\"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Marcelo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23137/tde-31102006-092528/
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade de cor de três marcas comerciais de porcelanas aluminizadas durante seu processo de queima. Para o experimento foram confeccionados 30 corpos de prova em forma de disco com 2mm de espessura e 10mm de circunferência, sendo 10 da marca ALLCeram, 10 da marca Noritake Cerabien CZR e 10 da marca Vita VM7. As amostras foram queimadas 10 vezes. As leituras de cor foram feitas em espectrofotômetro de reflexão nos seguintes intervalos: após a 1ª queima, após a 3ª queima, após a 5ª queima e após a 10ª queima. As curvas de reflexão foram convertidas em valores LAB e a diferença de cor foi medida através do método CIELAB (FE). Os resultados obtidos demonstraram que existe variação de cor e que esta variação depende do número de queimas realizadas e da marca comercial utilizada.
id USP_7d11bcbb48dbf33924640d91b894d1a9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31102006-092528
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"Comparative spectrophotometric study of the color stability of three dental porcelains after repeated firingsColor stabilityDental porcelainEstabilidade de corEstudo espectrofotométricoPorcelana dentalSpectrophotometric studyO objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade de cor de três marcas comerciais de porcelanas aluminizadas durante seu processo de queima. Para o experimento foram confeccionados 30 corpos de prova em forma de disco com 2mm de espessura e 10mm de circunferência, sendo 10 da marca ALLCeram, 10 da marca Noritake Cerabien CZR e 10 da marca Vita VM7. As amostras foram queimadas 10 vezes. As leituras de cor foram feitas em espectrofotômetro de reflexão nos seguintes intervalos: após a 1ª queima, após a 3ª queima, após a 5ª queima e após a 10ª queima. As curvas de reflexão foram convertidas em valores LAB e a diferença de cor foi medida através do método CIELAB (FE). Os resultados obtidos demonstraram que existe variação de cor e que esta variação depende do número de queimas realizadas e da marca comercial utilizada.The purpose of this investigation was to quantify in CIE FE units the differences in color produced by multiple firing of three allceramic systems. For this study 30 samples were fabricated of 3 brands: AllCeram, Noritake Cerabien CZR and Vita VM7. A spectrophotometer was used for reflectance measurement of color after 1 firing, 3 firings, 5 firings and 10 firings. The results were converted in CIELAB units. Color differences, FE, were calculated in the CIE color space. Color differences as a result of multiple firings depended on the number of firings and the brand tested.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaito, TetsuoWeber, Marcelo2006-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23137/tde-31102006-092528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-31102006-092528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
Comparative spectrophotometric study of the color stability of three dental porcelains after repeated firings
title \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
spellingShingle \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
Weber, Marcelo
Color stability
Dental porcelain
Estabilidade de cor
Estudo espectrofotométrico
Porcelana dental
Spectrophotometric study
title_short \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
title_full \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
title_fullStr \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
title_full_unstemmed \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
title_sort \"Estudo espectrofotométrico comparativo da estabilidade de cor de três porcelanas dentais após consecutivas queimas\"
author Weber, Marcelo
author_facet Weber, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saito, Tetsuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Color stability
Dental porcelain
Estabilidade de cor
Estudo espectrofotométrico
Porcelana dental
Spectrophotometric study
topic Color stability
Dental porcelain
Estabilidade de cor
Estudo espectrofotométrico
Porcelana dental
Spectrophotometric study
description O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade de cor de três marcas comerciais de porcelanas aluminizadas durante seu processo de queima. Para o experimento foram confeccionados 30 corpos de prova em forma de disco com 2mm de espessura e 10mm de circunferência, sendo 10 da marca ALLCeram, 10 da marca Noritake Cerabien CZR e 10 da marca Vita VM7. As amostras foram queimadas 10 vezes. As leituras de cor foram feitas em espectrofotômetro de reflexão nos seguintes intervalos: após a 1ª queima, após a 3ª queima, após a 5ª queima e após a 10ª queima. As curvas de reflexão foram convertidas em valores LAB e a diferença de cor foi medida através do método CIELAB (FE). Os resultados obtidos demonstraram que existe variação de cor e que esta variação depende do número de queimas realizadas e da marca comercial utilizada.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23137/tde-31102006-092528/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23137/tde-31102006-092528/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091225636044800