Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Tânia Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11112020-184444/
Resumo: Esta Tese almeja construir uma análise conectada e comparada de aspectos da história do teatro de bonecos do Brasil e da Argentina entre os anos de 1934 a 1966, tendo como enfoque a prática desta linguagem cênica voltada ao público infantil. Parte-se da premissa de que este teatro de títeres criado especialmente para as crianças possui estreita relação com o movimento da Escola Nova, tanto no caso argentino como no brasileiro. No entanto, reconhece-se que o escolanovismo foi estruturado à margem dos projetos pedagógicos estatais na Argentina, enquanto, no Brasil, o mesmo ideário conformou políticas públicas educacionais a partir dos anos 1920, o que denota uma ligação distinta entre o Estado e o teatro de bonecos argentino e o teatro de títeres brasileiro e o governo nacional. A fim de estabelecer as conexões e comparações entre ambos os países, foram consideradas, em primeiro lugar, as trajetórias de Helena Antipoff, psicóloga russa radicada no Brasil, a qual foi a principal representante dos primeiros cursos de teatro de bonecos conhecidos do território brasileiro, e de Javier Villafañe, um dos mais influentes divulgadores da arte dos títeres na Argentina e em toda a América Latina. Em seguida, desenvolve-se uma análise comparada entre os livros e artigos sobre o teatro de bonecos voltados à educação das crianças no Brasil e na Argentina, a partir da ênfase no escolanovismo. A relação entre a dramaturgia para títeres e as concepções de infância imbuídas nas tramas das peças para as crianças também é considerada no capítulo seguinte, assim como, posteriormente, é tecida uma comparação entre três projetos de teatro de bonecos sustentados com verbas públicas, sendo dois deles localizados no Brasil e um na Argentina. Por fim, problematiza-se a vinculação entre os bonequeiros e a escrita de autobiografias em ambas as nações, refletindo sobre a construção de uma identidade individual e histórica dos artistas a partir da estruturação destas memórias. A Tese lança luz, sobretudo, à marginalidade e/ou conformidade com a conjuntura política e social dos diversos projetos de teatro de bonecos voltados ao público infantil no Brasil e na Argentina, estruturando uma reflexão sobre o fazer artístico para as crianças neste momento histórico (1934-1966) no qual tal faixa etária passa a ganhar especial relevância tanto para os projetos públicos (sobretudo educacionais) como para iniciativas de instituições privadas e de sujeitos/coletivos autônomos.
id USP_7f17f11966ed061c4afaafa699d6b414
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11112020-184444
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)Among the strings of history: a perspective of puppet theater in Brazil and Argentine (1934-1966)América LatinaChildhood HistoryEscola NovaEscola NovaHistória da InfânciaLatin AmericaPuppet TheaterTeatro de BonecosEsta Tese almeja construir uma análise conectada e comparada de aspectos da história do teatro de bonecos do Brasil e da Argentina entre os anos de 1934 a 1966, tendo como enfoque a prática desta linguagem cênica voltada ao público infantil. Parte-se da premissa de que este teatro de títeres criado especialmente para as crianças possui estreita relação com o movimento da Escola Nova, tanto no caso argentino como no brasileiro. No entanto, reconhece-se que o escolanovismo foi estruturado à margem dos projetos pedagógicos estatais na Argentina, enquanto, no Brasil, o mesmo ideário conformou políticas públicas educacionais a partir dos anos 1920, o que denota uma ligação distinta entre o Estado e o teatro de bonecos argentino e o teatro de títeres brasileiro e o governo nacional. A fim de estabelecer as conexões e comparações entre ambos os países, foram consideradas, em primeiro lugar, as trajetórias de Helena Antipoff, psicóloga russa radicada no Brasil, a qual foi a principal representante dos primeiros cursos de teatro de bonecos conhecidos do território brasileiro, e de Javier Villafañe, um dos mais influentes divulgadores da arte dos títeres na Argentina e em toda a América Latina. Em seguida, desenvolve-se uma análise comparada entre os livros e artigos sobre o teatro de bonecos voltados à educação das crianças no Brasil e na Argentina, a partir da ênfase no escolanovismo. A relação entre a dramaturgia para títeres e as concepções de infância imbuídas nas tramas das peças para as crianças também é considerada no capítulo seguinte, assim como, posteriormente, é tecida uma comparação entre três projetos de teatro de bonecos sustentados com verbas públicas, sendo dois deles localizados no Brasil e um na Argentina. Por fim, problematiza-se a vinculação entre os bonequeiros e a escrita de autobiografias em ambas as nações, refletindo sobre a construção de uma identidade individual e histórica dos artistas a partir da estruturação destas memórias. A Tese lança luz, sobretudo, à marginalidade e/ou conformidade com a conjuntura política e social dos diversos projetos de teatro de bonecos voltados ao público infantil no Brasil e na Argentina, estruturando uma reflexão sobre o fazer artístico para as crianças neste momento histórico (1934-1966) no qual tal faixa etária passa a ganhar especial relevância tanto para os projetos públicos (sobretudo educacionais) como para iniciativas de instituições privadas e de sujeitos/coletivos autônomos.This thesis aims at building a connected and compared analysis of aspects of the history of puppet theater in Brazil and in Argentina between the years 1934-1966, focusing on the practice of such scenic language intended for children. We start from the premise that this puppet theater created especially for children has a close relationship with the Escola Nova movement, in the Argentine context as well as in the Brazilian. However, it is recognized that escolanovismo was structured on the fringes of state pedagogical projects in Argentina, while in Brazil, the same ideology conformed public educational policies