Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Charles Desena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-03122021-170824/
Resumo: Nas duas últimas décadas, produziu-se um enorme corpus de evidências da contribuição da gesticulação manual para o ensino-aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. Abordagens incorporadas da cognição humana têm procurado elaborar modelos cognitivos que expliquem o fenômeno. Com a tecnologia hoje disponível, é possível acompanhar em tempo real processamentos cognitivos ocorrendo no sistema nervoso central. No entanto, pouco se sabe ainda sobre os processos neurocognitivos de integração linguística dos gestos. Para situarmos nosso objeto de estudo e encaminharmos nossa problemática, abordamos na introdução deste trabalho as principais contribuições da literatura para a compreensão atual da origem e do processamento visual, linguístico e cognitivo da gesticulação manual conversacional. Trazemos também as principais tipologias e modelos cognitivos de sua produção. Dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa mostraram que gestos manuais beneficiam a compreensão de narrativas por estudantes de língua estrangeira sem, contudo, demandarem alocação aberta da atenção. Como estudo complementar, exploramos experimentalmente no presente trabalho o impacto da gesticulação manual na produção de narrativas em língua estrangeira. Avaliamos alterações em diferentes parâmetros linguístico-discursivos das produções narrativas sob controle da gesticulação manual durante a realização da tarefa experimental de produção narrativa. Também a partir de dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa, hipotetizamos que gestos manuais acompanhados da fala sejam processados mojoritariamente por visão periférica. Buscamos testar nossa hipótese avaliando experimentalmente durante a apresentação de uma aula de ciências o impacto da gesticulação manual da professora em ambos o comportamento ocular de aprendizes e o seu desempenho em tarefa de aprendizagem. Esperamos contribuir para modelos teóricos, bem como para modelos experimentais de investigação de processos neurocognitivos da gesticulação manual
id USP_7d511ce3d4cced7cc529411ec627e9c9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122021-170824
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciênciasNot informed by the authorAprendizagemAtençãoAttentionCognição incorporadaEmbodied cognitionEye movementGestosGesturesLearningMovimento ocularNas duas últimas décadas, produziu-se um enorme corpus de evidências da contribuição da gesticulação manual para o ensino-aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. Abordagens incorporadas da cognição humana têm procurado elaborar modelos cognitivos que expliquem o fenômeno. Com a tecnologia hoje disponível, é possível acompanhar em tempo real processamentos cognitivos ocorrendo no sistema nervoso central. No entanto, pouco se sabe ainda sobre os processos neurocognitivos de integração linguística dos gestos. Para situarmos nosso objeto de estudo e encaminharmos nossa problemática, abordamos na introdução deste trabalho as principais contribuições da literatura para a compreensão atual da origem e do processamento visual, linguístico e cognitivo da gesticulação manual conversacional. Trazemos também as principais tipologias e modelos cognitivos de sua produção. Dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa mostraram que gestos manuais beneficiam a compreensão de narrativas por estudantes de língua estrangeira sem, contudo, demandarem alocação aberta da atenção. Como estudo complementar, exploramos experimentalmente no presente trabalho o impacto da gesticulação manual na produção de narrativas em língua estrangeira. Avaliamos alterações em diferentes parâmetros linguístico-discursivos das produções narrativas sob controle da gesticulação manual durante a realização da tarefa experimental de produção narrativa. Também a partir de dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa, hipotetizamos que gestos manuais acompanhados da fala sejam processados mojoritariamente por visão periférica. Buscamos testar nossa hipótese avaliando experimentalmente durante a apresentação de uma aula de ciências o impacto da gesticulação manual da professora em ambos o comportamento ocular de aprendizes e o seu desempenho em tarefa de aprendizagem. Esperamos contribuir para modelos teóricos, bem como para modelos experimentais de investigação de processos neurocognitivos da gesticulação manualIn the last two decades, a great body of evidence has been produced of the contribution of manual gesticulation to the teaching-learning process of different areas of knowledge. Embodied approaches to human cognition have sought to develop cognitive models to explain the phenomenon. Recent technology has made it possible to track realtime cognitive processing in the central nervous system. However, little is known about the neurocognitive processes of linguistic integration of gestures. In the introduction, we address the main