Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornari, Natalia Pais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-28012022-174535/
Resumo: O presente trabalho se propõe a compreender as relações de gênero existentes no mercado profissional de turismo em São Paulo, no que diz respeito à inserção das mulheres em cargos de liderança. Nesse sentido, intenta, primordialmente, entender o que é ser mulher em tal posição, quais os processos de subjetivação presentes, bem como os influenciadores da carreira feminina nesse patamar. Para tanto, concentra dados do turismo, das relações de trabalho no turismo e utiliza-se do apoio primordial da epistemologia feminista. Em seu escopo, pauta-se em uma leitura crítica do tema e assume, inicialmente, que há uma ordem de gênero imposta às mulheres, mesmo àquelas que se situam dentro de um olhar essencialista no setor. A metodologia de análise principal é análise de conteúdo. Entrevistas temáticas e em profundidade foram coletadas com dez líderes de diferentes segmentos do turismo em São Paulo, a fim de compreender, em seus discursos, o objetivo desta dissertação. Percebe-se que, na maioria das falas, as mulheres sentem o peso das relações de gênero em sua carreira, refletidas nos padrões de comportamento machistas e sexistas no ambiente de trabalho. Além disso, alude-se às barreiras invisíveis que dificultam sua ascensão profissional e progressão de carreira. Em contrapartida, em determinados segmentos, as relações de gênero não são sentidas da mesma maneira e trazem, em pequenos grupos, olhares destoantes e promissores em relação à inserção da liderança feminina no setor. Tais diferenças devem-se à amplitude de segmentos do mercado de turismo, e aqueles que já tem forte representatividade feminina na liderança, desde o seu início, sentem com menos intensidade os impactos das questões de gênero. As considerações finais desta pesquisa expõem cinco reflexões formuladas a partir da mescla entre as ferramentas teóricas e a análise das entrevistas com tais líderes sobre a inserção e a permanência das mulheres nos cargos de liderança, propondo melhores condições no ambiente de trabalho, na cultura organizacional das empresas e no turismo como um todo e, finalmente, dando passos rumo à igualdade de gênero com mudanças ainda necessárias em torno dessa questão
id USP_7a3260128180f840377978b81600356b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28012022-174535
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mulheres na liderança do mercado de turismo de São PauloFemale leadership in the tourism trade of São PauloGender relationsLeadershipLiderançaMulheresRelações de gêneroSão PauloSão PauloTourismTurismoWomenO presente trabalho se propõe a compreender as relações de gênero existentes no mercado profissional de turismo em São Paulo, no que diz respeito à inserção das mulheres em cargos de liderança. Nesse sentido, intenta, primordialmente, entender o que é ser mulher em tal posição, quais os processos de subjetivação presentes, bem como os influenciadores da carreira feminina nesse patamar. Para tanto, concentra dados do turismo, das relações de trabalho no turismo e utiliza-se do apoio primordial da epistemologia feminista. Em seu escopo, pauta-se em uma leitura crítica do tema e assume, inicialmente, que há uma ordem de gênero imposta às mulheres, mesmo àquelas que se situam dentro de um olhar essencialista no setor. A metodologia de análise principal é análise de conteúdo. Entrevistas temáticas e em profundidade foram coletadas com dez líderes de diferentes segmentos do turismo em São Paulo, a fim de compreender, em seus discursos, o objetivo desta dissertação. Percebe-se que, na maioria das falas, as mulheres sentem o peso das relações de gênero em sua carreira, refletidas nos padrões de comportamento machistas e sexistas no ambiente de trabalho. Além disso, alude-se às barreiras invisíveis que dificultam sua ascensão profissional e progressão de carreira. Em contrapartida, em determinados segmentos, as relações de gênero não são sentidas da mesma maneira e trazem, em pequenos grupos, olhares destoantes e promissores em relação à inserção da liderança feminina no setor. Tais diferenças devem-se à amplitude de segmentos do mercado de turismo, e aqueles que já tem forte representatividade feminina na liderança, desde o seu início, sentem com menos intensidade os impactos das questões de gênero. As considerações finais desta pesquisa expõem cinco reflexões formuladas a partir da mescla entre as ferramentas teóricas e a análise das entrevistas com tais líderes sobre a inserção e a permanência das mulheres nos cargos de liderança, propondo melhores condições no ambiente de trabalho, na cultura organizacional das empresas e no turismo como um todo e, finalmente, dando passos rumo à igualdade de gênero com mudanças ainda necessárias em torno dessa questãoThis work aims to understand the gender relations in the tourism professional market in São Paulo, regarding the insertion of women in leadership positions. In this sense, it intends to understand what it is to be a woman in such a position and which processes of subjectivation are present, as well as the influencers of the female career at this level. It gathers data on tourism, on work relations in tourism, and uses the fundamental support of feminist epistemology. In its