O paradigma matético de educação: resgate de um conceito negligenciado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Paloma Epprecht e Machado de Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-10112022-095217/
Resumo: A presente investigação, de natureza teórica e conceitual, para a qual se adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica, visou à definição, sistematização e proposição de um novo referencial teórico um novo paradigma para a educação, centrado no conceito de matética, que, contrapondo-se ao conceito de didática, está relacionado com a arte de aprender. O paradigma vigente, em contraste, foi designado como paradigma didático de educação, cuja ênfase reside em a arte de ensinar. Apesar de haver versões mais conservadoras e mais progressistas do paradigma atual, ele é sempre centrado na escola, num currículo centrado em matérias e disciplinas acadêmicas, na figura de um professor especializado em algum aspecto desse currículo, e no ensino como o processo de transmissão ou entrega desses conteúdos aos seus destinatários, os estudantes. Neste contexto, estes seriam recipientes passivos de conteúdos definidos e organizados à sua revelia, em que aprender compreenderia simplesmente absorvêlos e assimilá-los. Os resultados da aplicação desse paradigma tradicional são conhecidos, e, embora pareça bem-sucedido em poucos lugares do mundo, no Brasil, os resultados têm sido bastante insatisfatórios. Um novo paradigma tem de ser adotado, e precisa ser inovador, não em um sentido cronológico, mas num sentido contrastante, pois tem de se contrapor claramente ao paradigma vigente. A proposta feita é o novo paradigma concentrar na aprendizagem do estudante, definida como o processo ativo de se tornar capaz de fazer o necessário para transformar em realidade o seu projeto de vida, os seus interesses, os seus sonhos. O paradigma matético pretende que a educação seja a busca de conhecimentos, informações, habilidades, competências, valores, atitudes, posturas etc. necessários para que o estudante se torne a pessoa que deseja e tem potencial de ser. Essa busca deve ser conduzida, pelo próprio estudante, individualmente e em comunidades de aprendizagem, vale dizer, em parceria com professores, com outros estudantes e com a comunidade em geral. O percurso desta pesquisa teve início com a análise aprofundada dos três conceitos básicos da educação: educação, ensino e aprendizagem. Em seguida, discutiu-se o conceito de inovação em educação. Por fim, partindo, basicamente, das ideias de Comenius e Papert, o conceito de matética foi resgatado e os princípios que o orientam foram discutidos e sistematizados, de modo a torná-lo o sustentáculo de um novo paradigma educacional. A conclusão apresentou a relevância do estudo feito para análise de projetos de inovação educacional em curso, em especial para o Projeto de Inovação da Licenciatura em Química do IFSP, campus de Capivari, onde a autora trabalha, e que motivou a presente pesquisa.
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spelling O paradigma matético de educação: resgate de um conceito negligenciadoThe mathetic paradigm in education: rescue of a neglected conceptAprendizagemEducational changeEducational paradigmInnovation in educationInovação em educaçãoLearningMatéticaMatheticsMudança educacionalParadigma educacionalA presente investigação, de natureza teórica e conceitual, para a qual se adotou a metodologia da pesquisa bibliográfica, visou à definição, sistematização e proposição de um novo referencial teórico um novo paradigma para a educação, centrado no conceito de matética, que, contrapondo-se ao conceito de didática, está relacionado com a arte de aprender. O paradigma vigente, em contraste, foi designado como paradigma didático de educação, cuja ênfase reside em a arte de ensinar. Apesar de haver versões mais conservadoras e mais progressistas do paradigma atual, ele é sempre centrado na escola, num currículo centrado em matérias e disciplinas acadêmicas, na figura de um professor especializado em algum aspecto desse currículo, e no ensino como o processo de transmissão ou entrega desses conteúdos aos seus destinatários, os estudantes. Neste contexto, estes seriam recipientes passivos de conteúdos definidos e organizados à sua revelia, em que aprender compreenderia simplesmente absorvêlos e assimilá-los. Os resultados da aplicação desse paradigma tradicional são conhecidos, e, embora pareça bem-sucedido em poucos lugares do mundo, no Brasil, os resultados têm sido bastante insatisfatórios. Um novo paradigma tem de ser adotado, e precisa ser inovador, não em um sentido cronológico, mas num sentido contrastante, pois tem de se contrapor claramente ao paradigma vigente. A proposta feita