Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ururahy, Heloisa Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-25042014-112545/
Resumo: A pesquisa observa as novas relações de produção e difusão da arte que surgiram com a utilização da internet e das novas tecnologias, pelas instituições culturais, para a expansão de suas atividades. A investigação propõe que essa nova forma de comunicação pode unir o alcance das plataformas virtuais, a credibilidade de grandes centros artísticos e a força dos processos colaborativos de criação em rede para ampliar a propagação da arte e da cultura. O estudo pretende mostrar como museus, galerias e instituições culturais em geral, têm desenvolvido trabalhos na world wide web, desde o começo dos anos 90, de forma a ampliar o acesso do público, não apenas a seus acervos e exposições, mas também à possibilidade de criação conjunta do conhecimento museológico e de nossa herança cultural. Através da observação dos conteúdos disponibilizados na rede por museus variados, nacionais e internacionais, relacionados a artigos sobre questões contemporâneas da museologia, são analisados como os objetivos das instituições artísticas quanto ao uso do ciberespaço têm evoluído. Há um crescente esforço em suprir as necessidades culturais dos novos espectadores da era conectada da internet. Hoje, modelos de exposições virtuais permitem que formatos de arte efêmera, como performances ou intervenções, possam efetivamente fazer parte dos espaços museológicos. Foi criada uma nova ligação com o visitante do museu, que pode estar em qualquer lugar do mundo e, utilizando redes sociais e mídias móveis, passa a ser criador e difusor de conteúdo, além de receptor. Por fim, há a reflexão sobre como, enquanto se adéquam às novas relações do homem com a arte e a cultura através do mundo virtual, as instituições devem se preocupar com a responsabilidade social e a democratização do acesso aos bens culturais por aqueles que ainda não tem contato frequente com as novas tecnologias.
id USP_7c3dcc1067020a069c31f91cf1945aff
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25042014-112545
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquoMuseums on the internet of the 21st century: on the way to the ubiquitous museumAcervos digitaisArte efêmeraArtistic genresCultural diffusionCultural heritageDifusão culturalDigital archivesEphemeral artGaleriasGalleriesGêneros artísticosHerança culturalIntangible heritageInternetInternetMídias móveisMobile mediaMuseumsMuseusMuseus virtuaisPatrimônio imaterialRedes sociaisSocial networksVirtual museumsA pesquisa observa as novas relações de produção e difusão da arte que surgiram com a utilização da internet e das novas tecnologias, pelas instituições culturais, para a expansão de suas atividades. A investigação propõe que essa nova forma de comunicação pode unir o alcance das plataformas virtuais, a credibilidade de grandes centros artísticos e a força dos processos colaborativos de criação em rede para ampliar a propagação da arte e da cultura. O estudo pretende mostrar como museus, galerias e instituições culturais em geral, têm desenvolvido trabalhos na world wide web, desde o começo dos anos 90, de forma a ampliar o acesso do público, não apenas a seus acervos e exposições, mas também à possibilidade de criação conjunta do conhecimento museológico e de nossa herança cultural. Através da observação dos conteúdos disponibilizados na rede por museus variados, nacionais e internacionais, relacionados a artigos sobre questões contemporâneas da museologia, são analisados como os objetivos das instituições artísticas quanto ao uso do ciberespaço têm evoluído. Há um crescente esforço em suprir as necessidades culturais dos novos espectadores da era conectada da internet. Hoje, modelos de exposições virtuais permitem que formatos de arte efêmera, como performances ou intervenções, possam efetivamente fazer parte dos espaços museológicos. Foi criada uma nova ligação com o visitante do museu, que pode estar em qualquer lugar do mundo e, utilizando redes sociais e mídias móveis, passa a ser criador e difusor de conteúdo, além de receptor. Por fim, há a reflexão sobre como, enquanto se adéquam às novas relações do homem com a arte e a cultura através do mundo virtual, as instituições devem se preocupar com a responsabilidade social e a democratização do acesso aos bens culturais por aqueles que ainda não tem contato frequente com as novas tecnologias.The research points the new relations of production and dissemination of art that emerge with the use of the Internet and new technologies, by cultural institutions to expand their activities. The research suggests that this new form of communication can put together the reach of virtual platforms, the credibility of major artistic centers and the strength of networks for collaborative creation processes, to enlarge the propagation of art and culture. The study aims to show how museums, galleries and cultural institutions in general, have developed activities on the world wide web since the early \'90s, in order to increase public access, not only to their collections and exhibitions, but also to the possibility of joint creation of the museological knowledge and