John Ruskin e o desenho no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Claudio Silveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-11092006-121554/
Resumo: O assunto principal do critico de arte inglês do século XIX John Ruskin foi uma teoria da percepção cujo objetivo era o ensino do desenho para a sociedade industrial. No século XIX o ensino do desenho era considerado uma politica industrial, e no Brasil não foi diferente. A vinda da família real ao país deflagrou o nosso primeiro projeto de industrialização com base no ensino do desenho. A Missão Francesa veio fundar aqui duas escolas, uma para as artes liberais e outra para as artes Mecânicas. O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Bethencourt da Silva. Rui Barbosa foi sócio honorário do Liceu e leitor de John Ruskin. Muitas das idéias de Ruskin estão presentes no método de ensino do desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
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