Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosângela Ferreira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-131609/
Resumo: Esta investigação estudou o processo de escolarização do social a qual foram submetidos os negros da cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX por meio da análise de dois jornais do conjunto denominado da imprensa negra paulista: O Clarim da Alvorada e Voz da Raça. A perspectiva utilizada na pesquisa compreende o processo de escolarização como um conjunto de fazeres e ações promovidas por sujeitos que acreditavam em uma educação construída segundo as suas demandas. O processo de educar/instruir deveria estar relacionado às reivindicações bastante peculiares do grupo ao qual se destinava e vir acompanhada de transformações materiais, distribuição de riqueza, justiça e igualdade social. Neste sentido, a partir da leitura e análise dos artigos, editoriais, seções, propagandas dos periódicos procurou-se desvendar qual o projeto editorial de cada um dos jornais e suas principais implicações na formação da população negra paulista. A importância do associativismo negro como força propulsora das conquistas sociais e a conscientização do negro da importância da construção de uma identidade negra no início do século XX formam elementos analisados neste trabalho.
id USP_7cd6a00b79312e6ba2d4c6c4ecbe3372
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122013-131609
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)From the pages of newspapers: scraps identitary and the social schooling of black in São Paulo (1920-1940)Black pressBlacksEducation of socialEscolarização do socialIdentidadeIdentityImprensa negraNegrosEsta investigação estudou o processo de escolarização do social a qual foram submetidos os negros da cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX por meio da análise de dois jornais do conjunto denominado da imprensa negra paulista: O Clarim da Alvorada e Voz da Raça. A perspectiva utilizada na pesquisa compreende o processo de escolarização como um conjunto de fazeres e ações promovidas por sujeitos que acreditavam em uma educação construída segundo as suas demandas. O processo de educar/instruir deveria estar relacionado às reivindicações bastante peculiares do grupo ao qual se destinava e vir acompanhada de transformações materiais, distribuição de riqueza, justiça e igualdade social. Neste sentido, a partir da leitura e análise dos artigos, editoriais, seções, propagandas dos periódicos procurou-se desvendar qual o projeto editorial de cada um dos jornais e suas principais implicações na formação da população negra paulista. A importância do associativismo negro como força propulsora das conquistas sociais e a conscientização do negro da importância da construção de uma identidade negra no início do século XX formam elementos analisados neste trabalho.This research studied the social education process to which they were subjected Blacks from the city of São Paulo in the early decades of the 20th century through the analysis of two newspapers named the black paulista press: \"O Clarim da Alvorada\" and \"A Voz da Raça\". The perspective used in the research understands the process of schooling as a set of practices and actions promoted by subjects who believed in an education built according to your demands. The process to educate/instruct should be related to the peculiar demands of the group to which it was intended and come with material transformation, wealth distribution and social justice and equality. In this sense, from reading and analysis of articles, editorials, advertisements, sections of journals we tried to unravel what the editorial project of each one of the newspapers and its main implications in the formation of the black population. The importance of black associations as driving force of social achievements and black awareness of the importance of building a black identity in early twentieth century form elements analyzed in this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBiccas, Maurilane de SouzaSouza, Rosângela Ferreira de2013-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-131609/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122013-131609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
From the pages of newspapers: scraps identitary and the social schooling of black in São Paulo (1920-1940)
title Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
spellingShingle Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
Souza, Rosângela Ferreira de
Black press
Blacks
Education of social
Escolarização do social
Identidade
Identity
Imprensa negra
Negros
title_short Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
title_full Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
title_fullStr Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
title_full_unstemmed Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
title_sort Pelas páginas dos jornais: recortes indentitários e escolarização do social do negro em São Paulo (1920-1940)
author Souza, Rosângela Ferreira de
author_facet Souza, Rosângela Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biccas, Maurilane de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosângela Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Black press
Blacks
Education of social
Escolarização do social
Identidade
Identity
Imprensa negra
Negros
topic Black press
Blacks
Education of social
Escolarização do social
Identidade
Identity
Imprensa negra
Negros
description Esta investigação estudou o processo de escolarização do social a qual foram submetidos os negros da cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX por meio da análise de dois jornais do conjunto denominado da imprensa negra paulista: O Clarim da Alvorada e Voz da Raça. A perspectiva utilizada na pesquisa compreende o processo de escolarização como um conjunto de fazeres e ações promovidas por sujeitos que acreditavam em uma educação construída segundo as suas demandas. O processo de educar/instruir deveria estar relacionado às reivindicações bastante peculiares do grupo ao qual se destinava e vir acompanhada de transformações materiais, distribuição de riqueza, justiça e igualdade social. Neste sentido, a partir da leitura e análise dos artigos, editoriais, seções, propagandas dos periódicos procurou-se desvendar qual o projeto editorial de cada um dos jornais e suas principais implicações na formação da população negra paulista. A importância do associativismo negro como força propulsora das conquistas sociais e a conscientização do negro da importância da construção de uma identidade negra no início do século XX formam elementos analisados neste trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-131609/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-131609/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256705584332800