scope, it is based on a critical reading of the theme and assumes, initially, that there is a gender order imposed on women, even those who are under an essentialist view in the sector, given the femininity associated with service and hospitality. The main methodology is content analysis. Thematic and in-depth interviews were carried out with ten leaders of different segments of tourism in São Paulo. It is noticeable, in most of the speeches, that women feel the weight of gender relations in their careers, reflected in sexist behavior patterns in the work environment. In addition, they allude to the invisible barriers that hinder their professional ascension and career progression. On the other hand, in certain segments, gender relations are not felt in the same way and bring, in small groups, different and promising looks regarding the insertion of female leadership in the sector. Such differences are due to the amplitude of the tourism market segments, and the women that work in the segments that have strong female representation in leadership positions feel less intensely the impacts of gender issues. The final considerations of this research align five reflections formulated from the mixture between theoretical tools and the leaders interviews about the insertion and permanence of women in leadership positions, proposing better conditions in the work environment, in the organizational culture of companies and in tourism as a wholeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrigo, Luiz Gonzaga GodoiFornari, Natalia Pais2021-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-28012022-174535/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-04T19:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-28012022-174535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-04T19:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
Female leadership in the tourism trade of São Paulo
title Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
spellingShingle Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
Fornari, Natalia Pais
Gender relations
Leadership
Liderança
Mulheres
Relações de gênero
São Paulo
São Paulo
Tourism
Turismo
Women
title_short Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
title_full Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
title_fullStr Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
title_full_unstemmed Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
title_sort Mulheres na liderança do mercado de turismo de São Paulo
author Fornari, Natalia Pais
author_facet Fornari, Natalia Pais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
dc.contributor.author.fl_str_mv Fornari, Natalia Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Gender relations
Leadership
Liderança
Mulheres
Relações de gênero
São Paulo
São Paulo
Tourism
Turismo
Women
topic Gender relations
Leadership
Liderança
Mulheres
Relações de gênero
São Paulo
São Paulo
Tourism
Turismo
Women
description O presente trabalho se propõe a compreender as relações de gênero existentes no mercado profissional de turismo em São Paulo, no que diz respeito à inserção das mulheres em cargos de liderança. Nesse sentido, intenta, primordialmente, entender o que é ser mulher em tal posição, quais os processos de subjetivação presentes, bem como os influenciadores da carreira feminina nesse patamar. Para tanto, concentra dados do turismo, das relações de trabalho no turismo e utiliza-se do apoio primordial da epistemologia feminista. Em seu escopo, pauta-se em uma leitura crítica do tema e assume, inicialmente, que há uma ordem de gênero imposta às mulheres, mesmo àquelas que se situam dentro de um olhar essencialista no setor. A metodologia de análise principal é análise de conteúdo. Entrevistas temáticas e em profundidade foram coletadas com dez líderes de diferentes segmentos do turismo em São Paulo, a fim de compreender, em seus discursos, o objetivo desta dissertação. Percebe-se que, na maioria das falas, as mulheres sentem o peso das relações de gênero em sua carreira, refletidas nos padrões de comportamento machistas e sexistas no ambiente de trabalho. Além disso, alude-se às barreiras invisíveis que dificultam sua ascensão profissional e progressão de carreira. Em contrapartida, em determinados segmentos, as relações de gênero não são sentidas da mesma maneira e trazem, em pequenos grupos, olhares destoantes e promissores em relação à inserção da liderança feminina no setor. Tais diferenças devem-se à amplitude de segmentos do mercado de turismo, e aqueles que já tem forte representatividade feminina na liderança, desde o seu início, sentem com menos intensidade os impactos das questões de gênero. As considerações finais desta pesquisa expõem cinco reflexões formuladas a partir da mescla entre as ferramentas teóricas e a análise das entrevistas com tais líderes sobre a inserção e a permanência das mulheres nos cargos de liderança, propondo melhores condições no ambiente de trabalho, na cultura organizacional das empresas e no turismo como um todo e, finalmente, dando passos rumo à igualdade de gênero com mudanças ainda necessárias em torno dessa questão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-28012022-174535/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-28012022-174535/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257424825679872