Produção partilhada e reticularidade fílmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazaneo, Caio de Salvi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-30052017-115416/
Resumo: Esta tese apesenta um estudo focado em dois eixos principais: No primeiro, denominado \"Reticularidade Fílmica\", enfatizamos relações entre as novas medias (MANOVICH, 2001), o documentário digital interativo (GAUDENZI, 2013), a noção de criação de banco de dados fílmicos em Vertov (BAIRON, 2008, MANOVICH, 2001) e a concepção de cinematismo em Eisenstein (BORDWELL 2005, MANOVICH, 2001). Compreendemos a \"Reticularidade Fílmica\" enquanto um processo de produção e montagem audiovisual em que a aleatoriedade dos acontecimentos em uma ambiência hipermidiática, pode colaborar na construção da compreensão de algo, sobretudo no interior fílmico interativo. O segundo eixo compreende o que temos denominado \"Produção Partilhada do Conhecimento\" (LAZANEO, 2012), onde propomos uma aproximação possível com outros aportes teórico-metodológicos em iniciativas como a Antropologia Partilhada de Jean Rouch (RIBEIRO, 2007; ROUCH, 1995; SZTUTMAN, 2004), a Pedagogia Griô (PACHECO, 2015), a Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), bem como a noção de dupla ruptura epistemológica\" (SANTOS, 2002). A Produção Partilhada envolve processos de produção do conhecimento a partir da inter-relação entre comunidade e universidade. Aqui tratamos especificamente do trabalho desenvolvido junto ao realizador Juanahú Iny, na aldeia Hawalo, da etnia Iny (karajá), localizada no município de Lagoa da Confusão - TO. Durante o trabalho de campo nesta comunidade foram realizados produtos audiovisuais com vistas a construção de ambiências reticulares, descritos nos \"Diários de \"Partilha\". Pretende-se, deste modo, propor um subsídio dialógico que compreende a Produção Partilhada como um pressuposto teórico-metodológico à Reticularidade Fílmica na lide com comunidades de tradição oral para as quais o texto científico, na matriz verbal, representa um barreira epistêmica. Assim, defendemos o desenvolvimento de ambientes em Reticularidade Fílmica com base na Produção Partilhada, como uma dimensão apropriada a criação de novas epistemologias em Hipermídia.
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spelling Produção partilhada e reticularidade fílmica--HipermídiaMontagemProdução Partilhada do ConhecimentoReticularidade FílmicaEsta tese apesenta um estudo focado em dois eixos principais: No primeiro, denominado \"Reticularidade Fílmica\", enfatizamos relações entre as novas medias (MANOVICH, 2001), o documentário digital interativo (GAUDENZI, 2013), a noção de criação de banco de dados fílmicos em Vertov (BAIRON, 2008, MANOVICH, 2001) e a concepção de cinematismo em Eisenstein (BORDWELL 2005, MANOVICH, 2001). Compreendemos a \"Reticularidade Fílmica\" enquanto um processo de produção e montagem audiovisual em que a aleatoriedade dos acontecimentos em uma ambiência hipermidiática, pode colaborar na construção da compreensão de algo, sobretudo no interior fílmico interativo. O segundo eixo compreende o que temos denominado \"Produção Partilhada do Conhecimento\" (LAZANEO, 2012), onde propomos uma aproximação possível com outros aportes teórico-metodológicos em iniciativas como a Antropologia Partilhada de Jean Rouch (RIBEIRO, 2007; ROUCH, 1995; SZTUTMAN, 2004), a Pedagogia Griô (PACHECO, 2015), a Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), bem como a noção de dupla ruptura epistemológica\" (SANTOS, 2002). A Produção Partilhada envolve processos de produção do conhecimento a partir da inter-relação entre comunidade e universidade. Aqui tratamos especificamente do trabalho desenvolvido junto ao realizador Juanahú Iny, na aldeia Hawalo, da etnia Iny (karajá), localizada no município de Lagoa da Confusão - TO. Durante o trabalho de campo nesta comunidade foram realizados produtos audiovisuais com vistas a construção de ambiências reticulares, descritos nos \"Diários de \"Partilha\". Pretende-se, deste modo, propor um subsídio dialógico que compreende a Produção Partilhada como um pressuposto teórico-metodológico à Reticularidade Fílmica na lide com comunidades de tradição oral para as quais o texto científico, na matriz verbal, representa um barreira epistêmica. Assim, defendemos o desenvolvimento de ambientes em Reticularidade Fílmica com base na Produção Partilhada, como uma dimensão apropriada a criação de novas epistemologias em Hipermídia.This thesis presents a study focused on two main axes: In the first, called \"Filmic Reticularity,\" we emphasize relations between the new media (MANOVICH, 2001), the digital interactive documentary (GAUDENZI, 2013), the Vertov\'s notion of database creation (BAIRON, 2008, MANOVICH, 2001), and the conception of cinematism in Eisenstein (BORDWELL 2005, MANOVICH, 2001). We understand \"Filmic Reticularity\" as a process of audiovisual production and montage in which the randomness of events in a hypermiditic environment can collaborate in the construction of the understanding of something, especially in the interactive filmic interior. The second axis comprises what we have called \"Shared Production of Knowledge\" (LAZANEO, 2012), where we propose a possible approximation with other theoretical-methodological contributions in initiatives such as Jean Rouch\'s \"Shared Anthropology\" (RIBEIRO, 2007; ROUCH, 1995; SZTUTMAN, 2004), \"Griô Pedagogy\" \"(PACHECO, 2015), \"Action Research\" (THIOLLENT, 2011), as well as the notion of \"double epistemological rupture\" (SANTOS, 2002). Shared Production involves processes of knowledge production based on the interrelation between community and university. Here we cover the work developed with the director Juanahú Iny, in the Hawalo village, of the Iny ethnic group (karajá), located in the municipality of Lagoa da Confusão - TO. During the field work in this community, audiovisual products were created objectfying the construction of reticular ambiences, described in the \"Diaries of Sharing.\" We intend, in this way, to propose a dialogical subsidy that includes the Shared Production as a theoretical-methodological assumption to the Filmic Reticularity in the dealing with communities of oral tradition for which the scientific text, in the verbal matrix, represents an epistemic barrier. Thus, we defend the development of environments in Filmic Reticularity based on Shared Production, as an appropriate dimension to the creation new epistemologies in Hypermedia.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSant'Anna, Sérgio Bairon BlancoLazaneo, Caio de Salvi2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-30052017-115416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-30052017-115416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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