Caminhabilidade e acesso à escola: avaliação de acessibilidade e desempenho ergonômico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09052024-115224/ |
Resumo: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiu que as crianças com deficiência devem ser integradas ao sistema comum de educação, porém não definiu como deve ocorrer esta integração, nem como os espaços já existentes poderiam ou deveriam ser adequados para permitir esta inclusão. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2018, 85,9% dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades estavam matriculados em classes comuns. Definiu-se como objeto de estudo desta pesquisa a adaptação do entorno e do acesso externo à escola para a caminhabilidade e inclusão de pessoas com deficiências, considerando a acessibilidade e a avaliação de desempenho ergonômico do entorno da escola. Compreendendo a ergonomia conforme definido por Mülfarth (2017, p. 1), integrada com os elementos estruturadores físico, ambiental, psicológico e cultural, a partir de embasamento pautado em pesquisa bibliográfica, foi realizada avaliação quantitativa e qualitativa do entorno escolar em quatro escolas de ensino fundamental no município de São Paulo. Foi realizada uma análise integrada considerando os aspectos físicos e ambientais do entorno das escolas, a partir do levantamento das normas vigentes e da bibliografia, de observações in loco e das avaliações de percepção dos usuários, por meio de entrevistas gravadas com pessoas chave e da aplicação de questionários, com a participação de crianças mediante a obtenção de autorização e colaboração dos profissionais da escola. Inicialmente, os entornos das escolas foram avaliados separadamente, com a elaboração de mapas de diagnósticos e recomendações. Os dados obtidos nos estudos de caso foram analisados e comparados. A partir destas análises conjuntas, foram propostas diretrizes para mapeamento de desempenho ergonômico do entorno das escolas e diretrizes de projetos para adaptação dele, visando a melhoria dos ambientes em relação à caminhabilidade, acessibilidade e inclusão. |
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Caminhabilidade e acesso à escola: avaliação de acessibilidade e desempenho ergonômicoWalkability and access to school: assessment of accessibility and ergonomic performanceAccessibilityAcessibilidadeCaminhabilidadeChildren with disabilitiesCrianças com deficiênciaEntorno escolarErgonomiaErgonomicsSchool surroundingsWalkabilityA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional definiu que as crianças com deficiência devem ser integradas ao sistema comum de educação, porém não definiu como deve ocorrer esta integração, nem como os espaços já existentes poderiam ou deveriam ser adequados para permitir esta inclusão. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2018, 85,9% dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades estavam matriculados em classes comuns. Definiu-se como objeto de estudo desta pesquisa a adaptação do entorno e do acesso externo à escola para a caminhabilidade e inclusão de pessoas com deficiências, considerando a acessibilidade e a avaliação de desempenho ergonômico do entorno da escola. Compreendendo a ergonomia conforme definido por Mülfarth (2017, p. 1), integrada com os elementos estruturadores físico, ambiental, psicológico e cultural, a partir de embasamento pautado em pesquisa bibliográfica, foi realizada avaliação quantitativa e qualitativa do entorno escolar em quatro escolas de ensino fundamental no município de São Paulo. 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A partir destas análises conjuntas, foram propostas diretrizes para mapeamento de desempenho ergonômico do entorno das escolas e diretrizes de projetos para adaptação dele, visando a melhoria dos ambientes em relação à caminhabilidade, acessibilidade e inclusão.The National Education Guidelines and Bases Law defined that children with disabilities must be integrated into the common education system, but it did not define how this integration should occur, nor how existing spaces could or should be adequate to allow this inclusion. According to data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in 2018, 85.9% of students with disabilities, global pervasive developmental disorders or high abilities were enrolled in common classes. This study aims to analyze the adaptation of the surroundings and the external access to the school for the walkability and inclusion of people with disabilities. I considered the accessibility and the evaluation of ergonomic performance of these areas to achieve that. The definition of ergonomics adopted is integrated with the physical, environmental, psychological, and cultural structuring elements as defined by Mülfarth (2017, p. 1). A quantitative and qualitative evaluation of the school environment was carried out in four elementary school surroundings in the city of São Paulo based on bibliographical research. An integrated analysis was done considering the physical and environmental aspects of the surroundings of the schools. This analysis was based on the comparison survey of current norms, the academic bibliography, on-the-spot observations and evaluations of users\' perception. These data were obtained through interviews with key people, application of questionnaires and with the participation of children by obtaining authorization and collaboration from school professionals. Initially, the surroundings of the schools were evaluated separately, with the elaboration of maps of diagnoses and recommendations. Data obtained from case studies were analyzed and compared. Based on these joint analyses, guidelines were proposed for mapping the ergonomic performance of the surroundings of schools and project guidelines for adapting them, aiming at improving environments in terms of walkability, accessibility, and inclusion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMülfarth, Roberta Consentino KronkaShashiki, Christiane2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09052024-115224/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T19:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-09052024-115224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T19:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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