Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguez, Eloisa Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-164230/
Resumo: Este trabalho, que considera o tema do \"sentido da vida\" como um componente antropológico e sua relação com a formação humana, é uma investigação teórica sobre como a educação se insere na trajetória existencial entre o ser e o sentido, sob a perspectiva da Análise Existencial fundada pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl. A crise atual da educação apresenta estreito vínculo com a problemática mais ampla e difusa da síndrome da falta de sentido que acomete o homem e a cultura contemporânea, denominada como vazio existencial. Pensar a educação sob esse enfoque implica responder à exigência de uma visão de homem capaz de fazer frente às limitações dos sistemas educativos de cunho determinista e, sobretudo, considerar o processo formativo a partir dos recursos psiconoéticos e sua intrínseca educabilidade. O ser humano é compreendido como existência livre e responsável, cuja marca essencial é sua \"vontade de sentido\" dinamismo motivacional da existência e, por extensão, do agir educativo. Embora profundamente entranhado numa situação e com ela comprometido, vê-se confrontado com um universo de conteúdos objetivamente válidos (sentido, significados e valores), cuja \"alteridade\" garante a tensão que se estabelece entre sujeito e objeto, entre ser e dever-ser. Essa projetividade educativa desemboca na ação, como resposta ativa que permite à pessoa configurar-se a si mesma. A análise existencial de Viktor Frankl não somente oferece elementos que podem contribuir de forma enriquecedora para questões atuais do fazer educativo; em perspectiva mais ampla, pode ser proposta como uma \"ciência de fundamento\" com respeito ao saber pedagógico, no que concerne ao âmbito epistemológico e ético.
id USP_7ddc8c29507bad3aaf71002ac5a1a7ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122015-164230
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vidaEducation in Viktor Frankl: between the existential emptiness and the meaning lifeAnálise existencialAwarenessConhecimentoConsciênciaEducaçãoEducationExistential analysisKnowledgeSenseSentidoValoresValuesEste trabalho, que considera o tema do \"sentido da vida\" como um componente antropológico e sua relação com a formação humana, é uma investigação teórica sobre como a educação se insere na trajetória existencial entre o ser e o sentido, sob a perspectiva da Análise Existencial fundada pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl. A crise atual da educação apresenta estreito vínculo com a problemática mais ampla e difusa da síndrome da falta de sentido que acomete o homem e a cultura contemporânea, denominada como vazio existencial. Pensar a educação sob esse enfoque implica responder à exigência de uma visão de homem capaz de fazer frente às limitações dos sistemas educativos de cunho determinista e, sobretudo, considerar o processo formativo a partir dos recursos psiconoéticos e sua intrínseca educabilidade. O ser humano é compreendido como existência livre e responsável, cuja marca essencial é sua \"vontade de sentido\" dinamismo motivacional da existência e, por extensão, do agir educativo. Embora profundamente entranhado numa situação e com ela comprometido, vê-se confrontado com um universo de conteúdos objetivamente válidos (sentido, significados e valores), cuja \"alteridade\" garante a tensão que se estabelece entre sujeito e objeto, entre ser e dever-ser. Essa projetividade educativa desemboca na ação, como resposta ativa que permite à pessoa configurar-se a si mesma. A análise existencial de Viktor Frankl não somente oferece elementos que podem contribuir de forma enriquecedora para questões atuais do fazer educativo; em perspectiva mais ampla, pode ser proposta como uma \"ciência de fundamento\" com respeito ao saber pedagógico, no que concerne ao âmbito epistemológico e ético.This work, which considers the theme meaning of life as an anthropological constituent and its relation to the human development, is a theoretical investigation into how education fits the existential path between the being and the sense, in the perspective of the Existential Analyses founded by the Viennese psychiatrist Viktor Emil Frankl. The existing crisis in education has a close relation to the lack of sense syndrome that affects humans and the contemporary culture, known as existential emptiness. Thinking about education based on this approach is to respond to the demand of a concept of man capable of facing the limitations of educational systems in a deterministic nature and more importantly, to consider the training process from the psychonoetic resources and its intrinsic educability. The human being is understood as a free and responsible existence, whose essence is its will to meaning motivational dynamism of existence, and by extension, the education act. Although deeply entrenched and committed to a situation, the human being is faced with a universe of contents that are objectively valid (sense, meaning and value), whose alterity ensures the tension established between the subject and the object, between being and must be. This projective education leads into action as an active response that allows one to conform to oneself. The existential analyses of Viktor Frankl not only offers elements that may make a major contribution to current issues of the educational do, but in a broader perspective, may also be proposed as a science of foundation associated with the pedagogical knowledge, in relation to the epistemological and ethical framework.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Nilson JoseMiguez, Eloisa Marques2015-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-164230/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-14122015-164230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
Education in Viktor Frankl: between the existential emptiness and the meaning life
title Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
spellingShingle Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
Miguez, Eloisa Marques
Análise existencial
Awareness
Conhecimento
Consciência
Educação
Education
Existential analysis
Knowledge
Sense
Sentido
Valores
Values
title_short Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
title_full Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
title_fullStr Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
title_full_unstemmed Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
title_sort Educação em Viktor Frankl: entre o vazio existencial e o sentido da vida
author Miguez, Eloisa Marques
author_facet Miguez, Eloisa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Nilson Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguez, Eloisa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Análise existencial
Awareness
Conhecimento
Consciência
Educação
Education
Existential analysis
Knowledge
Sense
Sentido
Valores
Values
topic Análise existencial
Awareness
Conhecimento
Consciência
Educação
Education
Existential analysis
Knowledge
Sense
Sentido
Valores
Values
description Este trabalho, que considera o tema do \"sentido da vida\" como um componente antropológico e sua relação com a formação humana, é uma investigação teórica sobre como a educação se insere na trajetória existencial entre o ser e o sentido, sob a perspectiva da Análise Existencial fundada pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl. A crise atual da educação apresenta estreito vínculo com a problemática mais ampla e difusa da síndrome da falta de sentido que acomete o homem e a cultura contemporânea, denominada como vazio existencial. Pensar a educação sob esse enfoque implica responder à exigência de uma visão de homem capaz de fazer frente às limitações dos sistemas educativos de cunho determinista e, sobretudo, considerar o processo formativo a partir dos recursos psiconoéticos e sua intrínseca educabilidade. O ser humano é compreendido como existência livre e responsável, cuja marca essencial é sua \"vontade de sentido\" dinamismo motivacional da existência e, por extensão, do agir educativo. Embora profundamente entranhado numa situação e com ela comprometido, vê-se confrontado com um universo de conteúdos objetivamente válidos (sentido, significados e valores), cuja \"alteridade\" garante a tensão que se estabelece entre sujeito e objeto, entre ser e dever-ser. Essa projetividade educativa desemboca na ação, como resposta ativa que permite à pessoa configurar-se a si mesma. A análise existencial de Viktor Frankl não somente oferece elementos que podem contribuir de forma enriquecedora para questões atuais do fazer educativo; em perspectiva mais ampla, pode ser proposta como uma \"ciência de fundamento\" com respeito ao saber pedagógico, no que concerne ao âmbito epistemológico e ético.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-164230/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122015-164230/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090727010893824