Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffo, Camila Molina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-161742/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar dissertações de mestrado do programa PROFMAT que possuíam em seu título a palavra GeoGebra com a finalidade de responder a seguinte questão: Como elaborar atividades de geometria com o auxílio de softwares para o ensino dessa disciplina? Foi analisado o banco de dissertações do PROFMAT, selecionando 242 dissertações que indicaram a utilização do software. Após realização da leitura superficial dos resumos, selecionamos 5 dissertações para fazer uma análise mais detalhada estudando as atividades propostas em sala de aula e analisando as conclusões obtidas pelos autores. As dissertações escolhidas abrangiam temas diversos da matemática como álgebra, aritmética, geometria e trigonometria. A partir dessas análises, a presente dissertação apresentou uma proposta de atividade voltada para alunos do Ensino Médio que pretendem prestar o vestibular, sendo que a proposta parte de um exercício do vestibular da FUVEST de 1979, que envolvia uma questão de alturas em triângulo obtusângulo, necessitando que o aluno tenha conhecimento sobre a posição do ponto notável ortocentro no triângulo obtusângulo. Com isso, concluiu-se que o GeoGebra pode ser utilizado em sala de aula para otimizar o aprendizado do aluno ao lidar com atividades práticas da disciplina.
id USP_7db4acf3ede32eb21e32b218b258f15e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082019-161742
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do GeogebraAnalysis of utilization of Geogebra software in PROFMAT dessertations for elaboration of one activity proposal for High School with the support of GeogebraGeogebraGeogebraPROFMATPROFMATSoftwaresSoftwaresO presente trabalho teve como objetivo analisar dissertações de mestrado do programa PROFMAT que possuíam em seu título a palavra GeoGebra com a finalidade de responder a seguinte questão: Como elaborar atividades de geometria com o auxílio de softwares para o ensino dessa disciplina? Foi analisado o banco de dissertações do PROFMAT, selecionando 242 dissertações que indicaram a utilização do software. Após realização da leitura superficial dos resumos, selecionamos 5 dissertações para fazer uma análise mais detalhada estudando as atividades propostas em sala de aula e analisando as conclusões obtidas pelos autores. As dissertações escolhidas abrangiam temas diversos da matemática como álgebra, aritmética, geometria e trigonometria. A partir dessas análises, a presente dissertação apresentou uma proposta de atividade voltada para alunos do Ensino Médio que pretendem prestar o vestibular, sendo que a proposta parte de um exercício do vestibular da FUVEST de 1979, que envolvia uma questão de alturas em triângulo obtusângulo, necessitando que o aluno tenha conhecimento sobre a posição do ponto notável ortocentro no triângulo obtusângulo. Com isso, concluiu-se que o GeoGebra pode ser utilizado em sala de aula para otimizar o aprendizado do aluno ao lidar com atividades práticas da disciplina.This work aimed to analyze Masters dissertations of the PROFMAT program, which had the word GEOGEBRA in its title. For this, tables were made to select the dissertations, in a total of 242 dissertations. The dissertations were put in 12 tables that characterized the dissertations about the universities that produced mathematic sub areas, and geometric sub areas (spatial, flat and analytical). After a superficial reading of the abstract, we selected five dissertations to make more detailed analysis. We studied the activities proposed in the classroom and analyzed the conclusion that the authors gave. The dissertation chosen range from mathematics themes such as algebra, arithmetic, geometry and trigonometric. From the analysis, the author created a proposal of activity to students that are in the high school and has the intention in take the exam to enter in the University. The proposal was made starting of an exercise found in FUVEST 1979. The exercise was about heights in a triangle obtusangle what required for the student the knowledge about the position of the remarkable orthocenter point in the obtuse triangle. Therefore, we proposed activities using the GeoGebra software what would help the student to solve such exercise.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Esther de Almeida PradoBuffo, Camila Molina2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-161742/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-23082019-161742Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
Analysis of utilization of Geogebra software in PROFMAT dessertations for elaboration of one activity proposal for High School with the support of Geogebra
title Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
spellingShingle Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
Buffo, Camila Molina
Geogebra
Geogebra
PROFMAT
PROFMAT
Softwares
Softwares
title_short Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
title_full Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
title_fullStr Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
title_full_unstemmed Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
title_sort Análise da utilização do software Geogebra nas dissertações do PROFMAT para elaboração de uma proposta de atividade para o ensino médio com o auxílio do Geogebra
author Buffo, Camila Molina
author_facet Buffo, Camila Molina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Esther de Almeida Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffo, Camila Molina
dc.subject.por.fl_str_mv Geogebra
Geogebra
PROFMAT
PROFMAT
Softwares
Softwares
topic Geogebra
Geogebra
PROFMAT
PROFMAT
Softwares
Softwares
description O presente trabalho teve como objetivo analisar dissertações de mestrado do programa PROFMAT que possuíam em seu título a palavra GeoGebra com a finalidade de responder a seguinte questão: Como elaborar atividades de geometria com o auxílio de softwares para o ensino dessa disciplina? Foi analisado o banco de dissertações do PROFMAT, selecionando 242 dissertações que indicaram a utilização do software. Após realização da leitura superficial dos resumos, selecionamos 5 dissertações para fazer uma análise mais detalhada estudando as atividades propostas em sala de aula e analisando as conclusões obtidas pelos autores. As dissertações escolhidas abrangiam temas diversos da matemática como álgebra, aritmética, geometria e trigonometria. A partir dessas análises, a presente dissertação apresentou uma proposta de atividade voltada para alunos do Ensino Médio que pretendem prestar o vestibular, sendo que a proposta parte de um exercício do vestibular da FUVEST de 1979, que envolvia uma questão de alturas em triângulo obtusângulo, necessitando que o aluno tenha conhecimento sobre a posição do ponto notável ortocentro no triângulo obtusângulo. Com isso, concluiu-se que o GeoGebra pode ser utilizado em sala de aula para otimizar o aprendizado do aluno ao lidar com atividades práticas da disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-161742/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-23082019-161742/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257369600327680