Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tongu, Érica Ayaco Sacata
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082010-114453/
Resumo: O objetivo deste trabalho é traçar um quadro analítico das questões em torno da problemática educacional das crianças filhas de dekassegui e compreender como as redes de relações influenciam a relação entre família e as escolas brasileiras no Japão. A questão que se impõe, nesse caso, é: em que contexto se compõem as redes de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão e quais são os principais aspectos que envolvem tais redes? Parte-se da hipótese de que os pais, presos a um cotidiano conflitante e desgastante, não conseguem perceber o quanto as questões migratórias, de nacionalidade e os aspectos legais das escolas influenciam a relação família-escola brasileira no Japão. O tema proposto para o desenvolvimento do presente estudo exige um trabalho com conceitos de grandes áreas de pesquisa, como os estudos históricos, migratórios e educacionais cada qual em sua complexidade de forma interligada, compondo consequentemente um quadro multidimensional e também complexo. Faz-se necessário, portanto, trabalhar com conceitos ligados mais especificamente à questão de migrações de japoneses para o Brasil e brasileiros/ nikkei para o Japão, em seus diferentes contextos históricos e educação propriamente dita, o que inclui os aspectos legais, de estruturação da escola e da escola brasileira inserida em outro país. Do ponto de vista conceitual, apoia-se principalmente em estudos sobre migrações realizados por Julius Isaac e nas análises de Benedict Anderson e Eric Hobsbawm sobre nação e nacionalidade. As escolas brasileiras no Japão constituem-se como espaços privilegiados para a análise proposta, à medida que apresentam formalmente a possibilidade de manutenção de vínculos com o Brasil em contraste com a escola pública japonesa. Além disso, se parte delas é homologada pelo governo brasileiro, todas são instituições particulares formalmente apresentadas às famílias brasileiras vivendo no Japão, como vinculadas ao desenvolvimento com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos no Brasil, mas em vigência em território japonês. Considerando-se que essas crianças e adolescentes não são migrantes sozinhos nem tampouco determinam e/ou escolhem ser migrantes por si , mas sim pertencem a unidades familiares, faz-se necessário refletir também sobre a relação dessas crianças com suas famílias. A partir dessa perspectiva, o presente estudo se realiza nos parâmetros delineados metodologicamente pela realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias e nas escolas, de modo que os contatos com as famílias foram realizados sempre por intermédio das escolas.
id USP_7d6b3c36536ead49e01a32b8d528d506
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082010-114453
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no JapãoMigrations, educational process and the dekassegui: a study of the network of relations surrounding the nikkei child in Brazilian schools in Japan.brasileirobraziliandekasseguidekasseguieducaçãoeducationescolasfamíliafamilyJapanesejaponêsmigraçõesmigrationsnacionalidadenationalitynikkeinikkeischoolsO objetivo deste trabalho é traçar um quadro analítico das questões em torno da problemática educacional das crianças filhas de dekassegui e compreender como as redes de relações influenciam a relação entre família e as escolas brasileiras no Japão. A questão que se impõe, nesse caso, é: em que contexto se compõem as redes de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão e quais são os principais aspectos que envolvem tais redes? Parte-se da hipótese de que os pais, presos a um cotidiano conflitante e desgastante, não conseguem perceber o quanto as questões migratórias, de nacionalidade e os aspectos legais das escolas influenciam a relação família-escola brasileira no Japão. O tema proposto para o desenvolvimento do presente estudo exige um trabalho com conceitos de grandes áreas de pesquisa, como os estudos históricos, migratórios e educacionais cada qual em sua complexidade de forma interligada, compondo consequentemente um quadro multidimensional e também complexo. Faz-se necessário, portanto, trabalhar com conceitos ligados mais especificamente à questão de migrações de japoneses para o Brasil e brasileiros/ nikkei para o Japão, em seus diferentes contextos históricos e educação propriamente dita, o que inclui os aspectos legais, de estruturação da escola e da escola brasileira inserida em outro país. Do ponto de vista conceitual, apoia-se principalmente em estudos sobre migrações realizados por Julius Isaac e nas análises de Benedict Anderson e Eric Hobsbawm sobre nação e nacionalidade. As escolas brasileiras no Japão constituem-se como espaços privilegiados para a análise proposta, à medida que apresentam formalmente a possibilidade de manutenção de vínculos com o Brasil em contraste com a escola pública japonesa. Além disso, se parte delas é homologada pelo governo brasileiro, todas são instituições particulares formalmente apresentadas às famílias brasileiras vivendo no Japão, como vinculadas ao desenvolvimento com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos no Brasil, mas em vigência em território japonês. Considerando-se que essas crianças e adolescentes não são migrantes sozinhos nem tampouco determinam e/ou escolhem ser migrantes por si , mas sim pertencem a unidades familiares, faz-se necessário refletir também sobre a relação dessas crianças com suas famílias. A partir dessa perspectiva, o presente estudo se realiza nos parâmetros delineados metodologicamente pela realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias e nas escolas, de modo que os contatos com as famílias foram realizados sempre por intermédio das escolas.The purpose of this study is to create an analytical outline of the issues that surround the educational problem of children born of dekassegui (Brazilians living in Japan) and to understand how this network of relations influences the family-Brazilian school relationship in Japan. Therefore, the crux of the matter is: in what context and what are the main aspects that comprise the relationship network surrounding the nikkei child studying in Brazilian schools in Japan? The study is based on the assumption that the parents, stuck in a conflicting and exhausting daily routine, are unable to perceive how much the migratory and nationality issues and the legal aspects of the schools comprise