Albert Kahn: uma fábrica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catafesta, Manuela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18092019-093019/
Resumo: Este trabalho tem como tema central a apresentação e análise da fábrica da Ford Motor Company, localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Construída em 1921, foi a primeira fábrica de automóveis no Brasil a utilizar o concreto armado e grandes planos de vidro, exibindo uma linguagem plástica moderna. Quase centenária, a fábrica, mesmo tendo utilizado tecnologias construtivas inovadoras e formas mais puras e econômicas, constitui um assunto ainda inédito no cenário da arquitetura nacional. O estudo desse caso se oferece também como oportunidade para a compreensão mais ampla da obra de Albert Kahn que, em parceria com o empresário Henry Ford, a partir da primeira década do século XX, foi responsável pela nova concepção do edifício industrial - um espaço capaz de proporcionar a flexibilidade e segurança necessárias para a nova organização científica da produção, livre de qualquer linguagem arquitetônica historicista. A coleta, análise e divulgação desse material inédito, composto por desenhos arquitetônicos do projeto, disponíveis no acervo do escritório Albert Kahn Associates, além de permitir que a autoria do projeto fosse confirmada como sendo do arquiteto americano, configura uma contribuição para a história da arquitetura brasileira, algo que poderá determinar a mudança de paradigmas a respeito da arquitetura industrial e sua importância como parte indissociável do movimento moderno. Com isso, se espera colaborar para o surgimento de novos estudos que apresentem, discutam e qualifiquem as fábricas como produção arquitetônica, dando-lhes a devida importância na qualidade de programas tanto técnicos quanto formalmente inovadores. Além disso, o estudo da fábrica da Ford no Brasil representa um importante instrumento para o seu melhor conhecimento e valorização cultural, podendo auxiliar a tomada de decisão acerca do papel que esta instalação industrial irá desempenhar no futuro.
id USP_7b6e51f67455650f187461561669f9da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18092019-093019
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Albert Kahn: uma fábrica no BrasilDado não fornecido pelo autor.Albert KahnAlbert KahnArquitetura modernaAutomobile factoryFábrica de automóvelFord Motor Co.Ford Motor Co.Henry FordHenry FordModern ArchitectureEste trabalho tem como tema central a apresentação e análise da fábrica da Ford Motor Company, localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Construída em 1921, foi a primeira fábrica de automóveis no Brasil a utilizar o concreto armado e grandes planos de vidro, exibindo uma linguagem plástica moderna. Quase centenária, a fábrica, mesmo tendo utilizado tecnologias construtivas inovadoras e formas mais puras e econômicas, constitui um assunto ainda inédito no cenário da arquitetura nacional. O estudo desse caso se oferece também como oportunidade para a compreensão mais ampla da obra de Albert Kahn que, em parceria com o empresário Henry Ford, a partir da primeira década do século XX, foi responsável pela nova concepção do edifício industrial - um espaço capaz de proporcionar a flexibilidade e segurança necessárias para a nova organização científica da produção, livre de qualquer linguagem arquitetônica historicista. A coleta, análise e divulgação desse material inédito, composto por desenhos arquitetônicos do projeto, disponíveis no acervo do escritório Albert Kahn Associates, além de permitir que a autoria do projeto fosse confirmada como sendo do arquiteto americano, configura uma contribuição para a história da arquitetura brasileira, algo que poderá determinar a mudança de paradigmas a respeito da arquitetura industrial e sua importância como parte indissociável do movimento moderno. Com isso, se espera colaborar para o surgimento de novos estudos que apresentem, discutam e qualifiquem as fábricas como produção arquitetônica, dando-lhes a devida importância na qualidade de programas tanto técnicos quanto formalmente inovadores. Além disso, o estudo da fábrica da Ford no Brasil representa um importante instrumento para o seu melhor conhecimento e valorização cultural, podendo auxiliar a tomada de decisão acerca do papel que esta instalação industrial irá desempenhar no futuro.This research has as subject the presentation and analysis of the Ford Motor Company plant, located in Bom Retiro, a São Paulo\'s district. Built in 1921, it was the first automobile factory in Brazil to use reinforced concrete and large glass panels, showing a modern aesthetic. Almost 100 years old, the assembly plant, even using innovative technologies and more pure and economic forms, is a subject still unpublished in the national architecture\'s scenario. The study of this case also offers an opportunity for a wide understanding of the work