cultural heritage. How the goals of art institutions in the use of cyberspace have evolved are analyzed through observation of the content provided on the net by various museums, national and international, related with articles about issues on contemporary museology. There is a growing effort to meet the cultural needs of the new spectators of internet connected age. Nowadays, virtual exhibitions models allow ephemeral art formats, such as performances or interventions, to effectively be part of the museum spaces. A new connection was created with the museum visitor, who can be anywhere in the world and, using social networks and mobile media, becomes a creator and disseminator of content, as well as a receiver. Finally, there is the observation on how, while adapting with the man\'s new relationship with art and culture through the virtual world, institutions should concern also about social responsibility and democratic access to culture for those who do not have frequent contact with new technologies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMatuck, ArturUrurahy, Heloisa Pinto2013-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-25042014-112545/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-25042014-112545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
Museums on the internet of the 21st century: on the way to the ubiquitous museum
title Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
spellingShingle Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
Ururahy, Heloisa Pinto
Acervos digitais
Arte efêmera
Artistic genres
Cultural diffusion
Cultural heritage
Difusão cultural
Digital archives
Ephemeral art
Galerias
Galleries
Gêneros artísticos
Herança cultural
Intangible heritage
Internet
Internet
Mídias móveis
Mobile media
Museums
Museus
Museus virtuais
Patrimônio imaterial
Redes sociais
Social networks
Virtual museums
title_short Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
title_full Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
title_fullStr Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
title_full_unstemmed Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
title_sort Museus na internet do século XXI: a caminho do museu ubíquo
author Ururahy, Heloisa Pinto
author_facet Ururahy, Heloisa Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matuck, Artur
dc.contributor.author.fl_str_mv Ururahy, Heloisa Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Acervos digitais
Arte efêmera
Artistic genres
Cultural diffusion
Cultural heritage
Difusão cultural
Digital archives
Ephemeral art
Galerias
Galleries
Gêneros artísticos
Herança cultural
Intangible heritage
Internet
Internet
Mídias móveis
Mobile media
Museums
Museus
Museus virtuais
Patrimônio imaterial
Redes sociais
Social networks
Virtual museums
topic Acervos digitais
Arte efêmera
Artistic genres
Cultural diffusion
Cultural heritage
Difusão cultural
Digital archives
Ephemeral art
Galerias
Galleries
Gêneros artísticos
Herança cultural
Intangible heritage
Internet
Internet
Mídias móveis
Mobile media
Museums
Museus
Museus virtuais
Patrimônio imaterial
Redes sociais
Social networks
Virtual museums
description A pesquisa observa as novas relações de produção e difusão da arte que surgiram com a utilização da internet e das novas tecnologias, pelas instituições culturais, para a expansão de suas atividades. A investigação propõe que essa nova forma de comunicação pode unir o alcance das plataformas virtuais, a credibilidade de grandes centros artísticos e a força dos processos colaborativos de criação em rede para ampliar a propagação da arte e da cultura. O estudo pretende mostrar como museus, galerias e instituições culturais em geral, têm desenvolvido trabalhos na world wide web, desde o começo dos anos 90, de forma a ampliar o acesso do público, não apenas a seus acervos e exposições, mas também à possibilidade de criação conjunta do conhecimento museológico e de nossa herança cultural. Através da observação dos conteúdos disponibilizados na rede por museus variados, nacionais e internacionais, relacionados a artigos sobre questões contemporâneas da museologia, são analisados como os objetivos das instituições artísticas quanto ao uso do ciberespaço têm evoluído. Há um crescente esforço em suprir as necessidades culturais dos novos espectadores da era conectada da internet. Hoje, modelos de exposições virtuais permitem que formatos de arte efêmera, como performances ou intervenções, possam efetivamente fazer parte dos espaços museológicos. Foi criada uma nova ligação com o visitante do museu, que pode estar em qualquer lugar do mundo e, utilizando redes sociais e mídias móveis, passa a ser criador e difusor de conteúdo, além de receptor. Por fim, há a reflexão sobre como, enquanto se adéquam às novas relações do homem com a arte e a cultura através do mundo virtual, as instituições devem se preocupar com a responsabilidade social e a democratização do acesso aos bens culturais por aqueles que ainda não tem contato frequente com as novas tecnologias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-25042014-112545/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-25042014-112545/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257326568865792