O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-21072022-093249 |
Resumo: | A partir da hipótese de que poetas-cantadores negros obtiveram destaque nas pelejas/desafios de meados do século XIX e início do século XX, tendo se apropriado desses eventos-rituais para expressarem suas ambições e reivindicações, a pesquisa analisa como o poeta-cantador negro Joaquim Francisco Santana (1877-1917) fez uso de tópicas importantes de seu universo social para tematizar, através de pelejas e marcos, uma aspiração por liberdade comum a todo um público negro. Nesse sentido, por meio de folhetos de cordel, análise de pesquisas de folcloristas e observação de arquivos, o trabalho questiona o valor de fontes tradicionais, perpassa a trajetória poética de Joaquim Francisco e, por fim, analisa três encontros do cantador com diferentes adversários. |
id |
USP_7ed5da806faae17d5af63ab48cff2445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21072022-093249 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana The fertile talent of poetry: sung duels of plack poet-singer Joaquim Francisco Santana 2022-03-25Paulo Teixeira IumattiAlexandre de Freitas BarbosaRosilene Alves de MeloMario Augusto Medeiros da SilvaRonaldo Vitor da SilvaUniversidade de São PauloCulturas e Identidades BrasileirasUSPBR Black singers Cantadores negros Cantoria Literatura de cordel Literatura de Cordel Memória social Race Relations Relações raciais Social memory Sung duels A partir da hipótese de que poetas-cantadores negros obtiveram destaque nas pelejas/desafios de meados do século XIX e início do século XX, tendo se apropriado desses eventos-rituais para expressarem suas ambições e reivindicações, a pesquisa analisa como o poeta-cantador negro Joaquim Francisco Santana (1877-1917) fez uso de tópicas importantes de seu universo social para tematizar, através de pelejas e marcos, uma aspiração por liberdade comum a todo um público negro. Nesse sentido, por meio de folhetos de cordel, análise de pesquisas de folcloristas e observação de arquivos, o trabalho questiona o valor de fontes tradicionais, perpassa a trajetória poética de Joaquim Francisco e, por fim, analisa três encontros do cantador com diferentes adversários. Starting hypothesis that black poet-singers had highlight in sung duels between eighteen century and nineteen century and took these events to share your ambitions and claim; This research analyses how Black poet-singer Joaquim Francisco Santana (1877-1917) did work significant topics from your social universe to share a common freedom aspiration among a black audience. Through this argument, with Literatura de Cordel, folklore studies and archive investigate, this research rebuild the poetic route of Joaquim Francisco Santana and interpret three events of this poet-singer with different opponents https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-21072022-093249info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:47:33Zoai:teses.usp.br:tde-21072022-093249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:05:34.582654Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The fertile talent of poetry: sung duels of plack poet-singer Joaquim Francisco Santana |
title |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
spellingShingle |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana Ronaldo Vitor da Silva |
title_short |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
title_full |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
title_fullStr |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
title_full_unstemmed |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
title_sort |
O fecundo talento da poesia: marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana |
author |
Ronaldo Vitor da Silva |
author_facet |
Ronaldo Vitor da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo Teixeira Iumatti |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alexandre de Freitas Barbosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosilene Alves de Melo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mario Augusto Medeiros da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ronaldo Vitor da Silva |
contributor_str_mv |
Paulo Teixeira Iumatti Alexandre de Freitas Barbosa Rosilene Alves de Melo Mario Augusto Medeiros da Silva |
description |
A partir da hipótese de que poetas-cantadores negros obtiveram destaque nas pelejas/desafios de meados do século XIX e início do século XX, tendo se apropriado desses eventos-rituais para expressarem suas ambições e reivindicações, a pesquisa analisa como o poeta-cantador negro Joaquim Francisco Santana (1877-1917) fez uso de tópicas importantes de seu universo social para tematizar, através de pelejas e marcos, uma aspiração por liberdade comum a todo um público negro. Nesse sentido, por meio de folhetos de cordel, análise de pesquisas de folcloristas e observação de arquivos, o trabalho questiona o valor de fontes tradicionais, perpassa a trajetória poética de Joaquim Francisco e, por fim, analisa três encontros do cantador com diferentes adversários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-21072022-093249 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-21072022-093249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Culturas e Identidades Brasileiras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502947507273728 |