The Dwarfs: a origem do pinteresque e do teatro de Harold Pinter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thierri Vieira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-04122023-180208/
Resumo: Ao surgir no panorama teatral britânico, Harold Pinter causou uma impressão tão forte que o termo pinteresque foi criado para englobar as características de sua obra e os seus efeitos no público. Aparente trivialidade dos diálogos, usos de pausas e silêncios, assim como um eminente senso de ameaça estão entre as características levantadas como essenciais ao teatro de Pinter. Parte da fortuna crítica indica a origem de tais características no único romance escrito pelo autor - datado anteriormente à escrita de sua primeira obra dramatúrgica, mas apenas publicado décadas após Pinter se estabelecer como um dramaturgo de renome; contudo, pouca atenção é dispensada à obra nãodramática de Pinter e essa relação ainda não foi bem investigada. Assim, o objetivo desta tese é fazer um estudo aprofundado do romance The Dwarfs (1990), identificando como as características da obra pinteriana se apresentam no romance e suas reverberações na obra dramática posterior. Tal aproximação só é possível haja visto que o romance absorve algumas características tipicamente dramáticas em sua forma. Deste modo, serão utilizadas teorias críticas de Mikhail Bakhtin, Terry Eagleton, Martin Esslin, Anatol Rosenfeld, Peter Szondi e Ian Watt para tal investigação e aproximação entre o romance e a obra dramatúrgica pinterianos. Além disso, uma análise da adaptação do romance feita pelo próprio autor para os palcos, também chamada The Dwarfs (1963) é também realizada para estreitar a relação estabelecida entre a prosa e a dramaturgia de Harold Pinter.
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