\"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Juliana Jamilles Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-07052021-200301/
Resumo: A obra de Tavinho Moura é, de forma recorrente, atrelada a seu estado de origem, quer sob a justificativa da forte presença em seu trabalho, de elementos considerados constitutivos de uma cultura popular mineira, quer pela afirmação, até por parte do próprio artista, da presença da chamada \"mineiridade\" em sua produção. A fim de compreender a força que o imaginário acerca da tal \"mineiridade\" possui na confecção da realidade, ou ainda o seu poder de dar sentido e conformar práticas e valores sociais, políticos e culturais, com destaque neste estudo, para este último, propomos analisar nas paisagens sonoras produzidas na obra musical de Tavinho Moura, a partir do final da década de 1970 até 2014, como se dá a presença da chamada cultura popular mineira em sua obra. E ainda, se há e de que forma a presença dessa tal mineiridade, na produção do artista, bem como vislumbrar o quanto a força do lugar pode ser condicionante na construção de uma obra artística, haja vista a existência de uma geograficidade intrínseca. Para tanto, selecionamos dezesseis canções que estão distribuídas em quatro de seus dezoito álbuns: Como Vai Minha Aldeia (1978 - RCA Victor), Engenho Trapizonga (1982 - EMI-Odeon), Conspiração dos Poetas (1997 - Independente) e Minhas Canções Inacabadas (2014 - Dubas).
id USP_7d7c9670397d67b1b29aa556d2614a26
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07052021-200301
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura\"Como vai minha aldeia\" : Minas soundscapes in the work of Tavinho MouraBrazilian Popular Musiccultura populargeograficidadeGeograficityMineiridademineiridadeMúsica Popular BrasileiraSoundscapesTavinho MouraTavinho Moura. Popular cultureA obra de Tavinho Moura é, de forma recorrente, atrelada a seu estado de origem, quer sob a justificativa da forte presença em seu trabalho, de elementos considerados constitutivos de uma cultura popular mineira, quer pela afirmação, até por parte do próprio artista, da presença da chamada \"mineiridade\" em sua produção. A fim de compreender a força que o imaginário acerca da tal \"mineiridade\" possui na confecção da realidade, ou ainda o seu poder de dar sentido e conformar práticas e valores sociais, políticos e culturais, com destaque neste estudo, para este último, propomos analisar nas paisagens sonoras produzidas na obra musical de Tavinho Moura, a partir do final da década de 1970 até 2014, como se dá a presença da chamada cultura popular mineira em sua obra. E ainda, se há e de que forma a presença dessa tal mineiridade, na produção do artista, bem como vislumbrar o quanto a força do lugar pode ser condicionante na construção de uma obra artística, haja vista a existência de uma geograficidade intrínseca. Para tanto, selecionamos dezesseis canções que estão distribuídas em quatro de seus dezoito álbuns: Como Vai Minha Aldeia (1978 - RCA Victor), Engenho Trapizonga (1982 - EMI-Odeon), Conspiração dos Poetas (1997 - Independente) e Minhas Canções Inacabadas (2014 - Dubas).The work of Tavinho Moura is usually intertwined to his birthplace, which is either justified by the strong presence of elements considered constitutive of a popular culture of Minas Gerais State in his work, or by the assertion of the presence of the so-called \"mineiridade\", in his production even by the artist himself. In order to get a better understanding about such an imaginary power evoked by such \"mineiridade\" in the reality creation, or even its power in giving sense and to combine social practices and values, politics and cultures - which is highlighted in this study. We intent to analyze how the so-called Mineira Popular Culture in his production takes place, in the soundscapes produced in the musical work of Tavinho Moura, from late 1970s to 2014. Furthermore, whether exists and how the presence of such \"mineiridade\" takes place in the artist production, as well as to glimpse how the influence of the place can be determining in the creation of the artistic work, considering the existence of an intrinsic geograficity. To this, we selected sixteen songs that are distributed in four of his eighteen albums: Como Vai Minha Aldeia (1978 - RCA Victor), Engenho Trapizonga (1982 - EMI-Odeon), Conspiração dos Poetas (1997 - Independente) e Minhas Canções Inacabadas (2014 - Dubas).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliva, Jaime TadeuSoares, Juliana Jamilles Souza2020-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-07052021-200301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-31T23:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-07052021-200301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-31T23:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
\"Como vai minha aldeia\" : Minas soundscapes in the work of Tavinho Moura
title \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
spellingShingle \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
Soares, Juliana Jamilles Souza
Brazilian Popular Music
cultura popular
geograficidade
Geograficity
Mineiridade
mineiridade
Música Popular Brasileira
Soundscapes
Tavinho Moura
Tavinho Moura. Popular culture
title_short \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
title_full \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
title_fullStr \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
title_full_unstemmed \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
title_sort \"Como vai minha aldeia\":  paisagens sonoras de Minas na obra de Tavinho Moura
author Soares, Juliana Jamilles Souza
author_facet Soares, Juliana Jamilles Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliva, Jaime Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Juliana Jamilles Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian Popular Music
cultura popular
geograficidade
Geograficity
Mineiridade
mineiridade
Música Popular Brasileira
Soundscapes
Tavinho Moura
Tavinho Moura. Popular culture
topic Brazilian Popular Music
cultura popular
geograficidade
Geograficity
Mineiridade
mineiridade
Música Popular Brasileira
Soundscapes
Tavinho Moura
Tavinho Moura. Popular culture
description A obra de Tavinho Moura é, de forma recorrente, atrelada a seu estado de origem, quer sob a justificativa da forte presença em seu trabalho, de elementos considerados constitutivos de uma cultura popular mineira, quer pela afirmação, até por parte do próprio artista, da presença da chamada \"mineiridade\" em sua produção. A fim de compreender a força que o imaginário acerca da tal \"mineiridade\" possui na confecção da realidade, ou ainda o seu poder de dar sentido e conformar práticas e valores sociais, políticos e culturais, com destaque neste estudo, para este último, propomos analisar nas paisagens sonoras produzidas na obra musical de Tavinho Moura, a partir do final da década de 1970 até 2014, como se dá a presença da chamada cultura popular mineira em sua obra. E ainda, se há e de que forma a presença dessa tal mineiridade, na produção do artista, bem como vislumbrar o quanto a força do lugar pode ser condicionante na construção de uma obra artística, haja vista a existência de uma geograficidade intrínseca. Para tanto, selecionamos dezesseis canções que estão distribuídas em quatro de seus dezoito álbuns: Como Vai Minha Aldeia (1978 - RCA Victor), Engenho Trapizonga (1982 - EMI-Odeon), Conspiração dos Poetas (1997 - Independente) e Minhas Canções Inacabadas (2014 - Dubas).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-07052021-200301/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-07052021-200301/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090479668592640