Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kepler, Fábio Natanael
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-141428/
Resumo: Dado um texto, queremos atribuir a cada palavra, de acordo com seu contexto, uma categoria morfo-sintática. Para isto, implementamos dois etiquetadores morfo-sintáticos baseados em cadeias de Markov. Primeiro, utilizando uma abordagem bastante conhecida, construímos um etiquetador que usa cadeias de Markov de ordem fixa igual a dois. Então, propomos e implementamos outro etiquetador utilizando uma abordagem recente, baseada em cadeias de Markov de tamanho variável. Depois de mostrar a teoria estatística dos dois modelos e os problemas e desafios mais comuns a serem resolvidos, explicamos o funcionamento dos etiquetadores e expomos os resultados obtidos. Com estes resultados, obtemos uma comparação mais precisa da eficiência destes dois modelos aplicados à etiquetagem morfo-sintática, identificando pontos fortes e fracos de cada um. Por uma combinação de fatores, consideramos o etiquetador com cadeias de Markov de tamanho variável melhor do que o de ordem fixa, e alcançamos um dos melhores resultados em etiquetagem morfo-sintática do português atualmente: 95,51% de precisão, obtida em um tempo total de execução, incluindo o aprendizado e etiquetagem de mais de um milhão de palavras, de menos de três minutos. Contribuímos, assim, com o estado da arte da área e, além disso, fornecemos resultados que nos permitem observar limitações e vantagens da aplicação de modelos estatísticos, em geral, ao problema focado, que podem ajudar a comunidade a identificar pontos críticos sobre os quais as pesuqisas nessa área deverão procurar se concentrar.
id USP_7adde5b5de1064e7e4186133cc6e1a65
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-141428
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variávelnot availableLinguística ComputacionalDado um texto, queremos atribuir a cada palavra, de acordo com seu contexto, uma categoria morfo-sintática. Para isto, implementamos dois etiquetadores morfo-sintáticos baseados em cadeias de Markov. Primeiro, utilizando uma abordagem bastante conhecida, construímos um etiquetador que usa cadeias de Markov de ordem fixa igual a dois. Então, propomos e implementamos outro etiquetador utilizando uma abordagem recente, baseada em cadeias de Markov de tamanho variável. Depois de mostrar a teoria estatística dos dois modelos e os problemas e desafios mais comuns a serem resolvidos, explicamos o funcionamento dos etiquetadores e expomos os resultados obtidos. Com estes resultados, obtemos uma comparação mais precisa da eficiência destes dois modelos aplicados à etiquetagem morfo-sintática, identificando pontos fortes e fracos de cada um. Por uma combinação de fatores, consideramos o etiquetador com cadeias de Markov de tamanho variável melhor do que o de ordem fixa, e alcançamos um dos melhores resultados em etiquetagem morfo-sintática do português atualmente: 95,51% de precisão, obtida em um tempo total de execução, incluindo o aprendizado e etiquetagem de mais de um milhão de palavras, de menos de três minutos. Contribuímos, assim, com o estado da arte da área e, além disso, fornecemos resultados que nos permitem observar limitações e vantagens da aplicação de modelos estatísticos, em geral, ao problema focado, que podem ajudar a comunidade a identificar pontos críticos sobre os quais as pesuqisas nessa área deverão procurar se concentrar.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFinger, MarceloKepler, Fábio Natanael2005-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-141428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-07T19:10:40Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-141428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-07T19:10:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
not available
title Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
spellingShingle Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
Kepler, Fábio Natanael
Linguística Computacional
title_short Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
title_full Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
title_fullStr Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
title_full_unstemmed Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
title_sort Um etiquetador morfo-sintático baseado em cadeias de Markov de tamanho variável
author Kepler, Fábio Natanael
author_facet Kepler, Fábio Natanael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finger, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kepler, Fábio Natanael
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Computacional
topic Linguística Computacional
description Dado um texto, queremos atribuir a cada palavra, de acordo com seu contexto, uma categoria morfo-sintática. Para isto, implementamos dois etiquetadores morfo-sintáticos baseados em cadeias de Markov. Primeiro, utilizando uma abordagem bastante conhecida, construímos um etiquetador que usa cadeias de Markov de ordem fixa igual a dois. Então, propomos e implementamos outro etiquetador utilizando uma abordagem recente, baseada em cadeias de Markov de tamanho variável. Depois de mostrar a teoria estatística dos dois modelos e os problemas e desafios mais comuns a serem resolvidos, explicamos o funcionamento dos etiquetadores e expomos os resultados obtidos. Com estes resultados, obtemos uma comparação mais precisa da eficiência destes dois modelos aplicados à etiquetagem morfo-sintática, identificando pontos fortes e fracos de cada um. Por uma combinação de fatores, consideramos o etiquetador com cadeias de Markov de tamanho variável melhor do que o de ordem fixa, e alcançamos um dos melhores resultados em etiquetagem morfo-sintática do português atualmente: 95,51% de precisão, obtida em um tempo total de execução, incluindo o aprendizado e etiquetagem de mais de um milhão de palavras, de menos de três minutos. Contribuímos, assim, com o estado da arte da área e, além disso, fornecemos resultados que nos permitem observar limitações e vantagens da aplicação de modelos estatísticos, em geral, ao problema focado, que podem ajudar a comunidade a identificar pontos críticos sobre os quais as pesuqisas nessa área deverão procurar se concentrar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-141428/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20210729-141428/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256524765790208