Pai Cacique e os filhos da Estrela Guia: Processos identitários e cura na Legião Branca Mestre Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Daniela Torres de Andrade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20012015-144240/
Resumo: A Legião Branca Mestre Jesus é um tradicional centro de Umbanda, conhecido por se dedicar às praticas de cura, localizado na cidade de Santa Rita do Passa Quatro. O objetivo desta pesquisa foi investigar e descrever os processos de transformação identitária em adeptos e médiuns deste Centro, mediante seu acompanhamento longitudinal. Para esse efeito, foi feita uma etnografia com especial atenção aos significantes que se repetem no complexo simbólico das entidades espirituais e narrativas de vida dos médiuns. Foram realizadas entrevistas abertas individuais com médiuns iniciantes e atuais líderes, a respeito de sua vida pessoal e sua relação com o Centro. A análise dos dados se baseou na psicanálise lacaniana, apoiando-se em especial nos conceito de identificação e nos estudos sobre possessão. Os resultados indicam repetição dos significantes família, trabalho, justiça, luz e caminho. As transformações identitárias envolvem ressignificação de marcas simbólicas relacionadas a conflitos familiares através da afiliação à família espiritual da L.B.M.J. e aos valores de responsabilização perante o sofrimento do outro. Também verificou-se transformação das profissões dos médiuns em formas de trabalho espiritual norteadas por um bem fazer e combinando elementos simbólicos da L.B.M.J. a um modo de agir dos caboclos e pretos-velhos que implica trabalho justo. A iniciação como médium envolve reposicionamento subjetivo de alguém a ser cuidado para alguém que cuida. O adepto é visto como parte de uma corrente, cujo membro desgarrado é o elo mais frágil, o doente a ser cuidado. A compreensão dos processos identitários envolve compreensão da noção de pessoa do Centro, de que os espíritos (vivos ou mortos) são luzes inomináveis, que se manifestam sob diversas roupagens, identificáveis por padrões de ação éticos. Os processos identificatórios constatados têm a peculiaridade de se centrarem em padrões de ação atrelados aos valores do culto e, ao mesmo tempo, a uma luz que remete ao real inapreensível. Estes processos identificatórios envolvem ainda a reelaboração de aspectos da história brasileira como um todo, em especial ao etnocídio indígena em relação ao cristianismo, de forma que, sem abrir mão dos valores cristãos como humildade e caridade, recupera-se elementos históricos recalcados em relação ao descobrimento e ao extermínio de etnias.
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Foram realizadas entrevistas abertas individuais com médiuns iniciantes e atuais líderes, a respeito de sua vida pessoal e sua relação com o Centro. A análise dos dados se baseou na psicanálise lacaniana, apoiando-se em especial nos conceito de identificação e nos estudos sobre possessão. Os resultados indicam repetição dos significantes família, trabalho, justiça, luz e caminho. As transformações identitárias envolvem ressignificação de marcas simbólicas relacionadas a conflitos familiares através da afiliação à família espiritual da L.B.M.J. e aos valores de responsabilização perante o sofrimento do outro. Também verificou-se transformação das profissões dos médiuns em formas de trabalho espiritual norteadas por um bem fazer e combinando elementos simbólicos da L.B.M.J. a um modo de agir dos caboclos e pretos-velhos que implica trabalho justo. A iniciação como médium envolve reposicionamento subjetivo de alguém a ser cuidado para alguém que cuida. O adepto é visto como parte de uma corrente, cujo membro desgarrado é o elo mais frágil, o doente a ser cuidado. A compreensão dos processos identitários envolve compreensão da noção de pessoa do Centro, de que os espíritos (vivos ou mortos) são luzes inomináveis, que se manifestam sob diversas roupagens, identificáveis por padrões de ação éticos. Os processos identificatórios constatados têm a peculiaridade de se centrarem em padrões de ação atrelados aos valores do culto e, ao mesmo tempo, a uma luz que remete ao real inapreensível. Estes processos identificatórios envolvem ainda a reelaboração de aspectos da história brasileira como um todo, em especial ao etnocídio indígena em relação ao cristianismo, de forma que, sem abrir mão dos valores cristãos como humildade e caridade, recupera-se elementos históricos recalcados em relação ao descobrimento e ao extermínio de etnias.The Legião Branca Mestre Jesus (White Legion Master Jesus) is a traditional center of Umbanda, known to be devoted to healing practices, located in Santa Rita do Passa Quatro. The objective of this research was to investigate and describe the processes of identity transformation in adherents and mediums of the center, by longitudinal monitoring of them. For this purpose, an ethnography was done with special attention to repeated signifiers of the symbolic complex of spiritual entities and life narratives of mediums. Individual open interviews with beginners and current mediums leaders about his personal life and his relationship with the Center were held. The data analysis was based on the Lacanian psychoanalysis, relying in particular on the concept of identifying and studies in possession. The results indicate significant repetition of family, work, justice, light and way. The identity transformations involve reframing of symbolic marks related to family conflicts through affiliation to the \"spiritual family\" of LBMJ and values of accountability to the suffering of others. Also there was transformation of the professions of mediums in forms of \"spiritual work\" guided by a \"good to do\" and combining symbolic elements of LBMJ a mode of action of caboclos and pretos-velhos that implies fair work. Initiation as a medium involves subjective repositioning someone to care for someone who cares. The believer is seen as part of a chain, whose wayward member is the weakest link, the patient being careful. The understanding of identity processes involves understanding the notion of person of the center, that the spirits (living or dead) are nameless lights, which manifest themselves in different \"guises\", identifiable by ethical action patterns. The identification processes observed have the peculiarities of focus on action patterns linked to the values of the cult and, at the same time, to a light that refers to the unknowable real. These identification processes also involve redesigning aspects of Brazilian history as a whole, especially the indigenous ethnocide in relation to Christianity, in a way that, without rejecting the Christian values such as humility and charity, recovers repressed historical elements related to the discovery of Brazil and the extermination of ethnic groups.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBairrao, Jose Francisco Miguel HenriquesLemos, Daniela Torres de Andrade2014-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20012015-144240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-20012015-144240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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