Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulga, Marina Jorge
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-151210/
Resumo: A criação de novas estratégias educacionais baseadas na tecnologia é o que consiste a Teleducação Interativa. Os recursos são diversos, reunindo o uso de objetos de aprendizagem, videoconferência e sistemas baseados em internet. O objetivo deste trabalho consistiu na aplicação e análise de um modelo de EaD na área de Linguagem Infantil, especificamente Fonologia, comparando o desempenho de estudantes de graduação em Fonoaudiologia de três universidades públicas do Estado de São Paulo. Participaram desse projeto 60 alunos do 4º ano dos cursos de Fonoaudiologia sendo 30 grupo controle (GC) e 30 grupo experimental (GE), os quais foram avaliados de forma presencial, por meio de um protocolo de avaliação escrito e os alunos do GE receberam um exemplar de mídia, um CD-ROM previamente elaborado. Foi estabelecido o prazo de um mês para que os alunos pudessem explorar o material, sendo que o GC não recebeu o CD-ROM, apenas continuou exposto à educação tradicional. Como resultado conclui-se que a maioria dos alunos do GE melhorou seu desempenho após o período de uso do CD-ROM e que o material proposto como Teleducação pode ser recomendado para complementação do ensino tradicional de Fonoaudiologia, proporcionando aos estudantes um curso interativo via auto-aprendizado.
id USP_7dc52ec632bb130b4c4ab70bbe14f1b0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27092011-151210
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônicaInteractive tele-education in phonological disorder: students performance with and without the utilization of an electronic mediaDistance educationEducação à distânciaTeleducaçãoTeleducationTelefonoaudiologiaTelefonoaudiologiaA criação de novas estratégias educacionais baseadas na tecnologia é o que consiste a Teleducação Interativa. Os recursos são diversos, reunindo o uso de objetos de aprendizagem, videoconferência e sistemas baseados em internet. O objetivo deste trabalho consistiu na aplicação e análise de um modelo de EaD na área de Linguagem Infantil, especificamente Fonologia, comparando o desempenho de estudantes de graduação em Fonoaudiologia de três universidades públicas do Estado de São Paulo. Participaram desse projeto 60 alunos do 4º ano dos cursos de Fonoaudiologia sendo 30 grupo controle (GC) e 30 grupo experimental (GE), os quais foram avaliados de forma presencial, por meio de um protocolo de avaliação escrito e os alunos do GE receberam um exemplar de mídia, um CD-ROM previamente elaborado. Foi estabelecido o prazo de um mês para que os alunos pudessem explorar o material, sendo que o GC não recebeu o CD-ROM, apenas continuou exposto à educação tradicional. Como resultado conclui-se que a maioria dos alunos do GE melhorou seu desempenho após o período de uso do CD-ROM e que o material proposto como Teleducação pode ser recomendado para complementação do ensino tradicional de Fonoaudiologia, proporcionando aos estudantes um curso interativo via auto-aprendizado.The creation of new educational strategies based on technology is the essence of Tele-education Interactive. The resources are diverse, bringing together the use of objects of learning, videoconferencing and systems based on internet. The objective of this paper consisted on the application and analysis of a Distance Education model in the area of Child Language, more specifically to the Phonological Disorder, comparing the students´ performance of three public universities of the State of São Paulo. Participated of these project 60 students of the 4th year of the Speech Therapist course, being 30 from the control group (CG) and 30 from the experimental group (EG), which were evaluated on a presence way, by means of written assessment protocol and the EG received a copy of an electronic media, a CD-ROM previously elaborated. Was established one month so that the students could explore the material, but the CG didnt receive the CD-ROM, just continued exposed to traditional education. As a result it was concluded that most of the EG students improved their performance after the period of using the CD-ROM and the suggested material as a Tele-education could be recommended to complement the traditional teaching, providing to the students a interactive course via self-learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaximino, Luciana PaulaPulga, Marina Jorge2011-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-151210/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-27092011-151210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
Interactive tele-education in phonological disorder: students performance with and without the utilization of an electronic media
title Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
spellingShingle Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
Pulga, Marina Jorge
Distance education
Educação à distância
Teleducação
Teleducation
Telefonoaudiologia
Telefonoaudiologia
title_short Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
title_full Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
title_fullStr Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
title_full_unstemmed Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
title_sort Teleducação interativa no transtorno fonológico: desempenho de alunos com e sem a utilização de uma mídia eletrônica
author Pulga, Marina Jorge
author_facet Pulga, Marina Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maximino, Luciana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulga, Marina Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Distance education
Educação à distância
Teleducação
Teleducation
Telefonoaudiologia
Telefonoaudiologia
topic Distance education
Educação à distância
Teleducação
Teleducation
Telefonoaudiologia
Telefonoaudiologia
description A criação de novas estratégias educacionais baseadas na tecnologia é o que consiste a Teleducação Interativa. Os recursos são diversos, reunindo o uso de objetos de aprendizagem, videoconferência e sistemas baseados em internet. O objetivo deste trabalho consistiu na aplicação e análise de um modelo de EaD na área de Linguagem Infantil, especificamente Fonologia, comparando o desempenho de estudantes de graduação em Fonoaudiologia de três universidades públicas do Estado de São Paulo. Participaram desse projeto 60 alunos do 4º ano dos cursos de Fonoaudiologia sendo 30 grupo controle (GC) e 30 grupo experimental (GE), os quais foram avaliados de forma presencial, por meio de um protocolo de avaliação escrito e os alunos do GE receberam um exemplar de mídia, um CD-ROM previamente elaborado. Foi estabelecido o prazo de um mês para que os alunos pudessem explorar o material, sendo que o GC não recebeu o CD-ROM, apenas continuou exposto à educação tradicional. Como resultado conclui-se que a maioria dos alunos do GE melhorou seu desempenho após o período de uso do CD-ROM e que o material proposto como Teleducação pode ser recomendado para complementação do ensino tradicional de Fonoaudiologia, proporcionando aos estudantes um curso interativo via auto-aprendizado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-151210/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-151210/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091131693072384