A territorialidade do Banco do Brasil na 'era das telecomunicações'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, André dos Santos Baldraia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-19032010-170120/
Resumo: Esta pesquisa visa compreender e analisar os efeitos que o advento da internet comercial produziu sobre a territorialidade do Banco do Brasil no período entre os anos de 1995 e 2006, no decorrer da chamada \"era das telecomunicações\". Marcam este período importantes questões relacionadas ao processo de globalização, ao aumento da velocidade de trânsito do capital financeiro e ao grande desenvolvimento que a internet comercial obteve. O período analisado neste estudo foi dividido em três momentos distintos. O primeiro, de 1995 a 1998, corresponde a fase de implantação da internet comercial no país e no Banco do Brasil. O segundo momento compreende o ínterim entre os anos de 1998 e 2002, quando houve expressiva difusão da internet pela sociedade brasileira e o Banco do Brasil disponibilizou acesso público a todos os clientes da instituição. O terceiro período se desenrola a partir de 2003, quando a internet se consolidou como meio de comunicação na sociedade brasileira, ao mesmo tempo, em que o Banco do Brasil passou a realizar um uso mais estratégico das funcionalidades que esta possui. Nossa perspectiva é que, para cada um destes momentos, há uma territorialidade cujas características, em alguma medida, se relacionam com a difusão da internet no interior do Banco do Brasil, na sociedade e no território.
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