Viagem à semente: uma anamnese da Cultura Viva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turino, Célio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-16112023-193548/
Resumo: Essa tese tem como foco de estudo a Cultura Viva e o título, \"Viagem à Semente\", expressa um conceito-metáfora. Na primeira parte o tema, \"ÁRVORE, uma anamnese da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura - Teoria, conceitos e práticas\" realiza uma arqueologia históricoanalítica da construção da política pública da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura do Governo do Brasil a partir de 2004, seus fundamentos conceituais, metodologia e aplicação. O programa Cultura Viva é uma política pública de identidade e diversidade cultural sedimentada nos territórios a partir dos Pontos de Cultura, que exercita a alteridade em processos de gestão compartilhada e transformadora. Tanto na escala, 3.500 Pontos de Cultura espalhados pelo país e mais de oito milhões de pessoas envolvidas, quanto na formulação teórica e conceitual, foi a política pública de cultura com maior alcance na história do Brasil. A partir de 2011 os conceitos, filosofia e política pública da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura se espalham pela América Latina, estando hoje presentes em 17 países, com o Movimento pela Cultura Viva Comunitária. A despeito dos êxitos inegáveis, enquanto os demais países da América Latina abraçavam a ideia, o programa sofreu percalços, dificuldades e desmontes justamente no Brasil, essas contradições também são analisadas na primeira parte dessa obra, bem como as estratégias de resistência e ação a partir de fora do Estado. Na segunda parte, \"SEMENTES AO VENTO - Sentido, Memória, Narrativa e Verdade\", são aprofundados conceitos decorrentes da prática, revelando a Cultura Viva em uma segunda dimensão, como filosofia da práxis, realizada em sentido amplo e coletivo, quando a aprendizagem se faz ao caminhar. Uma filosofia peripatética envolvendo milhares de pessoas, talvez milhões, em diferentes níveis de compreensão e ação. Nessa parte são apresentados os elementos fundamentais para a constituição da Cultura Viva enquanto filosofia. A depuração dos sentidos iniciada em diálogo com o senso comum; o conceito de Lugar, os fluxos e os fixos e os polissentidos e as multiidentidades; até que as comunidades, a partir da ação direta nos territórios, adquirem um senso de lugar, pelas microrresistências. Um outro conjunto de conceitos constitutivos diz respeito a legado e patrimônio, a complexidade da palavra tradição e as inevitáveis relações que precisam ser estabelecidas com a tradição e a ancestralidade, até para que aconteçam processos efetivos de transformação e emancipação social. Porém, há que passar pelo entendimento dos processos de desmemória e o perecimento da memória coletiva, bem como pelos diferentes níveis da memória, ativados pelo método da História em Anamnese, até fazer brotar as memórias em dormência. É quando a Cultura Viva precisa enfrentar as questões da colonialidade, racismo e patriarcado. Como exercício coletivo de filosofia da práxis, ou da libertação, as questões sobre narrativa e verdade, e como distingui-las.
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Tanto na escala, 3.500 Pontos de Cultura espalhados pelo país e mais de oito milhões de pessoas envolvidas, quanto na formulação teórica e conceitual, foi a política pública de cultura com maior alcance na história do Brasil. A partir de 2011 os conceitos, filosofia e política pública da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura se espalham pela América Latina, estando hoje presentes em 17 países, com o Movimento pela Cultura Viva Comunitária. A despeito dos êxitos inegáveis, enquanto os demais países da América Latina abraçavam a ideia, o programa sofreu percalços, dificuldades e desmontes justamente no Brasil, essas contradições também são analisadas na primeira parte dessa obra, bem como as estratégias de resistência e ação a partir de fora do Estado. Na segunda parte, \"SEMENTES AO VENTO - Sentido, Memória, Narrativa e Verdade\", são aprofundados conceitos decorrentes da prática, revelando a Cultura Viva em uma segunda dimensão, como filosofia da práxis, realizada em sentido amplo e coletivo, quando a aprendizagem se faz ao caminhar. Uma filosofia peripatética envolvendo milhares de pessoas, talvez milhões, em diferentes níveis de compreensão e ação. Nessa parte são apresentados os elementos fundamentais para a constituição da Cultura Viva enquanto filosofia. A depuração dos sentidos iniciada em diálogo com o senso comum; o conceito de Lugar, os fluxos e os fixos e os polissentidos e as multiidentidades; até que as comunidades, a partir da ação direta nos territórios, adquirem um senso de lugar, pelas microrresistências. Um outro conjunto de conceitos constitutivos diz respeito a legado e patrimônio, a complexidade da palavra tradição e as inevitáveis relações que precisam ser estabelecidas com a tradição e a ancestralidade, até para que aconteçam processos efetivos de transformação e emancipação social. Porém, há que passar pelo entendimento dos processos de desmemória e o perecimento da memória coletiva, bem como pelos diferentes níveis da memória, ativados pelo método da História em Anamnese, até fazer brotar as memórias em dormência. É quando a Cultura Viva precisa enfrentar as questões da colonialidade, racismo e patriarcado. Como exercício coletivo de filosofia da práxis, ou da libertação, as questões sobre narrativa e verdade, e como distingui-las.This thesis focuses on Living Culture and the title, \"Trip to the seed\", expresses a concept-metaphor. In the first part the theme, \"TREE, an anamnesis of Living Culture and Culture Points - Theory, concepts and practices\" performs a historical-analytical archeology of the Living Culture and Culture Points public construction policy, promoted by the Government Culture Ministry of Brazil since 2004, its conceptual foundations, methodology and application. The Living Culture program is an identity and cultural diversity public policy sedimented on the territories based on the Culture Points, which exercises alterity in shared and transformative management processes. Both in scale, 3,500 Culture Points spread across the country and more than eight million people involved, as in theoretical and conceptual formulation, it was the public culture policy with the greatest reach in the history of Brazil. As of 2011, the concepts, philosophy and public policy of Living Culture and Culture Points spread throughout Latin America, and are now present in 17 countries, with the Movement for Community Living Culture. Despite the undeniable successes, while the other Latin American countries embraced the idea, the program suffered mishaps, difficulties and dismantling precisely in Brazil. These contradictions are also analyzed in the first part of this work, as well as the strategies of resistance and action from outside the State. In the second part, \"SEEDS IN THE WIND - Sense, Memory, Narrative and Truth\", concepts resulting from practice are deepened, revealing Living Culture in a second dimension, as a philosophy of praxis, carried out in a broad and collective sense, when learning is done by walking. A peripatetic philosophy involving thousands of people, perhaps millions, at different understanding levels and action. In this section, are presented the fundamental constitutive elements for the Living Culture as a philosophy. Depuration of the senses initiated in dialogue with the common sense; the concept of Place, the flowness and the steadiness, and the polysense, and the multi identities; until the communities, from direct action in the territories, acquire a sense of place, through micro-resistance. Another set of constitutive concepts concerns legacy and heritage, the complexity of the word \"tradition\" and the inevitable relationships that need to be established with the tradition and the ancestry, even for effective processes of transformation and social emancipation to take place. However, it is necessary to go through the understanding of the memory lack (desmemory) processes and the perishing of collective memory, as well as the different levels of memory, activated by the method of History in Anamnesis, until the dormant memories sprout. This is when Living Culture needs to face coloniality issues, racism and patriarchy. As a collective exercise in the philosophy of praxis, or of liberation, questions about narrative and truth, and how to distinguish between them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSant'Anna, Sérgio Bairon BlancoTurino, Célio2023-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-16112023-193548/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-17T21:24:03Zoai:teses.usp.br:tde-16112023-193548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-17T21:24:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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