of Albert Kahn, who in partnership with the businessman Henry Ford, from the first decade of the twentieth century, was responsible for the new layout of the industrial building - a space capable of providing the necessary flexibility and safety for the new mass production, independent from any historical architecture aesthetics. The search, analysis and disclosure of the unpublished material, composed of architectural drawings of the assembly plant, available in the Albert Kahn Associates records, besides confirming the authorship of the project, it is a contribution to the history of Brazilian architecture, something that may determine the paradigm regarding industrial architecture and its importance as an inseparable part of the Modern Movement. This research hopes to contribute to the emergence of new studies that present, discuss and qualify the factories as architectural production, giving them the importance of technical and formal innovative programs. In addition, the study of the Ford assembly plant in Brazil represents an important instrument for its better knowledge and cultural appreciation, and can help the decision about the role that this industrial architectural will play in the future.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBruna, Paulo Julio ValentinoCatafesta, Manuela2019-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18092019-093019/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:16:52Zoai:teses.usp.br:tde-18092019-093019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:16:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
Dado não fornecido pelo autor.
title Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
spellingShingle Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
Catafesta, Manuela
Albert Kahn
Albert Kahn
Arquitetura moderna
Automobile factory
Fábrica de automóvel
Ford Motor Co.
Ford Motor Co.
Henry Ford
Henry Ford
Modern Architecture
title_short Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
title_full Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
title_fullStr Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
title_full_unstemmed Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
title_sort Albert Kahn: uma fábrica no Brasil
author Catafesta, Manuela
author_facet Catafesta, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruna, Paulo Julio Valentino
dc.contributor.author.fl_str_mv Catafesta, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Albert Kahn
Albert Kahn
Arquitetura moderna
Automobile factory
Fábrica de automóvel
Ford Motor Co.
Ford Motor Co.
Henry Ford
Henry Ford
Modern Architecture
topic Albert Kahn
Albert Kahn
Arquitetura moderna
Automobile factory
Fábrica de automóvel
Ford Motor Co.
Ford Motor Co.
Henry Ford
Henry Ford
Modern Architecture
description Este trabalho tem como tema central a apresentação e análise da fábrica da Ford Motor Company, localizada no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Construída em 1921, foi a primeira fábrica de automóveis no Brasil a utilizar o concreto armado e grandes planos de vidro, exibindo uma linguagem plástica moderna. Quase centenária, a fábrica, mesmo tendo utilizado tecnologias construtivas inovadoras e formas mais puras e econômicas, constitui um assunto ainda inédito no cenário da arquitetura nacional. O estudo desse caso se oferece também como oportunidade para a compreensão mais ampla da obra de Albert Kahn que, em parceria com o empresário Henry Ford, a partir da primeira década do século XX, foi responsável pela nova concepção do edifício industrial - um espaço capaz de proporcionar a flexibilidade e segurança necessárias para a nova organização científica da produção, livre de qualquer linguagem arquitetônica historicista. A coleta, análise e divulgação desse material inédito, composto por desenhos arquitetônicos do projeto, disponíveis no acervo do escritório Albert Kahn Associates, além de permitir que a autoria do projeto fosse confirmada como sendo do arquiteto americano, configura uma contribuição para a história da arquitetura brasileira, algo que poderá determinar a mudança de paradigmas a respeito da arquitetura industrial e sua importância como parte indissociável do movimento moderno. Com isso, se espera colaborar para o surgimento de novos estudos que apresentem, discutam e qualifiquem as fábricas como produção arquitetônica, dando-lhes a devida importância na qualidade de programas tanto técnicos quanto formalmente inovadores. Além disso, o estudo da fábrica da Ford no Brasil representa um importante instrumento para o seu melhor conhecimento e valorização cultural, podendo auxiliar a tomada de decisão acerca do papel que esta instalação industrial irá desempenhar no futuro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18092019-093019/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-18092019-093019/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257112419237888