from the 1920s onwards, which denotes a distinct connection between the State and the Argentine puppet theater and between the Brazilian puppet theater and the national government. In order to establish the connections and comparisons between these countries, we took in consideration the trajectories of both Helena Antipoff, a Russian psychologist who stablished herself in Brazil and was the main representative of the first puppet theater courses known in her new country, and Javier Villafañe, one of the most influential promoters of puppet art in Argentina and in all Latin America. Then, we develop a comparative analysis of books and articles on puppet theater aimed at the education of children in Brazil and Argentina, with emphasis on escolanovismo. In the next chapter, we take in consideration the relationship between puppet dramaturgy and childhood conceptions imbued in the plots of plays for children, later, we compare three puppet theater projects supported by public funds, two in Brazil and one in Argentina. Finally, we problematize the connection between the puppeteers and the writing of autobiographies in both nations, reflecting on the construction of an individual and historical identity of the artists based on the structuring of these memoirs. The thesis sheds light mainly on the marginality and/or conformity with the political and social conjuncture of the various puppet theater projects aimed at children in Brazil and in Argentina, structuring a reflection on artistic making for children in this historic moment (1934-1966) in which this age group starts to gain special relevance both for public projects (especially the educational ones) and for initiatives of private institutions and autonomous subjects/collectives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Gabriela PellegrinoMendonça, Tânia Gomes2020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11112020-184444/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T00:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-11112020-184444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T00:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
Among the strings of history: a perspective of puppet theater in Brazil and Argentine (1934-1966)
title Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
spellingShingle Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
Mendonça, Tânia Gomes
América Latina
Childhood History
Escola Nova
Escola Nova
História da Infância
Latin America
Puppet Theater
Teatro de Bonecos
title_short Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
title_full Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
title_fullStr Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
title_full_unstemmed Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
title_sort Entre os fios da história: uma perspectiva do teatro de bonecos no Brasil e na Argentina (1934-1966)
author Mendonça, Tânia Gomes
author_facet Mendonça, Tânia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Gabriela Pellegrino
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Tânia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Childhood History
Escola Nova
Escola Nova
História da Infância
Latin America
Puppet Theater
Teatro de Bonecos
topic América Latina
Childhood History
Escola Nova
Escola Nova
História da Infância
Latin America
Puppet Theater
Teatro de Bonecos
description Esta Tese almeja construir uma análise conectada e comparada de aspectos da história do teatro de bonecos do Brasil e da Argentina entre os anos de 1934 a 1966, tendo como enfoque a prática desta linguagem cênica voltada ao público infantil. Parte-se da premissa de que este teatro de títeres criado especialmente para as crianças possui estreita relação com o movimento da Escola Nova, tanto no caso argentino como no brasileiro. No entanto, reconhece-se que o escolanovismo foi estruturado à margem dos projetos pedagógicos estatais na Argentina, enquanto, no Brasil, o mesmo ideário conformou políticas públicas educacionais a partir dos anos 1920, o que denota uma ligação distinta entre o Estado e o teatro de bonecos argentino e o teatro de títeres brasileiro e o governo nacional. A fim de estabelecer as conexões e comparações entre ambos os países, foram consideradas, em primeiro lugar, as trajetórias de Helena Antipoff, psicóloga russa radicada no Brasil, a qual foi a principal representante dos primeiros cursos de teatro de bonecos conhecidos do território brasileiro, e de Javier Villafañe, um dos mais influentes divulgadores da arte dos títeres na Argentina e em toda a América Latina. Em seguida, desenvolve-se uma análise comparada entre os livros e artigos sobre o teatro de bonecos voltados à educação das crianças no Brasil e na Argentina, a partir da ênfase no escolanovismo. A relação entre a dramaturgia para títeres e as concepções de infância imbuídas nas tramas das peças para as crianças também é considerada no capítulo seguinte, assim como, posteriormente, é tecida uma comparação entre três projetos de teatro de bonecos sustentados com verbas públicas, sendo dois deles localizados no Brasil e um na Argentina. Por fim, problematiza-se a vinculação entre os bonequeiros e a escrita de autobiografias em ambas as nações, refletindo sobre a construção de uma identidade individual e histórica dos artistas a partir da estruturação destas memórias. A Tese lança luz, sobretudo, à marginalidade e/ou conformidade com a conjuntura política e social dos diversos projetos de teatro de bonecos voltados ao público infantil no Brasil e na Argentina, estruturando uma reflexão sobre o fazer artístico para as crianças neste momento histórico (1934-1966) no qual tal faixa etária passa a ganhar especial relevância tanto para os projetos públicos (sobretudo educacionais) como para iniciativas de instituições privadas e de sujeitos/coletivos autônomos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11112020-184444/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11112020-184444/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256878917091328