é o novo paradigma concentrar na aprendizagem do estudante, definida como o processo ativo de se tornar capaz de fazer o necessário para transformar em realidade o seu projeto de vida, os seus interesses, os seus sonhos. O paradigma matético pretende que a educação seja a busca de conhecimentos, informações, habilidades, competências, valores, atitudes, posturas etc. necessários para que o estudante se torne a pessoa que deseja e tem potencial de ser. Essa busca deve ser conduzida, pelo próprio estudante, individualmente e em comunidades de aprendizagem, vale dizer, em parceria com professores, com outros estudantes e com a comunidade em geral. O percurso desta pesquisa teve início com a análise aprofundada dos três conceitos básicos da educação: educação, ensino e aprendizagem. Em seguida, discutiu-se o conceito de inovação em educação. Por fim, partindo, basicamente, das ideias de Comenius e Papert, o conceito de matética foi resgatado e os princípios que o orientam foram discutidos e sistematizados, de modo a torná-lo o sustentáculo de um novo paradigma educacional. A conclusão apresentou a relevância do estudo feito para análise de projetos de inovação educacional em curso, em especial para o Projeto de Inovação da Licenciatura em Química do IFSP, campus de Capivari, onde a autora trabalha, e que motivou a presente pesquisa.The present investigation, of a theoretical and conceptual nature, for which the methodology of bibliographic research was adopted, is aimed at the definition, systematization and proposition of a new theoretical framework - a new paradigm - for education, centered on the concept of mathetics, which, in opposition to the concept of didactics, is defined as the art of learning. The current paradigm, in contrast, was designated as the didactic paradigm of education, didactics meaning the art of teaching. Although there are more conservative and more progressive versions of the current paradigm, it is always centered on the school and focused on a curriculum constituted of academic subjects and disciplines, on the persons of teachers specialized in some aspect of this curriculum, and on teaching, understood as the process by means of which the transmission or delivery of these contents, by the teachers, to the intended recipients, the students, takes place. The students are basically passive recipients of contents defined and organized without their participation or even input, and learning is understood simply as absorbing and assimilating these contents, usually in a passive manner. The results of the application of this traditional paradigm are known, and, although it may seem successful in a few places in the world, in Brazil the results leave much to be desired. A new paradigm must be adopted, and it needs to be innovative, not in a chronological sense, but in a contrastive sense: it should clearly oppose the existing paradigm. The proposal made is to focus the new paradigm on student learning, defined as the active process of becoming capable of doing what is necessary so that they can turn their life project, their interests, their dreams into reality. The mathetic paradigm intends education to be the search for knowledge, information, skills, competences, values, attitudes, postures, etc. that are necessary for the students to become the persons they want and have the potential to be. This search must be conducted by the students themselves, individually and in learning communities, that is, in partnership with teachers, other students and the community in general. The course of this research began with an in-depth analysis of the three most basic concepts of education: education, teaching, and learning. Then, the concept of innovation in education was discussed. Finally, basically starting with the ideas of Comenius and Papert, the concept of mathetics was rescued and the principles that guide it were discussed and systematized, with a view to making it the mainstay of a new educational paradigm. The conclusion presented the relevance of the study carried out for the analysis of projects of educational innovation underway, especially the Chemistry Degree Innovation Project, taking place at the IFSP, Capivari campus, where the author works, and which provided the main motivation for this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Ulisses Ferreira deChaves, Paloma Epprecht e Machado de Campos2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-10112022-095217/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-10T18:37:15Zoai:teses.usp.br:tde-10112022-095217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-10T18:37:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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