A energia no trabalho do ator: dos chakras à criação cênica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25022021-102455/ |
Resumo: | Como o estudo da energia no teatro pode potencializar e ampliar o repertório do ator? A pesquisa, que busca apresentar reflexões e possibilidades de práticas cênicas voltadas para a formação contínua do intérprete, é desenvolvida a partir da análise de minhas experiências diretas com o diretor russo Jurij Alschitz - que considera energia como linguagem de cena - pesquisa bibliográfica, bem como análise de minha prática artístico-pedagógica. Sendo Alschitz um herdeiro de certa escola russa iniciada por Stanislávski, busco entender a filiação do termo energia no Sistema, tecendo relações com as inspirações que Stanislávski tomou do yoga. Proponho ainda cruzamentos entre as ideias desta escola russa e minha prática artístico-pedagógica, especialmente na investigação do uso das meditações ativas criadas pelo indiano Osho como contribuição ao treinamento energético do ator. E, posteriormente, caminhos para a utilização dos chakras na ampliação de repertório do artista cênico no trabalho com a palavra. Por suas ideias, referências e tema, a pesquisa insere-se em outros esforços de entrelaçamento de desenvolvimento artístico e humano na prática teatral. |
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A energia no trabalho do ator: dos chakras à criação cênicaThe energy in the actor\'s work: from the chakras to the scenic creationActive MeditationChakrasChakrasEnergiaEnergyJurij AlschitzJurij AlschitzMeditação ativaYogaYogaComo o estudo da energia no teatro pode potencializar e ampliar o repertório do ator? A pesquisa, que busca apresentar reflexões e possibilidades de práticas cênicas voltadas para a formação contínua do intérprete, é desenvolvida a partir da análise de minhas experiências diretas com o diretor russo Jurij Alschitz - que considera energia como linguagem de cena - pesquisa bibliográfica, bem como análise de minha prática artístico-pedagógica. Sendo Alschitz um herdeiro de certa escola russa iniciada por Stanislávski, busco entender a filiação do termo energia no Sistema, tecendo relações com as inspirações que Stanislávski tomou do yoga. Proponho ainda cruzamentos entre as ideias desta escola russa e minha prática artístico-pedagógica, especialmente na investigação do uso das meditações ativas criadas pelo indiano Osho como contribuição ao treinamento energético do ator. E, posteriormente, caminhos para a utilização dos chakras na ampliação de repertório do artista cênico no trabalho com a palavra. Por suas ideias, referências e tema, a pesquisa insere-se em outros esforços de entrelaçamento de desenvolvimento artístico e humano na prática teatral.How can the study of Energy in theater enhance and broaden the actor\'s repertoire? The research, which seeks to present reflections and possibilities of scenic practices for the continuous formation of the performer, is developed from the analysis of my direct experiences with the Russian director Jurij Alschitz - who considers energy as a scenic language - bibliographical research, as well as analysis of my artistic-pedagogical practice. As Alschitz is an heir of a certain Russian school started by Stanislavski, I seek to understand the affiliation of the term energy in the System by studying its inspiration in Stanislavski\'s relationships with Yoga. I also propose intersections between the ideas of this Russian school and my artistic-pedagogical practice, especially in investigating the use of Active Meditations created by the Indian Osho as a contribution to energetical actor training. And ways to use the chakras to broaden the repertoire of the scenic artist in his work with the word. Due to its ideas, references and theme, the research is part of other efforts to intertwine artistic and human development in theatrical practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Elisabeth SilvaRachmann, Ismar André Smith2020-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-25022021-102455/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-25T21:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-102455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-25T21:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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