112019-110109/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11112019-110109/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256878848933888