a network of relations that influence the Brazilian family-school relationship in Japan. The theme proposed for the development of this study requires working with concepts in large areas of research such as historic, migratory and educational each with its own complexity in an interconnected manner, consequently creating a multidimensional, and also complex, scenario. Therefore, the study requires working with linked concepts, in particular, the matter of the migration of Japanese to Brazil and Brazilians/nikkei to Japan, within different historic contexts and, strictly speaking, educational ones which include the legal aspects and those related to the structure of the school and the Brazilian school based in another country. From the conceptual standpoint, this work is mainly based on studies about migrations developed by Julius Isaac and the analyses about nation and nationality written by Benedict Anderson and Eric Hobsbawm. Brazilian schools in Japan offer the ideal base for the analysis proposed insofar as they formally enable the possibility of maintaining the link with Brazil in contrast to public Japanese schools. Additionally, if a part of them are approved by the Brazilian government, at the same time all of them are private institutions formally introduced to Brazilian families living in Japan as being linked to the development based on Brazilian Curricular Parameters despite being based in Japan. Considering that these children and adolescents did not migrate on their own, nor did they decide and/or choose to migrate of their own free will, but nevertheless belong to family units, it is also necessary to discover what the relationship of these children is with their families. Based on this viewpoint, this study is developed within methodologically outlined parameters through semi-structured interviews with families and in the schools, with the family contacts always being made through the schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischmann, RoseliHirano, SediTongu, Érica Ayaco Sacata2010-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082010-114453/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-05082010-114453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
Migrations, educational process and the dekassegui: a study of the network of relations surrounding the nikkei child in Brazilian schools in Japan.
title Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
spellingShingle Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
Tongu, Érica Ayaco Sacata
brasileiro
brazilian
dekassegui
dekassegui
educação
education
escolas
família
family
Japanese
japonês
migrações
migrations
nacionalidade
nationality
nikkei
nikkei
schools
title_short Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
title_full Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
title_fullStr Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
title_full_unstemmed Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
title_sort Migrações, processo educacional e os dekassegui: um estudo da rede de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão
author Tongu, Érica Ayaco Sacata
author_facet Tongu, Érica Ayaco Sacata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischmann, Roseli
Hirano, Sedi
dc.contributor.author.fl_str_mv Tongu, Érica Ayaco Sacata
dc.subject.por.fl_str_mv brasileiro
brazilian
dekassegui
dekassegui
educação
education
escolas
família
family
Japanese
japonês
migrações
migrations
nacionalidade
nationality
nikkei
nikkei
schools
topic brasileiro
brazilian
dekassegui
dekassegui
educação
education
escolas
família
family
Japanese
japonês
migrações
migrations
nacionalidade
nationality
nikkei
nikkei
schools
description O objetivo deste trabalho é traçar um quadro analítico das questões em torno da problemática educacional das crianças filhas de dekassegui e compreender como as redes de relações influenciam a relação entre família e as escolas brasileiras no Japão. A questão que se impõe, nesse caso, é: em que contexto se compõem as redes de relações em torno da criança nikkei na escola brasileira no Japão e quais são os principais aspectos que envolvem tais redes? Parte-se da hipótese de que os pais, presos a um cotidiano conflitante e desgastante, não conseguem perceber o quanto as questões migratórias, de nacionalidade e os aspectos legais das escolas influenciam a relação família-escola brasileira no Japão. O tema proposto para o desenvolvimento do presente estudo exige um trabalho com conceitos de grandes áreas de pesquisa, como os estudos históricos, migratórios e educacionais cada qual em sua complexidade de forma interligada, compondo consequentemente um quadro multidimensional e também complexo. Faz-se necessário, portanto, trabalhar com conceitos ligados mais especificamente à questão de migrações de japoneses para o Brasil e brasileiros/ nikkei para o Japão, em seus diferentes contextos históricos e educação propriamente dita, o que inclui os aspectos legais, de estruturação da escola e da escola brasileira inserida em outro país. Do ponto de vista conceitual, apoia-se principalmente em estudos sobre migrações realizados por Julius Isaac e nas análises de Benedict Anderson e Eric Hobsbawm sobre nação e nacionalidade. As escolas brasileiras no Japão constituem-se como espaços privilegiados para a análise proposta, à medida que apresentam formalmente a possibilidade de manutenção de vínculos com o Brasil em contraste com a escola pública japonesa. Além disso, se parte delas é homologada pelo governo brasileiro, todas são instituições particulares formalmente apresentadas às famílias brasileiras vivendo no Japão, como vinculadas ao desenvolvimento com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos no Brasil, mas em vigência em território japonês. Considerando-se que essas crianças e adolescentes não são migrantes sozinhos nem tampouco determinam e/ou escolhem ser migrantes por si , mas sim pertencem a unidades familiares, faz-se necessário refletir também sobre a relação dessas crianças com suas famílias. A partir dessa perspectiva, o presente estudo se realiza nos parâmetros delineados metodologicamente pela realização de entrevistas semiestruturadas com as famílias e nas escolas, de modo que os contatos com as famílias foram realizados sempre por intermédio das escolas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082010-114453/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082010-114453/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256695382736896