Estudo e aplicação do algoritmo FDK para a reconstrução de imagens tomográficas multi-cortes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ericky Caldas de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-10032009-132445/
Resumo: O presente projeto consistiu no estudo e aplicação do algoritmo FDK (Feldkamp-Davis-Kress) para a reconstrução de imagens tomográficas utilizando a geometria de feixe cônico, resultando na implementação de um sistema adaptado de tomografia computadorizada multicortes (TCMC). Para a aquisição das projeções, utilizou-se uma plataforma giratória com goniômetro acoplado, um equipamento de raios X e um detector digital, tipo CCD. Para processar a reconstrução das imagens, foi utilizado um PC, no qual foi implementado o algoritmo FDK. Inicialmente foi aplicado o algoritmo FDK original, no qual se assume o caso físico ideal no processo de medições. Em seguida, foram incorporadas ao algoritmo, algumas correções de artefatos relacionados ao processo de medição das projeções. Para testar o funcionamento do algoritmo implementado, foram feitas reconstruções a partir de projeções simuladas computacionalmente. Foram montados e testados três sistemas de aquisição de projeções, nos quais foram usados diferentes equipamentos de raios X, detectores, metodologias e técnicas radiográficas, a fim de garantir que fossem coletados os melhores conjuntos possíveis de projeções. Realizou-se a calibração do sistema de TCMC implementado. Para isso, utilizou-se um objeto com uma distribuição de coeficientes de atenuação linear conhecida, que foi projetado e fabricado especificamente para isto. Por fim, o sistema de TCMC implementado foi utilizado na reconstrução tomográfica de um objeto não homogêneo, cuja distribuição volumétrica do coeficiente de atenuação linear é desconhecida. As imagens reconstruídas foram analisadas a fim de avaliar o desempenho do sistema de TCMC implementado.
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