Filosofia, ética e educação na perspectiva de Ernst Cassirer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vladimir
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-103820/
Resumo: Esta tese visa contribuir para a reflexão educacional e ética a partir da filosofia de Ernst Cassirer. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com enfoque na produção teórica do referido filósofo. Embora Cassirer, em sua produção intelectual, não tenha escrito diretamente sobre pedagogia ou educação, nem explorado sistematicamente a questão ética, os problemas com os quais se preocupou no decorrer de sua produção filosófica fornecem subsídios importantes para uma reflexão nesse sentido. Para Cassirer, o ser humano é um animal symbolicum, um ser que cria signos e símbolos e, dessa forma, \"constrói\" a \"realidade\". Tal fato implica, para ele, a coexistência de diferentes formas de compreensão do mundo igualmente válidas, diferentes formas simbólicas, como ele denomina, por exemplo, o mito, a religião, a ciência. Tal pluralismo epistemológico e axiológico desencadearia, segundo ele, as antinomias da cultura, uma vez que cada uma das formas simbólicas também se julga como a portadora e detentora da verdade. Dessa forma, faz-se necessário explorar a concepção filosófica cassireriana em busca de respostas para uma coexistência equilibrada entre as diferentes visões de mundo. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é expor as principais teses de Cassirer, explicitar o que está implícito ou difuso em sua obra no que se refere à ética e à educação e, deste modo, pensar como sua filosofia pode colaborar para reflexão sobre alguns problemas concernentes a tais temas. Pensar a ética na perspectiva da Filosofia das formas simbólicas implica considerar a coexistência de tais construções simbólicas, bem como a tolerância frente à conseqüente diversidade epistemológica e axiológica, destacando-se o fundamental papel da educação nesse processo. Dessa forma, considerou-se, também, outras abordagens éticas, especialmente a kantiana e habermasiana, visando destacar a especificidade da concepção cassireriana. Defende-se, por fim, a tese de que a filosofia, na perspectiva de Cassirer, é o instrumento mais adequado para a construção de uma ética universal, constituindo o meio decisivo para uma mediação competente entre as diversas formas de atribuição de sentido à realidade.
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Tal fato implica, para ele, a coexistência de diferentes formas de compreensão do mundo igualmente válidas, diferentes formas simbólicas, como ele denomina, por exemplo, o mito, a religião, a ciência. Tal pluralismo epistemológico e axiológico desencadearia, segundo ele, as antinomias da cultura, uma vez que cada uma das formas simbólicas também se julga como a portadora e detentora da verdade. Dessa forma, faz-se necessário explorar a concepção filosófica cassireriana em busca de respostas para uma coexistência equilibrada entre as diferentes visões de mundo. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é expor as principais teses de Cassirer, explicitar o que está implícito ou difuso em sua obra no que se refere à ética e à educação e, deste modo, pensar como sua filosofia pode colaborar para reflexão sobre alguns problemas concernentes a tais temas. Pensar a ética na perspectiva da Filosofia das formas simbólicas implica considerar a coexistência de tais construções simbólicas, bem como a tolerância frente à conseqüente diversidade epistemológica e axiológica, destacando-se o fundamental papel da educação nesse processo. Dessa forma, considerou-se, também, outras abordagens éticas, especialmente a kantiana e habermasiana, visando destacar a especificidade da concepção cassireriana. Defende-se, por fim, a tese de que a filosofia, na perspectiva de Cassirer, é o instrumento mais adequado para a construção de uma ética universal, constituindo o meio decisivo para uma mediação competente entre as diversas formas de atribuição de sentido à realidade.This thesis seeks to contribute to the educational and ethical reflection from the philosophy of Ernst Cassirer. It happens to be a qualitative bibliographic research focused on the theoretical production of the above mentioned philosopher. Although Cassirer, in his intellectual production, has not directly written about pedagogy or education, nor systematically explored the ethical issue, the problems which concerned him throughout his philosophical production, provide important subsides for a reflection on such matter. For Cassirer, the human being is an animal symbolicum, a being that makes signs and symbols and, thus, \"builds\" the \"reality\". Such fact implies, for him, the coexistence of equality valid different ways of understanding the world, different symbolic forms, as he names, for instance, the myth, the religion, the science. Such epistemological and axiological pluralism would trigger, according to him, the antinomies of culture, since each one of the symbolic forms also judges itself bearer and owner of the truth. This way, it is necessary to explore the cassirerian philosophical conception in search of answers for a balanced coexistence between the different visions of the world. Thus, the general purpose of this research is to expose the main theses by Cassirer, to turn explicit what is implicit or diffuse in his work regarding ethics and education and, therefore, think of how his philosophy is able to help the reflection over some problems related to such issues. Thinking of ethics under the perspective of Philosophy of Symbolic Forms means considering the existence of such symbolic constructions, as well as the tolerance towards the consequent epistemological and axiological diversity, highlighting the paramount role of education in this process. This way, it has also been considered some other ethical approaches, specially the kantian and habermasian ones, with the purpose of stressing the specification of the cassirerian conception. It is claimed, at last, the thesis that philosophy, under Cassirer\'s perspective, is the most suitable instrument for the construction of a universal ethics, building the ultimate means for a competent mediation between the several forms of attributing sense to reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nílson JoseFernandes, Vladimir2006-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-103820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-21062007-103820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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