contributions of the literature to the current understanding of the origin and of the visual, linguistic and cognitive processing of conversational manual gesticulation. We also address the main typologies and cognitive models of its production. Experimental data from previous works by our research group have shown that manual gestures benefit narrative comprehension by foreign language students, without requiring visual attention allocation to the gestural field. As a complementary study, we experimentally explored in this work the impact of hand gestures on the production of narratives in a foreign language. We evaluated changes in different linguistic-discursive parameters of narrative productions under manual gesticulation control. Also based on experimental data from previous works by our research group, we hypothesize that manual gestures accompanied by speech are processed mainly by peripheral vision. We tried to test our hypothesis by experimentally evaluating during the presentation of a science class the impact of the teacher\'s manual gesticulation on both the learners\' eye movement and their performance in a learning task. We hope to contribute to theoretical and experimental models of investigation of neurocognitive processes of manual gesticulationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHelene, André FrazãoPereira, Charles Desena2021-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-03122021-170824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T20:01:11Zoai:teses.usp.br:tde-03122021-170824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T20:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
Not informed by the author
title Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
spellingShingle Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
Pereira, Charles Desena
Aprendizagem
Atenção
Attention
Cognição incorporada
Embodied cognition
Eye movement
Gestos
Gestures
Learning
Movimento ocular
title_short Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
title_full Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
title_fullStr Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
title_full_unstemmed Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
title_sort Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
author Pereira, Charles Desena
author_facet Pereira, Charles Desena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Helene, André Frazão
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Charles Desena
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Atenção
Attention
Cognição incorporada
Embodied cognition
Eye movement
Gestos
Gestures
Learning
Movimento ocular
topic Aprendizagem
Atenção
Attention
Cognição incorporada
Embodied cognition
Eye movement
Gestos
Gestures
Learning
Movimento ocular
description Nas duas últimas décadas, produziu-se um enorme corpus de evidências da contribuição da gesticulação manual para o ensino-aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. Abordagens incorporadas da cognição humana têm procurado elaborar modelos cognitivos que expliquem o fenômeno. Com a tecnologia hoje disponível, é possível acompanhar em tempo real processamentos cognitivos ocorrendo no sistema nervoso central. No entanto, pouco se sabe ainda sobre os processos neurocognitivos de integração linguística dos gestos. Para situarmos nosso objeto de estudo e encaminharmos nossa problemática, abordamos na introdução deste trabalho as principais contribuições da literatura para a compreensão atual da origem e do processamento visual, linguístico e cognitivo da gesticulação manual conversacional. Trazemos também as principais tipologias e modelos cognitivos de sua produção. Dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa mostraram que gestos manuais beneficiam a compreensão de narrativas por estudantes de língua estrangeira sem, contudo, demandarem alocação aberta da atenção. Como estudo complementar, exploramos experimentalmente no presente trabalho o impacto da gesticulação manual na produção de narrativas em língua estrangeira. Avaliamos alterações em diferentes parâmetros linguístico-discursivos das produções narrativas sob controle da gesticulação manual durante a realização da tarefa experimental de produção narrativa. Também a partir de dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa, hipotetizamos que gestos manuais acompanhados da fala sejam processados mojoritariamente por visão periférica. Buscamos testar nossa hipótese avaliando experimentalmente durante a apresentação de uma aula de ciências o impacto da gesticulação manual da professora em ambos o comportamento ocular de aprendizes e o seu desempenho em tarefa de aprendizagem. Esperamos contribuir para modelos teóricos, bem como para modelos experimentais de investigação de processos neurocognitivos da gesticulação manual
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-03122021-170824/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-03122021-170824/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090357138292736